Eu tenho aqui 2 laptops de 2010, que são até razoáveis mas que já não rodam os windows suportados e programas que uso atualmente. Um deles é até um i5 com 6gb de ram, SSD, etc. Está rodando um Manjaro e é até bom apra navegar na internet. O fato é que eles estão sobrando e não quero fazer nenhum projeto do tipo home server com eles pois já tenho um que me atende bem. Tenho outro ainda que mais antigo mas que está totalmente quebrado, só serve para alguma eventual peça.
Gostaria de dicas de instituições ou organizações que possam se beneficiar com eles.
Obrigado a todos pelas dicas!
Só para atualizar, estou no interior do estado de São Paulo, e conversando com pessoas próximas achei uma instituição legal para doar, a casa acolhedora Vovô Antônio de Barretos.
Legal! Obrigado por atualizar a gente! :D
Aqui em Brasília, costumo doar pro calango hacker club, mas você pode procurar o da sua região, normalmente eles aceitam
Onde vc está?
Se estiver na cidade de São Paulo pode doar para o INAC – Rua Mafalda, 997 – é uma ong que faz a reciclagem e doação das máquinas.
https://www.inac.org.br
Outra opção, mais imediata, é anunciar em grupos de bairro ou do condomínio (caso more em um).
É o que eu faço primeiro aqui quando tenho alguma coisa em bom estado, sem uso e de baixo valor de revenda.
Se vc mora em São Paulo, dois projetos que aceitavam computadores para repassá-los a estudantes eram o Info Preta e o Cedir (da USP).
Não sei se eles ainda funcionam, mas vale dar uma olhada.
Info Preta: https://infopreta.com.br/ip-tech/
Cedir: https://www.ecycle.com.br/cedir/
Casas Andre Luiz, já visitei a oficina deles e o pessoal da uma geral em tudo oque estiver pra aproveitar para eles ou colocam em leilão para reverter o dinheiro pra entidade.
E eles fazem retiradas agendadas, que facilita bastante.
Um i5 com SSD e 6 GB de RAM é um equipamento ótimo, mesmo usado. O pessoal tem vendido online um pouco caro.
Se pensa em uma boa ação, deixa eu falar a real:
– Associações de reciclagem na verdade muitas vezes pegam o equipamento e revendem para quem compra lote de computadores ou até mesmo usam se estiver em bom estado.
– Talvez doar para uma escola local ou ONG próxima pode ajudar também. Se conhece alguém pessoalmente, vale a pena e você até acompanha a vida útil estendida do mesmo.
– O equipamento antigo e quebrado poderia ser revendido peça por peça ou doado para alguma escola de informática local para uso em aulas sobre hardware.
(Em tempos, o notebook que uso em casa hoje foi doado e agradeço até hoje a quem me doou :) ).
Boa, vou conversar com um amigo professor para ver se ele conhece alguma escola com laboratório de informática que possa se interessar.
A ideia é fazer uma boa ação e talvez ajudar alguém.
Sei que ainda são boas máquinas, mas como tem mais de 13 anos de uso estão cheias de partes rachadas, a bateria é nova e funciona mas está com o plástico quebrado e pode soltar em movimento, tem placas como as de vídeo dedicada e a do wifi que só funcionam quando querem… dá para usar mas enfim, mas não acho justo alguém pagar por isso. Também não tenho tempo de ficar desmontando e vendendo peça por peça.
Aceita 100 reais? :) (sei que só o ssd vale mais que isso)
Leandro, eu conheço muita gente e boas instituições que trabalham com inclusão digital (inclusive consertando, trocando peças, atualizando e deixando pronto pra ser usado) tanto dentro c ok o fora do eixo Rio-São Paulo, mas sem saber onde você está fica meio complicado.