Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Folha volta a publicar conteúdo no Facebook

Em um texto meloso, a Folha de S.Paulo anunciou seu retorno ao Facebook, três anos depois de interromper a publicação de conteúdo na rede social. Segundo o texto, o retorno ocorre porque “[a] plataforma mudou postura e tem agido para valorizar jornalismo profissional e restringir a circulação de notícias falsas”.

Os esforços do Facebook para valorizar o jornalismo, listados em tom laudatório pela Folha, são insuficientes, para dizer o mínimo. Umas contas falsas apagadas aqui, uns trocados doados para projetos jornalísticos.

Decepcionante. Pelo menos essa notícia trouxe algo de bom: lembrou-me de excluir a já abandonada página do Manual do Usuário do Facebook. Feito. Obrigado, Folha?

Print da tela de confirmação, no Firefox desktop, da exclusão da página do Manual do Usuário no Facebook.

Atualização (13h56): Na redação original, havia feito uma provocação acusando o jornal de ter usado linguagem típica de publieditoriais para elogiar os feitos do Facebook. A fim de evitar confusões, esta parte foi alterada.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

4 comentários

  1. Ghedin, dúvida: excluir a página lá e deixar o “nome livre” para qualquer outro que queira usar não é perigoso pra quem usa majoritariamente o Facebook? (tipo muita gente)
    Não pode trazer uma percepção errada a depender do possível fake do site/trabalho do Manual do Usuário?

    Será que isso seria realmente um problema, ou é preocupação demais pois seria irrelevante, tanto a possibilidade de um fake com nome e caminho de página com o endereço atual, quanto uma possivelmente engajamento da mesma. Às vezes, pelos números atuais, torna-se a preocupação não faça sentido… mas sei lá, fica aí o questionamento. rs

    1. É um risco, sim, mas não acho que seja um jogo que valha a pena ser jogado. (Eu que não vou criar uma conta no TikTok só para “reservar” nome 😄) Em último caso, nós temos uma presença oficial e é possível verificar a legitimidade da página vindo até o site.

      Não estar no Facebook sinaliza mais do que apenas negar o site como parceiro e canal de distribuição. Por isso acho que vale a pena correr esse risco.

      1. Kkk… pior que eu criei conta no tiktok apenas para reservar meu nome de usuário tradicional…. 🤣🤣🤣

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário