🔗 [en] Opera Oneblogs.opera.com

E aí, já viram o novo Opera?

Novo Layout, thread separada para interface (o que em tese vai fazer o programa em si mais rápido e fluido) e ChatGPT integrado no navegador. Pena o Opera hj em dia ser de uma empresa chinesa, o que não me inspira a menor confiança no uso.

O que acharam?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

5 comentários

  1. Particularmente, gosto dos browsers da Opera para desktop e, também, do conceito que criaram para o Flow.

    Vou dar uma olhada nesse novo projeto… Aparentemente é lindo e pretende ter menos fricção do que o Vivaldi. É um bom conceito! Embora não consiga confiar no Opera, com sua política de privacidade duvidosa, sinto muita falta de ter novas experiências com navegadores, porque tudo parece ter sido devorado pelo modelo Chrome de minimalismo industrial

  2. E o chrome é dos estados unidos, que após um fato de espionagem em larga escala COMPROVADO não me inspira a menor confiança… mas sei, apenas porque eu tenho prova da minha paranoia não quer dizer que a sua sem prova tem menos valor!

    Quando ao Opera… cara, o que da para dizer dele é “bonito”. Além disso nada que um Vivaldi não seja.
    E sendo o Vivaldo o sucessor real do Opera…

    to tentando esse Opera compro sempre faço quando essa empresa anuncia um “novo browser revolucionário” a cada 2 anos, usei ontem o dia todo e francamente é uma ótima alternativa.
    O problema que vejo… alternativa para que? Para quem usa Chrome? Esses são casos perdidos. Se não trocaram até hoje nunca vão trocar, falta de alternativa não é o motivo. Para quem usa outro navegador? Bem… exatamente o que ele oferece na real que não existe em outro navegador?
    A integração do chatgpt é legal mas pareceu meio inútil na pratica… já colocar ele na sidebar na real foi uma boa ideia, já coloquei no meu vivaldi (Whale tambem aceita) :)

    1. E quem disse que uso o Chrome? Aqui é Vivaldi ou Firefox.
      A única coisa que não tem nos outros é o esquema da renderização da UI em processo separado, o que realmente me deixou a aparência de muito fluido aqui.
      Mas não chega ao grau de customização nativa do Vivaldi, ou com edições em arquivos do Firefox. Além disso, eles pecam mto em não ter um leitor de RSS nativos (um desse com sincronização em nuvem, talvez fizesse frente ao Vivaldi) e não ter opção para abas verticais (algo que melhora muito monitores Ultrawide).

      1. Não to dizendo você – isso serve no geral, 65% das pessoas: “O problema que vejo… alternativa para que? Para quem usa Chrome? Esses são casos perdidos.”
        Soma a isso 20% das pessoas que usam safari porque a Apple mandou, e tu tem 85% do market share. O resto que sobra é para os bons.