Microsoft estuda usar ChatGPT, inteligência artificial geradora de conteúdo, em seu buscador web.
Não é preciso uma bola de cristal para prever que, em 2023, inteligências artificiais “generativas”, que criam conteúdo do nada, serão uma tendência.
Segundo os sites The Information e Bloomberg, a Microsoft estuda usar o ChatGTP, da OpenAI, para fornecer conteúdo ao Bing, seu buscador web.
A Microsoft aposta que o tom conversacional e as respostas contextuais do ChatGPT podem ser mais assertivas que listas de links e, com isso, ganhar usuários do Google, líder disparado do setor.
O ChatGPT ganhou os holofotes desde que foi lançado, em novembro de 2022, pela sua capacidade de formular textos, códigos e até poesia a partir de enunciados curtos escritos por seres humanos.
Boa parte das respostas ainda contém equívocos e vícios, porém. Em dezembro, Sam Altman, CEO da OpenAI, disse que “é um erro confiar [no ChatGPT] para qualquer coisa importante no momento”.
A Microsoft já investiu US$ 1 bilhão na OpenAI e utiliza outras tecnologias similares da empresa em seus produtos, como o gerador de imagens DALL-E 2 no Designer, seu clone do Canva.
O Google, maior buscador do mundo, vem acompanhando o desenvolvimento dessa tecnologia (a deles é chamada LaMDA), mas descarta por ora o uso em produção devido ao “risco de reputação” decorrente de “problemas factuais” e outros do modelo, de acordo com Jeff Dean, líder da divisão de IA da empresa, em uma reunião interna vazada pela CNBC. Via Bloomberg, CNBC (ambos em inglês).
Eu acho bacana, desde que não tirem os resultados tradicionais da busca e forneça a fonte de onde a IA tirou aquela resposta formulada.
Tem um outro buscador mas novo chamado You (acessível no you.com) que tem um caixa de diálogo para fazer perguntas a IA nativa dele. Não é exatamente grandes coisas, mas já é um primeiro passo dos buscadores.
Acredito que futuramente essas soluções também serão integradas nas assistentes virtuais (o que acho que seria bem vindo na Corta e na Siri). Bom, quem sabe não vem ai no buscador da Apple….
MUITO potencial para fazer diferença.
Hoje o google não tem concorrência. Com isso ao menos essa situação deve mudar, e com o potencial que hoje o chatgpt já tem, desenvolvendo ainda mais o que existe e removendo a data antiga de quando ele foi criado, para que ele tenha informações sempre atuais…
Fosse o google eu tremia agora. Pois search eh 90% dessa empresa (ou mais).
Não me vejo saindo do google, não entenda errado. Mas esse tipo de busca-conversa pode fazer muita diferença para muita gente.
Deve ser muito difícil encontrar o ponto certo entre o risco de uma resposta errada baseada em nada e os problemas que isso pode causar, principalmente por vieses de respostas do ChatGPT.
Se eu perguntar sobre X, ele pode gerar uma balela falando Y e nada do que disse é verdade, foi inventado, mas articulado de maneira a levar o usuário a acreditar que é aquilo mesmo.
Esse acaba sendo um dos males devido a que usam aquele argumento de que “robôs nunca erram”. E não nem que “nunca erram”. Robôs falham, e toda vez que um robô executa uma ação, ele está sob “ordens” (comando/programação/etc) de um ser humano.
Mesmo um sistema de “Inteligência Artificial” está sob viés de onde ele abastece seu banco de dados ou de como o(s) programador(es) lidam com certos conceitos.
A sensação que tenho é que o uso de IAs nestes casos é para acabar com o custo de certas profissões – no caso atendimento humanizado (os sistemas de Chat) e artes (os sistemas tipo Dall-E).
Não sei se o pessoal aqui já usou o rave.dj alguma vez. Usei ele uns tempos e fiz uns remixes usando playlists que eu tinha no YouTube. E ficou até que legal, não superperfeito, mas tipo, não sou DJ e me poupou tempo mixando músicas. Ou até fazendo algumas misturas bobas(aviso de link com conteúdo explicito)
É ótimo para tarefas criativas e repetitivas, como esse caso da sua música, introduz muita gente nesses campos da arte.