Anúncio Black Friday: Assine a NordVPN com 72% de desconto

Lojas Renner sofrem ataque hacker e site sai do ar

Nesta quinta (19), o site das Lojas Renner ficou indisponível após a empresa sofrer um ataque hacker. Em um comunicado ao mercado, confirmou que “sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos”. A empresa disse ainda que “em nenhum
momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas”.

Segundo O Globo, os sites/lojas virtuais das Lojas Renner e de outras duas marcas do grupo, Camicado e Ashua, saíram do ar. O da YouCom, marca de moda jovem do grupo, não foi afetado.

Nesta sexta (20), em novo comunicado, as Lojas Renner informaram que “as equipes permanecem mobilizadas, executando o plano de proteção e recuperação, com todos seus protocolos de controle e segurança e trabalhando para restabelecer todas as operações da Companhia” e que “os principais bancos de dados permanecem preservados”.

A empresa não confirma, mas suspeita-se que tenha sido um ataque do tipo ransomware (ouça o Guia Prático), em que os arquivos e sistemas são criptografados por alguém de fora e esse alguém exige um pagamento de resgate para reverter o bloqueio. Backups feitos previamente mitigam o estrago, mas o restabelecimento da operação pode demorar. Via Lojas Renner (2), O Globo.

Na data desta publicação, eu tinha ações das Lojas Renner (LREN3).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

  1. Tinha? Vendeu ? Espero que não!
    Eu mantenho as minhas, baita empresa!
    As últimas notícias (sábado) informam que os sites começaram a voltar ao ar (meio capengas ainda).
    Um amigo do ramo disse que mesmo com backup, a recuperação desses servidores pode levar vários dias, tamanho a quantidade de dados.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário