Achados e perdidos #8

Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.

***

Uma receita feita com Lego em stop motion. (Bônus: aprendi a cortar pimentão de um jeito mais prático.)

— O Rotary Phone é um celular (com 4G!) que usa um disco, como aqueles telefones fixos antigos, como interface. Sai na metade do ano por US$ 390 e, até onde vi, não acompanha a agenda em papel.

— O menor arranha-céu do mundo tem 12 metros de altura (em inglês).

— Levou 12 anos e 1.250 horas de exposição, mas esta bela foto de 1,7 gigapixel da Via Láctea saiu.

— A newsletter Garimpo, do pessoal do Núcleo, é um resumo diário, direto e bem escrito do que está bombando nas redes sociais. Melhor que os trending topics do Twitter e zero risco de topar com desinformação. Ah, e é gratuita.

— Ainda não sei por que damos tanta trela ao Oscar, mas segue uma lista dos concorrentes que estão disponíveis em serviços de streaming no Brasil.

— Sabe quando, em séries policiais, um detetive diz “enhance!” ao cara do computador para que ele dê zoom na imagem para revelar um detalhe que o ajuda a resolver o crime? Era uma liberdade criativa da ficção, pois inviável na realidade, mas não mais: o Photoshop ganhou um recurso que dobra a resolução de imagens sem perder qualidade (em inglês).

— O Zoom Scaper cria justificativas convincentes para que você saia de videochamadas no Zoom.

— A melhor solução de privacidade para webcam de notebook.

— A Gucci lançou um par de tênis virtuais (e feios) por US$ 18 (em inglês). É isso, o tênis não existe, mas você pode “calçá-lo” em ambientes virtuais como o jogo Roblox. Acordei em 2000 e voltamos ao Second Life?

— Um framework para criar gráficos usando apenas CSS.

Um jogo de velocidade (em inglês): quanto tempo você leva para negar que um site te espione marcando as opções corretas naqueles popups de consentimento que poluem sites? Aqui, consegui em 1min19s!

— Um jogo inteiro, estilo Pokémon, dentro de uma fonte (sim, uma fonte tipo a Arial).

— Um jogo, ou a sequência de um jogo, que eu adorei: Dadish 2. São fases curtas, com quebra-cabeças fáceis, e diálogos hilários ao final entre o pai rabanete e seus filhos rabanetinhos perdidos. Gratuito, para Android, iOS e Nintendo Switch.

— O editor de vídeos de TikTok é o Premiere ou Final Cut Pro dos j0v3ns.

— Indicações do podcast Guia Prático desta semana (ouça!). Eu indiquei o filme Ascensor para o cadafalso, do Louis Malle (infelizmente indisponível no Brasil), e a Jacque Lafloufa indicou o conto Lázaro, de Cristhiano Aguiar, publicado no Suplemento Pernambucano. Confira, também, nossas indicações literárias permanentes.

Este post saiu primeiro na newsletter do site. Cadastre-se gratuitamente para receber os próximos direto no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário