Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Raspberry Pi e a crise dos chips

Algumas plaquinhas do Raspberry Pi passando em uma linha de montagem com uma forte luz amarela embaixo delas.

A crise dos chips está aí, todo dia temos notícias de fábricas paradas por falta de componentes, especialmente no setor automobilístico, fora que ter estoque de PlayStation 5, Xbox One S e as últimas GPUs da Nvidia se tornaram acontecimentos, com robôs vasculhando lojas online e tudo.

Já sabemos que a Raspberry Pi não está imune a isso tudo (lembra quando anunciaram um aumento de preços?) e também sabemos que a situação está em constante evolução, porque tudo muda a cada semana.

Nesta semana saiu mais um post falando da dificuldade de comprar os SBCs, e nele temos duas coisas interessantes:

  • O reforço de que é mais fácil conseguir o SoC dos Raspi 4/400/CM 4, por ser em 28 nm, do que o dos modelos anteriores, que é em 40 nm (que é, por um acaso, onde a falta de demanda está mais aguda).
  • A prioridade são os clientes comerciais e industriais. Os clientes domésticos/educacionais deveriam pensar com mais carinho no Raspberry Pi 400 (aliás, concordo com o Eben nesse ponto) e o pessoal maker/embedded deveria olhar com mais carinho para o Pico e o RP2040.

Talvez por isso tenha aparecido, assim escondido, na página de um fornecedor de soluções industriais baseadas na framboesa de Cambridge, o Raspberry Pi Compute Module 4S, é o formato SODIMM tão popular no mundo industrial, que vinha no Compute Module até o 3+ e foi abandonado com o CM 4… só que com o SoC do 4.

Em outras notícias, a atualização de abril do Raspberry Pi OS Bullseye tem o fim do usuário pi por padrão, suporte experimental a Wayland e versão nova do kernel.


Pinguins Móveis é uma newsletter semanal documentando e analisando a marcha do Linux por todos os cantos da eletrônica de consumo — e, portanto, das nossas vidas. Inscreva-se aqui.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário