Mostre a sua mesa de trabalho #5


31/7/15 às 9h11

Toda semana os leitores do Manual do Usuário mostram suas mesas de trabalho. Essa série é legal por dois motivos: além de sanar a curiosidade, serve para aprendermos novos truques e soluções uns com os outros.

Na edição de hoje veremos as mesas do José Neto Ferreira, Kleber Mota e Ilton Alberto Junior.  (Veja essas e todas as demais aqui.) As descrições a seguir são deles próprios, apenas com eventuais correções e adaptação de estilo. No final tem um guia rápido para você mandar a sua.

José Neto Ferreira

Mesa de trabalho do José Neto Ferreira.
Local: home office.

Meu notebook roda satisfatoriamente o que preciso, basicamente a Creative Suite da Adobe, e de vez em quando dá umas engasgadas. Como sou meio desorganizado, adquiri essa mesa grande para não ficar amontoando tudo e com o tempo fui comprando alguns objetos que ajudaram a me organizar, pois produzo mais com o ambiente organizado.

O primeiro item que cito é o porta-papel de três andares, onde no primeiro coloco contas a pagar, no segundo documentos e no terceiro documentos do trabalho e universidade, às vezes misturo, mas todo final de semana organizo. Também uso um caderno de checklist, onde anoto todas as minhas ideias e tarefas a fazer. Como gosto de desenhar e rabiscar uso um lápis grip da Faber Castell. No campo da organização também tenho um porta-objetos, onde tenho de estilete a outras ferramentas menores.

Detesto fios, por isso uso esse combo de mouse+teclado da Logitech, o MK240. E para facilitar o acesso as portas USB do computador, uso uma hub USB simples, que ganhei de um antigo chefe e quebra o galho. No final, que é o mais importante, tenho essa TV/monitor da Samsung, modelo T24C310. Sei que ele perde para os monitores IPS, mas como uso muito Twitter, é sempre bom ativar o PIP e assistir a TV e usar a internet simultaneamente. E tem também meu velho Moto X (2013) de guerra e uma bateria externa, que me salva sempre.

Kleber Mota

Mesa de trabalho do Kleber Mota.
Local: home office.

O computador da esquerda, com o monitor LG UltraWide e Windows 8.1, é usado principalmente para desenvolvimento em Windows Phone, jogos do Steam e assistir a séries. O da direita, com Kubuntu, é usado para desenvolvimento para Android e Java/Spring. (Tenho ainda um MacBook Pro antigão, com seis anos, para desenvolvimento para iOS.)

De gadgets, vale destacar o scanner da Doxie ao lado do case do computador com Windows, que é bastante prático para digitalizar as minhas fotos impressas antigas e documentos que precisam ser enviados por e-mail. O drive externo para leitura de Blu-ray e gravação de CDs/DVDs em cima, que pode ser facilmente usado em qualquer computador. E a caixa de som MD-12, da Nokia, entre os computadores, para ouvir alguma música a partir do smartphone.

De resto, fica na mesa apenas alguns discos Blu-ray de séries que revejo quando tenho algum tempo livre (no canto esquerdo). Entre os computadores, tem um carregador, canetas, grampeadores, fita adesiva, porta-CDs, pen drives, enfim, coisas que uso ocasionalmente, e no canto direito, os carregadores dos smartphones, além de alguns adaptadores de tomada e algumas caixas de produtos comprados (telefones e softwares).

Ilton Alberto Junior

Mesa de trabalho do Ilton Alberto Junior.
Local: Going2 Mobile.

A mesa é bem simples e minimalista; não gosto de muitas coisas nela.

O computador é um iMac de 21″, simplesmente o melhor computador já criado para trabalho. Junto com ele, utilizo um teclado da Apple e um Magic Mouse, que quase não uso.

Meu principal é a mesa digitalizadora, uma Wacom Pen CLT480L. Uso essa versão sem o touch mesmo, acho que o mesmo atrapalha. Quando meu uso dela é intenso, tiro o mouse do lugar e coloco ela ao lado do teclado, como substituto do mouse. Seu tamanho pequeno ajuda muito nisso.

Não consigo ficar sem música e por isso uso um headphone Sony MDR-ZX110. Eles são relativamente simples, mas me atendem muito bem. Também tenho o fone padrão do Moto X caso aconteça algo.

Mantenho um copo d’água totalmente genérico para me lembrar de beber água (sou bem esquecido e acabo bebendo muito menos que o necessário) e um bonequinho do Luigi, daquela promoção do McDonalds. Além disso tudo, meu Moto X (2ª Geração), que usei pra tirar a foto.


Mande a sua mesa de trabalho

Quer ver a sua mesa de trabalho aqui? Mande um e-mail para ghedin@gmail.com, com o assunto “Mesa de trabalho”, contendo os seguintes itens:

  • Foto grande da mesa. No mínimo em 1440×810, ou seja, proporção 16:9; quanto maior, melhor. Dicas: prefira tirar a foto de dia, com o auxílio do Sol, e se tiver uma câmera dedicada, use-a em vez da do smartphone.
  • Local. Onde fica a sua mesa, em casa ou na empresa/escritório? (Se for no seu local de trabalho, por favor, verifique com seu chefe antes se não tem problema. A última coisa que eu quero é causar a demissão de um leitor :P )
  • Descrição dos itens. O que tem na mesa, por que essas coisas estão nela, o que é legal/se destaca na sua… enfim, explique-a para nós. Em texto corrido, com no máximo 250 palavras. (Use o Word ou Google Docs para não estourar esse limite.)

Assinantes do Manual do Usuário têm dois lugares preferenciais na fila. Digamos que eu receba duas mesas de não assinantes e, depois, duas de assinantes. Mesmo tendo chegado depois, as duas dos assinantes entrarão — a mesa do segundo leitor não assinante ficaria para a semana seguinte.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários

  1. Gostei da adesão dos teclados/mouses sem fio nessa sessão das mesas de trabalho, e concordo com o Sandor, poderia rolar uma descrição desses equipamentos (alo Kleber Mota) e tambem poderia rolar da pessoa falar se recomenda o produto, ou se um anterior que utilizou foi melhor etc.

  2. Bacana as mesas, gostaria de saber mais sobre os mouses e teclados, quais são utilizados e se indicam algum, por exemplo o José Ferreira usa o Logitech MK-240 e disse que é bom pelo não uso de fio.

    O pessoal poderia falar um pouco mais né (se não for pedir muito).

  3. Curiosidade aleatória que me ocorreu: a alimentação do iMac pode ser conectada direto na parede ou precisa de estabilizador (?), nobreak ou outro equipamento do tipo?

  4. Ghedin, já pensou em incluir um pouco dos softwares usados, uma coisa bem superficial mesmo. Pensei nisso porque é dentro das máquinas que o trabalho realmente acontece.

    Obs.: como eu odeio cabos.

  5. Ilton, apaixonei pelo seu Imac e por ser minimalista.
    José, amei o porta papel <3, eu tenho um e não uso, mas vou repensar!

  6. Impressionante esses leitores do Manual do Usuário, semana após semana só tem transão que trabalha em casa.