Qual seu “Twitter alternativo” favorito?

A implosão do Twitter tem ajudado a promover alternativas, como Mastodon, Bluesky, Post.News, T2… até o Threads da Meta, que chega nesta quinta.

Em quais vocês estão “apostando”? Digo no sentido de terem entrado/criado uma conta, estarem usando (ainda que de forma tímida)… enfim, qual(is) vocês apostam que pode(m) emplacar?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

33 comentários

  1. Por enquanto a alternativa para visualizar tweets via nitter voltou a funcionar. Assim a extensão novamente ajuda a acompanhar sem precisar usar uma conta. Além da instância do pcdomanualque permite usar rss.

  2. Lá no fundo, no fundo, achei que podia sair algo minimamente decente da Meta, que aquela dose de federação tivesse colocado algum sentido neles.

    Mas não, é o Twitter com o pior do Instagram e Facebook.

    A timeline sem sentido de um monte de gente que você não segue.
    A conexão entre Threads e Instagram é ridícula.

    Realmente o Bluesky parece ser a alternativa viável do twitter, é o paralelo ao mundinho Meto, oque sempre foi o Twitter.

  3. cada vez mais convencido de que o zuckerberg criou o Threads para terminar mesmo de enterrar não só o Twitter como qualquer alternativa a ele (incluindo o próprio Threads)

    a sensação ruim que eu sinto visitando o Instagram é a mesma que eu sinto visitando o Threads

    bluesky dificilmente vai decolar e o mastodon continuará sendo a rede de nicho que sempre foi

    1. Sábias palavras.

      Bluesky ngm vai usar. Vai ser como aqueles redes especificas e países ou nichadas pra direita. Mastodon sempre vai ser um nicho, tipo Lemmy e outros. Twitter vai morrer aos poucos, se tornando um serviço pago.

  4. Mastodon. Comecei a usar em 2020, mas só vim usar uma conta com mais frequência em meados do ano passado pra cá.

    1. Não me importo se o Mastodon/fediverso vai conseguir atingir mais usuários ou não. Se a quantidade de usuários e instâncias congelasse e ficasse para sempre assim, pra mim já estaria ótimo.
      Não é que eu queira que o Mastodon nunca cresça e atinja a massa, é que do jeito que tá já funciona de boas, bem orgânico e… humano.

  5. Utilizo mastodon desde 2018 pra minha conta de gamedev, eu já usava um espelhamento pra trazer os posts do mastodon pro Twitter, mas fiquei exclusivo no mastodon depois da aquisição do Musk (especialmente quando os links ficaram marcados como possível malware).

    E to nisso desde então, tenho a de gamedev, que uso definitivamente, e uma pessoal que uso menos, mas tá lá.

    Entrei recentemente no céu azul, achei mais chatinho e o “tchã” da exclusividade me irrita (eu entendo do ponto de vista técnico limitar os cadastros, mas a rede tem um quê de exclusividade mesmo); também me incomoda os padrões do app pra te prender na tela (coisa inexistente no mastodon, quer dizer, sim o perigo de viciar existe, mas só se sua TL for interessante o suficiente pra isso), fora isso, também tem bastante a vibe que eu não gostava do TT; pra finalizar, o app do Android não funciona direito.

    Enfim, minha casa tá no mastodon mesmo, isso até eu reservar um tempo pra criar meu blog, que aí vai ser meu destino final, não ligo se não é popular, não sou celebridade pra ter atenção.

    Quanto ao threads do Meta… talvez eu dê uma olhada se tiver interface web, mas não instalarei o App nem que pagassem, o treco quer saber até quantos fios de cabelo eu tenho.

  6. Acho que, em meio à bagunça, a Threads é a que tem maior chance de levar a maior fatia do bolo. Ainda assim, acho que a BlueSky é muito promissora. Eu mesmo, certamente migraria pra ela (há qualquer curiosidade com o hype), mas não conseguir convite algum. Também não acho que a população em geral esteja pensando tanto assim sobre ela.

  7. Estou vendo muitos do meus amigos virtuais (rs) aderirem ao bluesky.
    Vou ficar onde a manada for (pena que a manada não é de mastodontes).

    1. Ninguém vai dar bola pra isso, sinceramente. Pelo menos não a maioria das pessoas. Mastodon seria a melhor, seguido do Bluesky. Mas o Mastodon é mais complexo de entender e o Bluesky ainda não tem capacidade de atender a uma demanda de usuários alta entrando em manada.

      No final, provavelmente veremos o que vimos com os Stories e os Reels, a Meta conseguindo manter uma boa parte do público do Instagram dentro da plataforma (se chegar em 20% eu acho que eles vão considerar uma vitória já).

  8. Com toda a infraestrutura por trás e por já nascer com o vínculo automático dos usuários do Instagram, com certeza a Threads pode desbancar o Twitter. Mas essa rede será o sonho da NSA. Coletará mais dados dos usuários que qualquer outra.

  9. A minha preferência mesmo é que deixe de existir esse tipo de rede e que voltem os blogues, mas como não é meu gosto que determina as coisas e eu preciso ficar “conectado”, esses últimos dias comecei a tentar o céu azul, embora eu saiba que não é o azul da cor do mar que o poeta cantava. Mas lá tá difícil: além de não conseguir convite, nem entrar na fila de espera tá deixando, pelo menos até a última vez que tentei.

    Não me entendam mal: eu adoro o twitter, como adorei o orkut e o msn (mirc, icq eu cheguei a ser da época, mas não fizeram parte da minha vida como esses. FB e IG eu nunca acessei nem por curiosidade, por exemplo).

  10. Se fosse para apostar infelizmente acho que a Threads leva por conta de ter a Meta por trás e já sair de pronto com a base de usuários do Instagram.

    Mas no íntimo meu desejo é que deixemos as redes sociais de lado, mesmo as descentralizadas. Tem coisas muito positivas, mas são poços de sugar atenção, de repercutir não-assuntos, de criar transtornos mentais… e falo isso enquanto um ex-hard user do Twitter…

    1. Pois o que menos querp é mais algo atrelado aos meus perfis de instagram e facebook.
      Onde vou poder falar mal das coisas que acontecem nas redes vizinhas?

  11. Tentei o Mastodon e agora pouco consegui um convite pro Bluesky. Ainda parece estranho, como aquela vez que todo mundo entrou no Koo (sic). Mas se fosse apostar, apostaria no bsky pela sensação de “exclusividade”. Quem não tem vai ficar curioso para ter, etc. Como foi com o Instagram, anos atrás.

    1. Eu humildemente discordo da tese que a exclusividade do Bluesky é um ponto positivo que vai gerar sucesso.
      Uma pessoa comum só entra em rede social quando ela é útil, que para rede social de massa é justamente ter massas lá dentro, muita gente usando. A não ser que haja alguma vantagem tecnológica específica, tipo como o youtube era sobre postar vídeos, ou o instagram era especializado em imagens numa época que esse tipo de arquivo era mais precário, etc, aí mesmo pessoas sem contatos entram para usar esse mecanismo diferente.
      Se o Bluesky realmente estiver apostanto em convite e exclusividade, vai seguir o mesmo caminho do Google+, por isso eu apostaria junto com o Filipe na Threads. Mas se o Bluesky estiver na verdade obtendo recursos e experiencia para escalar rápido e do jeito normal num segundo tempo, aí ele tem muita chance, mas ele tem que se apressar, a boa vontade do publico geral está se cansando e tem concorrentes de peso no horizonte.

  12. Aproveitando a deixa: Ghedin, qual é o nível de complexidade para criar uma instância própria e única para o Mastodon, assim como a que você criou para o MdU?

    Fiquei bastante afim, mas não sei se consigo sozinho. Meu conhecimento nessa área se limitam a subir sites em html e css em servidores da hostgator.

    Um tutorial de como criar sua própria instância pessoal no MdU seria bem interessante, heim? 👀

    1. Mudar entre instâncias do Mastodon é bem tranquilo, Igor. Aqui tem um bom tutorial, mas basicamente:

      1. Cria o novo perfil na nova instância;
      2. Cria um “alias” no novo perfil apontando para o antigo perfil na antiga instância;
      3. Loga na antiga instância e aponta o novo perfil.

      Apenas seguidores são migrados automaticamente. Se quiser migrar listas, quem você segue, bloqueou e silenciou, precisa baixar arquivos *.csv do antigo perfil e subi-los no novo. É fácil e o tutorial que indiquei ali em cima também explica.

      1. Infelizmente, eis o problema do Mastodon. Acho tudo muito complicado. Para o grande público, isso é impossível frente ao um toque para entrar no Threads.
        Troquei de instância esses dias. Apaguei tudo que tinha e criei uma conta nova. Porque o que era para ser intuitivo, não é. Nem de longe.

  13. Me cadastrei no Bluesky há uns 2 meses mas não tava dando muita bola. Com as últimas presepadas do Musk, vi bastante gente famosinha do twitter montando acampamento por lá. Resta saber se esses acampamentos vão se transformar em lares definitivos.

    Confesso, no entanto, que eu gostaria muito que as alternativas descentralizadas se popularizassem. Acho que seria um baita trunfo dos usuários contra as big techs e suas imposições. Curioso é que ninguém aguenta mais lidar com elas, mas paradoxalmente não vejo muito interesse de quem reclama em buscar alternativas.

  14. E será que precisa? As redes sociais são a solução de um problema que não existia. Muita gente usa por inércia e a maioria não tem necessidade.
    É legal que existam, mas não é porque está lá que precisa usar.

    1. pois é, a vida segue ainda melhor sem twitter, não entendo por que se apegar tanto naquele chorume.

  15. Eu entrei para o Mastodon e até tentei usar por um tempo, mas achei tão pouco intuitivo que acabei deixando de lado.

    Queria, de verdade, que essa alternativa descentralizada vingasse. A web é um lugar pior com esse domínio quase que absoluto das big techs.

    E é exatamente por conta desse domínio que eu acredito que o Threads vai sair vitorioso dessa confusão toda (acreditar é diferente de preferir).

    É uma plataforma da Meta, afinal, e que vai ser empurrada goela abaixo nos bilhões de usuários do Instagram.

    1. O engraçado é que as redes descentralizadas, ao mesmo tempo em que são ótimas para a privacidade, paradoxalmente são horrorosas do ponto de vista de controle de fake news.

  16. Eu acho que no momento nenhum tem potencial. Bluesky deveria abrir para todos sem convite, aí seria uma possibilidade.

    Mas pelo poder e influência, creio que Threads vá vingar.

    Quanto às redes descentralizadas, vejo como nicho, não atingindo o grande público.