Mostre a sua mesa de trabalho #6


6/8/15 às 8h54

Se você já se perguntou como outras pessoas, de empresas diferentes, trabalham, a seção “Mostre a sua mesa de trabalho” do Manual do Usuário tem parte da resposta. Toda semana mostramos mesas de trabalho dos leitores, com detalhes do que cada um usa, e como.

Na edição de hoje veremos as mesas do Luiz Santos, Julian Fernandes e Pererinha.  (Veja essas e todas as demais aqui.) As descrições a seguir são deles próprios, apenas com eventuais correções e adaptação de estilo. No final tem um guia rápido para você mandar a sua.

Luiz Santos

Mesa de trabalho do Luiz Santos.
Local: Empresa do ramo alimentício.

Trabalho em uma empresa no ramo alimentício e minha mesa de trabalho é composta por um notebook Dell Vostro 3500 (Core i3 com 4 GB de RAM, windows 7, tela de 14″ e um HD de 1 TB para carregar “minha vida”) e fones de ouvido para relaxar com uma boa música.

A mesa também é composta por um caderno de anotações, um telefone básico para ramal e meu iPhone 5 de 32 GB (de onde saiu essa foto). Uso o Magic Mouse adaptado para o Windows, pois gosto muito dele.

Da minha mesa controlo servidores, link de dados, central telefônica, roteadores e VPNs. Ah, e tem o mascote do setor e a réplica de um caça representando minha vida pessoal — piloto privado de avião.

Julian Fernandes

Mesa de trabalho do Julian Fernandes.
Local: home office.

O notebook é um MacBook Pro de 13″ (mid 2014), com 8 GB de RAM e um Core i5. Ele faz bem o seu trabalho e está rodando o OS X Yosemite, que adotei após anos usando Ubuntu.

Meu xodó, o monitor, é um LED Cinema Display de 27″ com painel IPS que comprei usado. Tem três entradas USB na parte de trás e um carregador para o MacBook. Um iPad fica logo ao lado com o Nagios aberto, para monitoramento de servidores.

Costumo jogar bastante no tempo livre, então faço streaming do computador que está na sala rodando Windows. Apesar de preferir jogar sentado no sofá com um controle do Xbox, a resolução do monitor (2560×1440) acaba me entregando jogos mais bonitos que a TV da sala (que é Full HD).

O conjunto de teclado e mouse é da Apple. Quase não uso o mouse no trabalho, mas ele vem bem a calhar quando estou editando fotos no Lightroom. Para jogar uso o kit de teclado e mouse KM632 da Dell, que na minha opinião é o melhor kit que a empresa já produziu.

Na mesa também fica minha cafeteira, já que sou movido a café, RedBull e uísque, uma garrafa de Black Label que tomo toda manhã, meu 3DS e um livro aleatório que serve para clarear a mente quando não consigo resolver algum problema. Por fim, meu Nexus 6 e outras coisas mais pequenas, como minha carteira do Pulp Fiction e meu pequeno pendrive stormtrooper.

Pererinha

Mesa de trabalho do Pererinha.
Local: home office.

Minha mesa é uma mesa de churrasco dessas desmontáveis. Como trabalho remotamente, dou bastante valor à mobilidade, por isso optei pelo notebook, um MacBook Pro Retina de 15″, no lugar de um desktop.

Ainda sobre a mobilidade tem esse celular, um Galaxy S6, que volta e meia vira meu roteador, quando a internet resolve sair do ar. Adaptei-me bem ao Magic Mouse, hoje os gestos são automáticos e isso me faz mais produtivo.

Gosto dessa luminária com a luz direto no notebook para trabalhar de noite. Uma coisa que me ajuda bastante são esses descansos de braço em gel. Como a mesa não é ergonômica esses simples objetos salvam o dia.

Tem também um cubo mágico, que nunca consegui montar, mas me faz parecer inteligente e ultimamente tem servido de porta retrato com a foto da namorada. Tenho também algumas canetas e uns post-its para quando preciso anotar alguma coisa.

E o que não pode faltar é a caneca com café, de preferência com leite.


Mande a sua mesa de trabalho

Quer ver a sua mesa de trabalho aqui? Mande um e-mail para ghedin@gmail.com, com o assunto “Mesa de trabalho”, contendo os seguintes itens:

  • Foto grande da mesa. No mínimo em 1440×810, ou seja, proporção 16:9; quanto maior, melhor. Dicas: prefira tirar a foto de dia, com o auxílio do Sol, e se tiver uma câmera dedicada, use-a em vez da do smartphone.
  • Local. Onde fica a sua mesa, em casa ou na empresa/escritório? (Se for no seu local de trabalho, por favor, verifique com seu chefe antes se não tem problema. A última coisa que eu quero é causar a demissão de um leitor :P )
  • Descrição dos itens. O que tem na mesa, por que essas coisas estão nela, o que é legal/se destaca na sua… enfim, explique-a para nós. Em texto corrido, com no máximo 250 palavras. (Use o Word ou Google Docs para não estourar esse limite.)

Assinantes do Manual do Usuário têm dois lugares preferenciais na fila. Digamos que eu receba duas mesas de não assinantes e, depois, duas de assinantes. Mesmo tendo chegado depois, as duas dos assinantes entrarão — a mesa do segundo leitor não assinante ficaria para a semana seguinte.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37 comentários

  1. Hahahahaha, tô com o Pererinha! Também tenho um cubo mágico que nunca consegui montar na minha mesa para parecer inteligente! =D

  2. @Julian_fernandes Pq Nagios, e não Zabbix, por exemplo? Alguma questão técnica? Preferência mesmo?

  3. Pessoas que trabalham de casa:
    Eu invejo vcs! MUITO!!!!

    PS: “coisas mais pequenas”
    Não consegui deixar passar…

    1. Cara, não é fácil, as vezes você se perde em casa, e demora voltar, tem que saber separar muito bem o trabalho do lazer, se não complica.

      1. concordo plenamente!
        digo isso pq trabalho em betim e moro em contagem, mg..
        todo santo dia o transito não me ajuda e sempre gasto mais de 1hr pra ir pro trabalho e mais 1:30hr pra voltar pra casa.. ta foda essa vida!
        AUShuAShHUSAHUAS

        1. As vezes preciso pegar uma reunião e preciso passar pela marginal pra ir pro escritório, ali vai 2 horas fácil na hora do Rush.

        2. As vezes preciso pegar uma reunião e preciso passar pela marginal pra ir pro escritório, ali vai 2 horas fácil na hora do Rush.

  4. ja tentei em dois notes da Dell usar MagicMouse mas não rolou, ele fica impreciso e toda vez que reinicio o Windows ou suspendo tenho que emparelhar novamente. Qual a magica Luiz Santos?

  5. Cada vez chegando mesas mais simples e arrumadinhas.
    Acho que o Julian é um dos poucos que joga com mouse/teclado sem fio, ja vi recomendarem muito esse conjunto da Dell, fico de olho.

    1. Tenho e ele é perfeito! Super confortável, teclas no estilo “chiclete” e autonomia de bateria muito boa até agora! E ambos usam o mesmo receptor ou seja uma porta USB apenas ocupada!

      1. Interessante, to namorando teclados/mouse sem fio a tempos, so to esperando ter uma graninha sobrando, por isso to pensando bem em qual comprar, esse ta no top 3 por hora (obrigado Julian tambem)

  6. Usei Ubuntu por muito tempo e a cerca de um ano peguei um Mac também. Sempre me senti um pouco culpado por isso, como se tivesse traído o movimento rsrsrs … Saber que o Julian também fez isso me livrou um pouco a consciência rsrs ..

    1. Eu adotei o OSX e o iOS em uma viagem que fiz pros Estados Unidos. O pessoal da empresa vivia pedindo pra eu testar, então decidi dar uma chance só pra testar algo novo… well, nunca mais voltei.

      Tanto que o Nexus 6 da imagem já foi vendido e o iPhone 6 Plus voltou.

    1. Para o streaming funcionar bem, só precisa de 2 máquinas, a Steam tem sido a mais competente neste quesito, e fica tudo com menos de 30ms, ai não se tem lag visível

    2. Para o streaming funcionar bem, só precisa de 2 máquinas, a Steam tem sido a mais competente neste quesito, e fica tudo com menos de 30ms, ai não se tem lag visível

        1. Sou administrador de sistemas em uma empresa de hospedagem WordPress, então meio que tenho que ficar alerta o dia todo. Já cheguei a fazer turnos de 72 horas.

          Agora que voltei a namorar estou tentando maneirar, mas ao mesmo tempo estou abrindo minha própria empresa na área, então acaba ficando difícil.

          1. Desejo sucesso em sua empresa, mas se prepare, não é fácil, mas se fizer direito, vale a pena!

          2. Obrigado :)

            O bom de estar trabalhando nessa área a tanto tempo é que pude avaliar os erros cometidos pelas empresas onde trabalhei e tentar não cometê-los por aqui.

            Mas por hora estou focando apenas na parte de software, apesar de já ter investidores. Stack dos servidores, painel de usuário e afins. A parte do negócio propriamente dita é mais pro fim do ano, quando estiver no Canada.