Matter, padrão para internet das coisas, é lançado oficialmente.

A Connectivity Standards Alliance (CSA) anunciou nesta terça (4) o lançamento da especificação final do padrão Matter, uma tentativa da indústria de padronizar a comunicação entre dispositivos de internet das coisas.

Mais de 550 empresas fazem parte da CSA, incluindo titãs da indústria — Amazon, Apple, Google e Samsung. A promessa do Matter é permitir que dispositivos de empresas distintas aderentes ao padrão conversem entre si. Ele confia em duas tecnologias, o bom e velho Wi-Fi para a comunicação com a internet, e o novo Thread, que cria uma rede mesh de alta eficiência e confiabilidade para que os dispositivos se comuniquem localmente.

Dessa forma, com o Matter você poderá ter, por exemplo, uma lâmpada inteligente Philips Hue e uma fechadura “smart” da Aqara na mesma casa, conectando ambas ao mesmo sistema e podendo controlá-las a partir de um único aplicativo da Apple ou do Google.

Algumas empresas anunciaram que seus atuais produtos receberão atualizações para se tornarem compatíveis com o Matter. Espere, também, uma avalanche de lançamentos destacando a compatibilidade com o padrão nos próximos meses.

A falta de interoperabilidade entre soluções de IoT é vista pela indústria como um gargalo na adoção dessas tecnologias. Se o Matter resolverá o problema, só o tempo dirá. Via CSA, The Verge (ambos em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

5 comentários

  1. Para os que comentaram que não há problemas nos atuais padrões e falta de compatibilidades para adotar os dispositivos de Iot, no dia-a-dia isso é frequente nos dispositivos que eu utilizo.

    Por exemplo, dispositivos da marca Sonoff em geral não conversam com Tuya seja eles no mesmo padrão Wifi/zigbee ou não, são marcas concorrentes. Há centenas de outras marcas que isso acontece, logo, a pessoa precisa priorizar uma marca e comprar produtos zigbee/Wifi só dessa marca para garantir que terá compatibilidade entre eles.

    Tomara que o Matter resolva isso, pois essa era a promessa do padrão Zigbee.

  2. Os padrões existentes são mais que suficientes pra evitar essa “falta de padronização” na comunicação entre os dispositivos.
    A razão de ser de IEEE, IETF, ISO e IEC já é padronizar as tecnologias de informação e comunicação para eletroeletrônicos, logo, a indústria não me parece realmente interessada no que já existe, mas quer criar novas coisas baseadas nesses padrões pra vender mais e mais caro.

  3. Parece promissor. O Home Assistant de certa forma já realizava algumas integrações entre sistemas, vai ser interessante ver como será o futuro disso.

  4. Não me parece que a falta de compatibilidade é o maior impedidor pra adoção dessas tecnologias, e sim uma diferença prática na vida dos usuários que não seja a “História da cafeteira hipotética” (quem usa esses dispositivos IOT tem a mania de dizer como umas coisas práticas destes dispositivos é por exemplo colocar uma tomada automática na cafeteira e programar ela pra fazer seu café quando você for acordar)