Voltando a usar Windows

Infelizmente, depois de anos usando exclusivamente Macs tanto em casa quanto no trabalho, preciso voltar a usar Windows no computador do trabalho.

Eu meio que me sinto um peixe fora d´água. O que é fundamental configurar? Onde eu desligo aplicativos que ligam automaticamente quando inicia o sistema?

Enfim, agradeço dicas realmente básicas.

PS: gente, é impressionante como a renderização de fontes continua ruim no windows, né?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

51 comentários

  1. olha, eu confesso que esse tal winget é algo que realmente faz falta no Mac — a integração com a app store parece perfeita

    1. Existem gerenciadores de pacotes no macOS, só não são oficiais/da Apple. O Homebrew tem até aplicativos com interface gráfica (lá eles chamam de “casks”). Eu uso e prefiro o MacPorts, que tem menos pacotes/aplicativos, mas me parece mais coeso e elegante.

      Você sentia/sente dificuldades em manter os apps do macOS atualizados? Os da App Store eu nem me preocupe, e os de fora quase todos têm atualização automática por conta própria.

      1. Pois é, você tem razão: de fato eu nem me preocupo com a atualização dos aplicativos da app store, não faz sentido mesmo eu pensar numa ferramenta de linha de comando se a ideia é que a coisa toda seja mesmo invisível.

        Eu uso o macports também, mas o que senti falta foi justamente a integração “elegante” e centralizada com o restante do sistema. Mas no fundo a app store funciona bem sendo invisível.

        No fundo é uma espécie de fetiche pela linha de comando.

  2. uma coisa de que sinto muita falta são os “hot corners” (ou gestos de trackpad) do mac

    é muito útil com um único gesto deixar a área de trabalho livre, ou acessar rapidamente o antigo exposé (já nem sei mais o nome atual disso porque a apple vive mudando)

    1. Se o Exposé for para mostrar todas as janelas abertas, no Windows podemos fazer isso teclando windows + Tab

      1. eu uso WinXCorners, funciona bem

        outra coisa que uso, e não posso passar sem, é o KDEMouse (nem sei se tem site), que permite arrastar e mudar o tamanho das janelas usando qualquer ponto da janela e a tecla ALT, como no Linux

    1. prefiro o Conemu, que possui milhões de opções de customização,

      minhas features preferidas:
      permite janelas divididas na horizontal e na vertical
      permite eliminar a barra de título

  3. Bloatware é um caso curioso pq o Windows pegou a fama e mesmo hoje, quando o Windows 11 tem poucos, ainda o tratam como um Windows 8 ou 10. Fora que grande parte pode ser desinstalada com 2 cliques.
    Algumas distribuições Linux e principalmente o MacOS tem uma infinidade de aplicações antigas e inúteis e no caso deste último, nem mesmo podem ser desinstaladas.
    O que o Windows ainda precisa melhorar e sobre colocar a telemetria como opcional.

    Tenho um MacBook e um desktop com Windows 11. O w11 é muito mais rápido. Abre qualquer app mais rápido que o MacOS. Ainda que no final do dia isso não faça diferença alguma, pois são apps que abro uma vez no dia e fico o resto do tempo com os mesmos abertos.

    Quanto ao sentimento de “perdido”. É que nem trocar de carro: logo vc acostuma.

    A loja da windows tá bem mais útil que a da Apple. Pelo menos para o meu uso, só instalo apps da própria Microsoft pela AppStore. Todo o resto é dmg.

    No MacOS fala-se muito do Spotlight que é o recurso que mais li elogios ao longo dos anos. Ele de fato funciona muito bem. Mas agora vem a surpresa: ele não é nada diferente da indexação/pesquisa do Windows. Na verdade, para acessar o spotlight via atalho vc ainda precisa apertar 2 teclas. No Windows basta uma.
    E o resultado/efetividade da pesquisa nem é diferente do que vc encontra em outros sistemas operacionais.

    O menu de configurações do Windows tá bem melhor que o do MacOS.

    Já vi muitas explicações de que a renderização de fontes no Windows é melhor que do MacOS.
    Inclusive a última que vi foi de um rapaz famoso e respeitado na TI que faz vídeos pro YouTube.

    1. Bloatware obviamente seria os softwares que são instalados sem consentimento e que podem servir como algo “nocivo” como monitoria ou propaganda.

      O “Notícias” é difícil de remover, tal como “Contatos/Pessoas”, “Cortana” (integrado ao menu) e o “XBox Game Menu”. Todos os citados precisam de script para remoção (ou uso de software que permita remoção deles, como o Bulk Crap ou CCleaner).

    2. olha, é uma questão muito simples: as fontes do meu computador no trabalho são horrorosas quando comparadas com o meu macbook de 2014!

      2014!

      há uma agilidade no uso do mac (principalmente para manipulação de imagens) que no windows é toda travada

          1. O porre é que o ClearType só trabalha em alguns tipos de monitores. Descobri dias atrás depois de um vídeo no Techquikie/Linus Tech Tips.

      1. Aplicativos nativos/da própria Apple, como Safari, Mail, Lembretes, Calendário etc. Embora use a maioria deles, é meio zoado mesmo que não sejam desinstaláveis. Mais estranho ainda porque no iOS dá para removê-los.

        1. Justo, Ghedin. Esses são mesmo difíceis de tirar e mesmo que os desinstalemos eles não voltam sem ter que instalar o sistema todo.

    3. Spotlight

      no WIndows tem uma aplicação chamada Everything que acha qualquer arquivo imediatamente, sem firulas

      1. Mas tem que instalar, no Mac é nativo. Se bem que a procura do windows funciona muito bem, não é rápida mas funciona.

        1. Prefiro o Everything, até porque no Windows 10 a busca nativa muitas vezes cai naquela tela de sugestões online – exceto quando a instalação tira esta função (o que costumo fazer)

    1. esse aqui me pegou kkkk
      REM *** Configurar Windows Explorer para iniciar no Este Computador, ao invés de Acesso Rápido ***

      1. Que bom que gostaram. Eu perdia um tempão fazendo várias configurações na mão quando formatava aqui ou pra amigos e familiares. Resolvi procurar se tinha como fazer por linha de comando, e quase tudo dava. Aí um trabalho de mais de hora, leva uns 5 minutos.
        Pensei em fazer um programinha mesmo e talz, só que com batch fica mais fácil a pessoa ver o que exatamente aquele código tá fazendo e habilitar ou não. Podem salvar o código e editar de acordo com o uso de vocês.
        Sempre que eu vejo coisas novas que podem ser feitas, eu vou alterando esse batch e fica disponível lá no github https://github.com/AFaustini/OtimizeWindows

    2. Só passando para agradecer. Acabei de instalar um SSD no meu notebook de guerra e usei o script. Preciso aprender a ajustar uma ou outra coisa, mas funcionou de primeira aqui. :)

    3. Cara, não tenho como agradecer por esta dica.
      Sempre usei Windows e fazia as instalações na mão, coisa por coisa.
      Meu note deu pau e a assistência da Samsung reinstalou o windows com vários app deles. Vou zerar ele de novo para instalar a versão o windows sem nada e este bat ira me ajudar muito.
      Uma dúvida que me surgiu.
      Caso eu queira colocar algum programa que não esta na lista, como faço para encontrar a forma de instalar ele?

  4. Uma dica é usar o Winget, gerenciador de pacotes oficial (é o apt/yum do Windows), você instala tudo por comando de linha, pode encontrar os apps que dão suporte em https://winget.run/.

    Ai ele tambem já monta um grande comando com todos apps que precisa instalar de uma vez.

    No futuro pode mandar um winget upgrade all pra atualizar tudo ;)

    1. aplicativos baixados pela windows store também são atualizados pelo winget upgrade all?

      olha, esse sistema é até melhor que o da mac app store se for o caso

      1. Sim, inclusive os apps instalados “manualmente” também entram nessa.

        Eu peguei esse grande comando de apps e guardei em um arquivo .ps1, se um dia precisar formatar é só rodar que irá reinstalar tudo.

        De tudo que testei apenas 2 apps não se cadastraram pra dar esse suporte, ambos pagos.

    2. uso o Chocolatey ao invés do Winget
      existem vários outros, acho que o Scoop é o mais conhecido desses outros

      1. O Winget tem Chocolatey embutido, não?

        (instalei no note de casa, mas não consegui testa-lo. acho que ele foi bloqueado no firewall)

        1. o Chocolatey é um produto de terceiros
          o Winget é da própria Microsoft

          eu uso bastante o Chocolatey, nunca usei o Winget

  5. Pra quem usa Mac há muito tempo, não vai ser fácil não. Mas como o colega comentou aí. PowerToys e WinGet são os mais essenciais. Você pode assistir vídeos do canal WinChester no YouTube, tem muita dica legal.

    Acrescentaria o TextBlaze
    Não usar nada beta
    Configurar o horário de atualizações do sistema

    No Windows 10 e 11 as configurações ficaram todas reunidas em um só menu, então ficou bem mais fácil de encontrar as coisas. Eu recomendo que tire um dia pra olhar item por item do menu de configurações que você pode descobrir coisas legais pro seu uso. Ativer algumas, desativar outras.

  6. Para desinstalar bloatwares do Windows, você precisa de um “debloater”. Tem o O&O Shutup (ou similar que você pode achar um aqui). Outra opção é usar um deinstalador como Bulk Crap Uninstaller ou CCleaner (puxer o “portable”) para desinstalar itens do windows que você não deseja.

    Para desativar itens automáticos, você pode usar os do sistema – entre no “Task Manager” (Ctrl+Shift+Esc ou Ctrl+Alt+Del e entre em Gerenciador de Tarefas), e vá em Inicializar. Para outras inicializações automáticas, Windows+R (para abrir o “Executar”) e digite msconfig (para desativar itens rapidamente), “services.msc” (para desativar serviços – se bem que hoje é mais dificil desativar algo, pois tudo ficou essencial) e “taskschd.msc” (para desativar itens que iniciam baseados no “agendador de tarefas”).

  7. Para desligar programas da inicialização:

    – CTRL+SHIF+ESC, procure por “Startup apps” no menu.

    Úteis para quase qualquer profissão:

    – Windows PowerToys;
    – WinGet.