Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

51 comentários

  1. Escrevo há algum tempo em http://www.felipetavares.me

    A ideia original era que o blog funcionasse como um espaço para eu sistematizar reflexões sobre o ofício de compositor (atuo como músico e compositor em algum projetos aqui em Natal, dentre eles o SeuZé, uma que está na ativa desde 2003).

    Além desses textos mais focados em música e composição, também acabo escrevendo um pouco sobre videogames, cinema, e sobre experiências em viagens.

    Também gosto de centralizar algumas informações de perfis meus em outros espaços na Web. Por exemplo: criei uma automação no IFTTT que posta no meu blog todos os meus registros no Letterboxd para filmes que assisto (desde 2016 faço isso). Uso um plugin no WordPress para que essas postagens não “poluam” a página principal do meu blog. Elas ficam todas agregadas aqui: https://felipetavares.me/category/filmes-vistos/

  2. Tenho o http://www.incoerente.com que é só mais um Blog de cultura pop.
    O que me desanima bastante, já que esse é o assunto mais saturado e esgotado da internet.

    Gosto de escrever sobre a previsível trindade — Filmes, séries e quadrinhos.
    Mas ainda busco um formato, já que não tenho tanta referência de blogs assim (não peguei os anos dourados).

    Ansioso pra conhecer todos os blogs de vcs!

  3. Meu site/blog é https://tiagosouza.com/

    Por lá, o espaço é dedicado a temas como Auditoria de TI, Segurança Cibernética, Controles Internos, Riscos de TI, GRC, Continuidade de Negócios, Proteção de Dados, além de tópicos sobre Produtividade e Cultura Digital.

    1. Gostei muito da série “Escrever como se não houvesse amanhã”. Cadastrando agora o RSS do seu blog no NetNewsWire!

  4. Embora não assinante do Manual, acompanho os trabalhos do Ghedin desde os tempos do Gizmodo, e presto aqui minha admiração pelo seu trabalho e progresso, que me é um referencial de produção de qualidade, boa curadoria e muita transpiração para que tudo fique bem funcional.

    Agora respondendo a pergunta: a vontade de criar um blog faísca na cabeça desde sempre na intenção de falar sobre assuntos dos mais aleatórios (será que haverá interesse entre tantos bits e bytes?), e ultimamente, de forma progressiva, a vontade de escrever digitar tem aumentado.

    Até a postagem deste comentário, já adicionei todos os blogs postados nos meus favoritos, e aos poucos irei lendo e interagindo com vocês. Abraço a todos!

  5. https://medium.com/@thenzolima

    Publico artigos no Medium, tenho escrito sobre experiências da minha vida. Ainda pretendo fazer um site dedicado aos textos, mas o Medium tem sido ótimo. Recomendo para quem tem interesse em começar um blog.

    De recomendação, fica minhas duas últimas publicações:
    – Tenha um diário. (sério): https://bit.ly/diario-thenzolima
    – Transformei meu celular em um “Dump Phone”: https://bit.ly/dump-phone-thenzolima

  6. mantenho um blog desde 2008, em endereços distintos e hoje em https://arquiteturaemnotas.com

    (e tenho replicado os textos em https://arquiteturaemnotas.substack.com — o que não faz sentido já que eu poderia usar a ferramenta de newsletter do próprio wordpress, mas, enfim)

    falo sobre cidades, paisagens, cultura material e arquiteturas — mais ou menos uma vez por mês

    ficam aqui umas sugestões de textos que publiquei:

    easter eggs arquitetônicos em The Legend of Zelda: Breath of the Wild (https://arquiteturaemnotas.com/2018/07/30/easter-eggs-arquitetonicos-em-the-legend-of-zelda-breath-of-the-wild/)

    adeus, anticast (https://arquiteturaemnotas.com/2022/09/01/adeus-anticast/)

    por que ainda usamos PDF? (https://arquiteturaemnotas.com/2021/10/11/por-que-ainda-usamos-pdf/)

  7. Esse ano resolvi voltar aos blogs e fiz meu espacinho, o Nada Natural: https://www.nadanatural.com

    Compartilho minhas ideias, algumas dicas e conversas interessantes que tenho com profissionais que admiro (uma das primeiras postagens foi uma entrevista com Barry Leitch, o compositor de Top Gear para SNES).

  8. Puxa, aproveitarei o post para lançar a dúvida: ainda vale a pena ter blog para quem não se dispõe a divulgá-lo nas redes sociais e não aplica SEO? Eu tinha um velho blog bobo até semana passada, mas fechei pq o Google não indexa mais nada, sempre com razões que me parecem desculpas, pois suponho que eles simplesmente não têm interesse no conteúdo (afinal tudo precisa ser utilitário, confirma?). Sempre soube que eu jogava uma mensagem no oceano (mas às vezes alguém até pescava); enquanto agora sinto que escrevo a mensagem e a jogo na gaveta. Então, por que manter o blog, se não há sequer uma remota chance de ser lida? Pra não falar nos robôs de IA, aparentemente os únicos leitores ávidos da internet. Lamento bastante por ter encerrado o blog, razão por que ainda insisto, lançando esse choro aqui. Vai que surge alguma ajuda ou a certeza de que é mesmo hora de desistir? Enfim.

      1. Oi, João. Primeiro, desejo sucesso com seu novo blog. Farei uma visita. // Bom, meu blog era meio diarinho, porém focado em literatura. Eu gosto(ava) de escrever textos que registram o diálogo que se firma entre os livros que leio, mas também possivelmente com filmes e séries a que assisto, minha vida… Textos algo longos, mas em tom de conversa (acho). Ocasionalmente, algum texto se aproximava mais de uma resenha formal (mas não gosto desse formato). Parando pra pensar, é melhor desistir mesmo. (Ou me conformar de escrever só pra mim mesma). Abraço.

        1. Daniela, meu blog também é meu diarinho. Não tem problema algum. Por mais que blogs não tenham mais o volume de acessos de antes, por mais que você não tenha leitores (e essa seja a máxima dor para quem escreve, e falo isso buscando ser um escritor), a gente escreve para a gente mesmo primeiramente. Depois vem os outros. Para pra pensar mais uma vez, se você desistir, provavelmente vai diminuir seu próprio ritmo com a escrita, vai diminuir seu hábito da escrita, vai diminuir as possibilidades de autoconhecimento que somente a escrita proporciona. Usa seu blog para você se aperfeiçoar para si mesma, não para os outros. Se seu blog não tem leitores, bem vinda ao clube! Haha Meu blog tem mais de 10 anos e não tem leitores, e tá tudo bem.

          1. Perfeito. Também não tenho muitos leitores para o meu blog, mas escrever (no meu caso sobre banco de dados e programação) faz que eu consolide os meus conhecimentos. Às vezes parece que estou escrevendo um tutorial para mim mesmo. É algo lúdico que, às vezes, pode ajudar alguém.

          2. Puxa, Eliel, obrigada demais pelo incentivo. O meu tb já tinha uns 8 anos, sempre às moscas; mas vou acabar retomando, agora ciente em definitivo de que ninguém lerá (já q não há indexação, nem interesse tb). Vendo a descrição dos blogs dos colegas (visitarei agora), vejo que quase todos têm um público definido, buscam atender uma demanda específica, o que melhora demais a chance de ser lido.

  9. https://fragmentos.bearblog.dev/
    fragmentosdeplastico.wordpress.com/

    Em ambos, escrevo sobre coisas aleatórias de um jeito bem caótico e bad vibes. Faz tempo que não posto algo, porém. Estava abrindo mão do WordPress.com em favor do Bear Blog, que descobri aqui.

  10. Escrevo na internet desde o início dos tempos rs. Mas minha última produção autoral vem desde 2015, através de uma newsletter. Daí mais recentemente resolvi que esses textos deveriam ficar também no meu site, então fiz um blog. Sou artista/escritor, escrevo sobre criatividade, inspiração, processo criativos, faço comentários sobre artes, etc. Tudo aqui: http://www.gabrielpardal.com

    Já foi blogspot, wordpress, agora é tumblr mesmo. Não é o ideal, mas não ganho dinheiro com isso, então não posso gastar. Acabei encontrando um theme que me agrada e funciona, então tá bom.

  11. wsant.com

    escrevo aleatoriedades e bem pouco, mas curto a ideia só de ter un blog e poder escrever quando sentir vontade.

  12. Tenho um blog desde 2007 mas que volta e meia fica abandonado. Começou com o nome “Liberdade na Fronteira” onde escrevia sobre software livre, cultura livre em geral e política, mas com o tempo mudei para “Filipe Saraiva’s blog” e passei a escrever, além dos temas anteriores, também sobre ciência, vida acadêmica e outros temas de meu interesse. Enfim, é um blog sobre o que faço e penso. :)

  13. Nesse ano comecei a escrever sobre alguns aprendizados rápidos sobre liderança de equipes:

    https://igormarques.substack.com

    O foco maior é em times de desenvolvimento de software que é a minha área, mas acho que são conteúdos que servem pra várias outras áreas.

  14. Link no meu nome. Como todos aqui?
    Coloco dicas para min mesmo do futuro (tipo… Como fazer para aplicativo executado como ADMIN ver mapa de rede? lembro que já vi isso no passado mas o que eu fiz????), são coisas raras o bastante para nunca decorar, anormais e idiotas que a informatica fornece. Com a constante reclamação que tudo simplesmente é mal feito.