Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Duas semanas para o Steam Deck

Não é nenhuma hipérbole dizer que o Steam Deck é o console/computador Linux mais aguardado da história. E faltando 14 dias para 25 de fevereiro, os preparativos para a chegada do aparelho continuam a pleno vapor.

Um sinal da atividade em torno do aparelho é a quantidade de jogos com o selo Steam Deck Verified; a semana desta newsletter começou com 129 jogos verificados e, quando esta newsletter foi fechada (na noite desta quinta-feira), terminou com 243 jogos verificados, a busca no Steam Deck mostra mais títulos praticamente o tempo todo e se somarmos com os Steam Deck Playable (ou seja, jogáveis, mas precisando de alguma coisinha para terem o selo Verified), vamos a mais de 400 títulos. Qual console teve tantos títulos no lançamento na história?

Outro sinal é o patch para suporte ao controlador embutido do console/PC. Não vai dar tempo de entrar no kernel mainline antes de 25 de fevereiro, já que só deve entrar no kernel 5.18, mas não deixa de ser importante não apenas para diminuir o número de patches específicos do Steam Deck, mas também permitir que outras distros além do Steam OS possam rodar.

E um terceiro sinal é… comparações de tamanho. Sim, o Steam Deck é GRANDE. Não seria de outra maneira.


Pinguins Móveis é uma newsletter semanal documentando e analisando a marcha do Linux por todos os cantos da eletrônica de consumo — e, portanto, das nossas vidas. Inscreva-se aqui.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário