Temas simples para WordPress

Vi o Ghedin comentar sobre o post do João Vitor aqui no Órbita, pedindo sugestões de plugins legais para o WordPress. Pensei: acho que vou criar uma thread para pedir sugestões de temas simples do WordPress também.

Vivo tentando achar temas mais raiz, dedicados a um blog mais simples, parecidos com os que hoje são oferecidos pelo Jekyll ou Hugo. Algo simples e minimalista, só com texto.

Mas hoje em dia todos os temas de WordPress que eu vejo parecem muito inchados e cheios de “nove horas”, como dizia a minha avó. Com esse lance de premium também, tanto temas quanto plugins perderam a magia dos primeiros tempos… assim sendo, alguém sabe de temas mais foçados em texto, só pra blogar como na era de ouro dos blogs?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

6 comentários

  1. Também sempre fui fã de temas simples e diretos. Utilizei o The Journalist por mais de 15 anos, até que deixou de funcionar por conta das mudanças do WordPress.

    Atualmente utilizo o Neve, que apesar de ter muitas funcionalidades dá pra deixar simples. O meu blog está assim.

    1. Ótimos temas!! O Neve tem uma aparência muito legal e está muito bem no seu site. Um tema do qual eu particularmente sinto falta e que gostaria muito que fosse adaptado para os novos padrões do WP é o Independent Publisher, que usei por muitos anos no meu site.

    1. Ótima dica, Tiago! Eu me lembro de já ter usado alguns temas do Anders, há muito tempo atrás (e eles já eram gratuitos). Tinha me esquecido completamente deles… mas saber que ele ainda continua criando novos temas foi ótimo. Vou com certeza dar uma olhada! Obrigado!

  2. Se você manja um pouco de HTML e CSS, e ainda usa o editor clássico do WordPress, o melhor caminho é criar um novo baseado no underscores.

    O atual do Manual foi feito assim, após eu desistir de tentar encontrar um bacana que já viesse pronto.

    1. Valeu pela dica! Conheço um pouco, sim, de HTML e CSS, mas nunca passou pela minha cabeça experimentar um tema pronto como referência. Vou ver se me animo a criar alguma coisa… 🙂