O que fazer com uma “bolsa home office”?

Recentemente mudei de emprego e descobri um benefício bastante inusitado (Eu nunca havia ouvido falar, ao menos): a tal “Bolsa Home Office”, que consiste em um valor todo mês para gastar em upgrades para o seu escritório caseiro.

Como contexto: eu já trabalho de casa há alguns anos (desde o começo da pandemia), então nada é particularmente tão ruim que eu diga “é com isso que vou gastar”, mas nada é particularmente tão bom que eu diga “isso está livre de trocas”. Portanto, minha pergunta é: quais os equipamentos/móveis/gadgets que mais impactam a sua qualidade de vida no home office?

Contexto dois: trabalho com programação, caso seja relevante.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

22 comentários

  1. O pessoal falou bastante sobre ergonomia, mas tem um item bem simples e barato que faz uma boa diferença: apoio para os pés.

    1. Eu tenho um, mas acho que comprei um barato demais, porque não sinto tanto os benefícios dele…

  2. Uma sugestão: uma segunda conexão internet para seu home office. Seja para separar os tráfegos, seja para servir de backup caso sua conexão principal caia.

    (Não precisa ser fibra, pode ser uma conexão móvel)

    1. Boa ideia, nunca tinha pensado nisso, mas uma conexão móvel confiável pode ser muito útil!

  3. Eu gasto meu “bolsa home office” pagando a internet e energia. Ñ preciso ficar comprando todo mês algo para meu trabalho diário.

    1. De fato, espero que daqui uns meses não vou ter mais tanta bugiganga para comprar e vou começar a ser mais pragmático com esse extra!

  4. Se não tiver, pode começar com um bom teclado (mecânico se puder) e um bom mouse. Eu, particularmente, uso um teclado mecânico com switches de perfil baixo, e um mouse Gamer da Logitech cheio de botões que uso com macros e atalhos pra facilitar o uso.
    Um bom monitor secundário com um suporte prático pra regular também são boas pedidas. Suportes a gás tem uma mobilidade melhor, mas eu acho que se você não é desses de ficar mudando posição de coisas o tempo todo, não é tão essencial assim.
    Um deskmat também ajuda no conforto do dia a dia. Eu tenho um de neoprene de 70×30 cm que ocupa boa parte do espaço em que fica minhas mãos.
    Cadeira boa com suporte pra lombar é essencial já que você deve trabalhar o dia inteiro sentado. Cuidado com as cadeiras gamer, boa parte delas não trás ergonomia e conforto.
    Eu também trabalho com programação e acho muito importante deixar o uso diário mais confortável e ergonômico. A coluna e a saúde mental agradecem.

    1. Nunca tive um teclado mecânico, você realmente sente diferença com ele? E, se sim, aceito recomendações…

      Sobre a cadeira, realmente, minhas primeiras opções eram justamente uma cadeira e uma mesa (inclusive o outro post, sobre as tais standing desks veio bem a calhar), só que elas extrapolariam bastante o valor do benefício, por isso que vim pedir ajuda!

      1. Olha… Eu fiquei bastante tempo pensando em quais seriam as vantagens de ter um teclado mecânico. Este que eu tenho agora é meu primeiro teclado mecânico, nunca tinha mexido em outro.
        Assisti vários vídeos no youtube até um deles me chamar a atenção: tinha um som de click tão prazeroso pra mim que eu resolvi que queria ter um igual. Pesquisei e não tinha a marca/modelo vendendo no Brasil. Mas como era um rebrand, achei o mesmo teclado de outra marca e comprei.
        O meu é um Sharkoon Purewriter TKL que usa switches Kailh blue de perfil baixo, então o curso do movimento é mais curto que os swiches tradicionais. O som click dele é um pouco mais baixo do que os switches blue comuns, lembra mais o click do botão de um mouse mais barulhento.
        Considerações: é mais caro, mas é muito mais confortável para digitar. Dá pra notar diferença no uso. O que mais me chama a atenção é que a resistência para apertar o botão é um menor que a borracha nova de um teclado de membrana e a precisão do contato faz com que você não precise ficar fazendo força. Imagino que sendo programador, você passe bastante tempo digitando, e fazer menos força significa menos stress para os dedos e menos chance de LER. Outra coisa que eu sinto é que as teclas também tem menos movimento lateral, ajuda na precisão da digitação.
        Sugestão minha: Aqui na minha cidade tem Kalunga e lá tem alguns teclados mecânicos expostos. Se onde você mora tem lojas que tem teclados em exposição, acho que vale a pena experimentar a sensação de apertar os botões.

        1. Obrigado por compartilhar, Marcelo!

          Sem dúvidas vou gastar um pouco do teclado de um pobre coitado, que deu azar de comprar um modelo de exposição, na pŕoxima vez que passar por uma Kalunga hahahahha

          Gostei do seu testemunho, confesso que acreditava que os teclados mecânicos eram só mais um esquema pra tirar dinheiro do público gamer, mas o que você explicou faz muito sentido, acho que é uma boa ideia, principalmente considerando o LER!

          O perfil baixo, é uma preferência sua, ou você acha que isso também ajuda na ergonomia? Sempre tive teclados com perfil alto…

          1. Eu acho que é uma preferência minha…
            Eu sempre gostei dos teclados de notebook, e coincidentemente, o vídeo que eu gostei do som do teclado era desse com switch de perfil baixo.
            O vídeo foi do canal TaeKeyboards, o teclado é o Havit HV-KB390L. O Sharkoon que eu tenho é um rebrand do mesmo teclado.
            Teclados com switches low profile são bem mais raros de achar aqui no Brasil.
            Meu sonho era ter um Nuphy Air75 ou um Keychron K3, mas não cabe no meu orçamento familiar.

  5. Desde que entrei em home-office com a pandemia, fiz vários upgrades no setup.

    Acho que o Igor já citou a maioria, mas pensando especificamente em programação, eu acho que o MX Master é um mouse muito bom para programação por causa do MagSpeed…muito útil para navegar por códigos.

    1. Tá ai um mouse que todo mundo fala bem, mas que eu só reclamo.

      No linux, tive que fazer uma alteração no Firefox, porque o maldito scroll infinito tinha mania de colocar zoom nas páginas sem eu segurar o “crtl”.

    2. Os periféricos da Logitech realmente são uma ótima opção, sempre usei eles por aqui… Eu tenho um g502 que possui um modo de scroll “infinito” (mas acho que não é igual ao MagSpeed que você comentou). Confesso que, no meu escritório, havia comprado um desses mouses verticais ergonômicos baratinhos da china e eu havia pensado no ergonômico da própria Logitech, mas não sei se vale a pena!

        1. O que eu comprei foi este aqui: https://www.mercadolivre.com.br/mouse-vertical-trust-verto-ergonomic-preto/p/MLB13875541?pdp_filters=item_id:MLB3166950393

          À época estava um pouco mais barato, mas eu acho que é um bom mouse. Confesso que me surpreendi (positivamente) pela qualidade de construção, só havia tido experiências negativas com periféricos chineses, e este achei bem sólido e até um pouco superior, em relação ao preço. Então definitivamente cumprem o básico para quem quer experimentar este tipo de mouse sem gastar tanto.

      1. Eu comprei o G502 exatamente por causa do scroll infinito. Passar páginas HTML com ele é muito mais prático.
        Antes dele tive um M720 que tem o scroll exatamente como o G502, solta quando aperta um botão.
        O MX Master tem um scroll que libera o infinito fazendo a rolagem sem precisar de destravar com um botão. Eu não usei um desses no dia a dia, mas sinto que pode ser mais prático mas menos preciso, acho que depende do uso.

  6. Não sei qual é o valor, mas coisas que eu compraria atualmente se tivesse uma grana disponível destinada para esses fins:

    Um segundo monitor, suporte a gás para os monitores, plantas para a mesa, quadros, deskpad de feltro, caixas de som de boa qualidade, airpods, cacalhadas pra melhor o cable management da minha mesa, um tapete bonitão pro escritório,cursos… a lista é extensa.

    1. Não especifiquei o valor justamente porque se surgisse alguma ideia muito boa, não seria averso à complementar a compra com um pouco mais de dinheiro…

      Suporte à gás para os monitores eu não conhecia, qual a vantagem?

      1. Suporte à gás é que nem suspensão de carro. Provavelmente dá uma liberdade melhor de ajustes e mais suavidade na hora de faze-los. Se movimenta muito o monitor, pode ser uma boa.

        1. Entendi!

          Confesso que sou do time que raramente mexe no monitor. No escritório eu tenho um monitor antigo, que não tem nem suporte vesa, mas meu computador pessoal tem um monitor com um suporte bem legal que consegue girar e deixar a tela vertical – infelizmente, acabo usando essa função menos do que poderia.