Detalhe da tela Retina.

O Manual do Usuário voltará a ser independente


7/12/18 às 7h07

O Manual do Usuário está no ar há mais de cinco anos e em todo esse tempo eu só consegui me dedicar exclusivamente a ele por dois meses. Existe a grande possibilidade de que esse recorde pífio seja superado em 2019.

Ontem (6), fui demitido da Gazeta do Povo e a direção me informou que não renovará o contrato do blog para o ano que vem. Isso significa que o Manual do Usuário voltará a ser uma publicação independente e, importante, livre de paywall, ou seja, com o conteúdo aberto a todos, gratuitamente.

Terei esse restinho de ano para pensar a cara do site para o próximo. É pouco tempo, então é bem provável que ele não mude muito. Devo manter as seções consolidadas (post livre e podcast) e continuar buscando pautas úteis ou curiosas. Fora do blog, as notinhas no Telegram e no Twitter e a newsletter semanal — que, se você não assina, eu recomendo muito que o faça. Queria voltar a publicar mochilas também, mas dependo de leitores e amigos para que aconteça — e sim, isto é um convite a você.

Não descarto outro emprego formal (até gostaria!) caso uma oportunidade surja. De qualquer maneira, manter o Manual, nem que seja como um blog de fim de semana, será condição para aceitar uma proposta.

Falei um pouco mais da minha saída do jornal no meu blog pessoal.

Se você estiver se perguntando se há alguma maneira de me ajudar neste momento, a resposta é: sim. Como? Divulgando o blog, a newsletter (tem um link fácil para ela: bitly.com/newsmdu) e os perfis no Telegram e Twitter.

Não se preocupe: estou tranquilo. Está tudo bem.

A newsletter terá mais uma edição, no dia 14. O blog e os perfis no Telegram e Twitter serão atualizados até o dia 18. O restante da semana será usado para migrar o blog de servidor e deixar tudo preparado para virarmos a chave no dia 1º de janeiro.

Será um ano… diferente, esse de 2019. Apesar de tudo, estou empolgado. Espero ter a sua companhia e agradeço muito por estar comigo até aqui. Valeu!

Cadê os anúncios?

O Manual do Usuário é um projeto independente, que se propõe crítico e que respeita a sua privacidade — não há scripts de monitoramento ou publicidade programática neste site. Tudo isso sem fechar o conteúdo para pagantes. Essas características são vitais para o bom jornalismo que se tenta fazer aqui.

A viabilidade do negócio depende de algumas frentes de receita, todas calcadas na transparência e no respeito absoluto a você, leitor(a). A mais importante é a do financiamento coletivo, em que leitores interessados sustentam diretamente a operação. A assinatura custa a partir de R$ 5 por mês — ou R$ 9/mês para receber recompensas exclusivas:

Assine no Catarse

Newsletter

Toda sexta-feira, um resumo do noticiário de tecnologia, indicações de leitura e curiosidades direto no seu e-mail, grátis:


Nas redes sociais, notícias o dia todo:
Twitter // Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *