TripMode limita o consumo de dados no macOS

O aplicativo TripMode é daquelas coisas que deviam ser nativas no sistema operacional.

Ele funciona como uma espécie de firewall simplificado, bloqueando aplicativos e partes do sistema de se conectar à internet. Não por segurança, como é o caso dos firewalls nativos de sistemas como macOS e Windows. O TripMode ajuda a controlar o gasto da franquia de dados.

Usar o celular como hotspot é uma maravilha, mas, a depender das tarefas pendentes no sistema, pode consumir rapidinho giga bytes de tráfego. Com o TripMode ativado, é possível bloquear por padrão toda a comunicação do computador com a internet e ir liberando, caso a caso, apps e funcionalidades.

Precisei de algo assim dia desses e funcionou bem aqui. A licença custa ~R$ 85, e é possível usá-lo por sete dias gratuitamente — foi o que eu fiz.

Existe uma versão para Windows do TripMode, mas ela está abandonada.

Procurei por alternativas, encontrei só outros para macOS: Radio Silence (~R$ 42) e LuLu (gratuito). Se alguém souber de aplicativos do tipo para Linux e Windows, sou todo ouvidos.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

6 comentários

  1. No Windows tem o NetLimiter, que possui esse controle granular de bloquear o sistema de acessar a Internet e ir liberando aos poucos.

    Hoje se tornou algo essencial, a quantidade de telemetria no Windows 11 é assustadora.

  2. Proposta interessante!

    Poucas vezes ao ano eu preciso usar meu celular para rotear internet para o notebook. Isso vai ser bem útil.

    Uma pena a versão abandonada para windows também ser cobrada.

  3. O melhor que conheço pra bloquear tudo ou liberar alguma coisa é o safing portmaster. Vale um vídeo tutorial de uso dele. Normalmente ele bloqueia tudo até a impressora via rede. Kkkk
    https://safing.io/

    1. O Portmaster chega a ser absurdo de tão bom. Lembro que por um tempo usei o Glasswire, mas foi ficando muito limitado.

      Quanto ao limite de trafego, o Windows tem um limitador embutido nas configurações do sistema.