Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

4 comentários

  1. Penso da mesma maneira, ultimamente tenho me preocupado bastante com esse tema, no dia a dia uso o Workspace da Google no trabalho, tivemos uma péssima experiência recente qdo eles resolveram finalizar um serviço gratuito para escola e começaram a cobrar um valor abusivo, tivemos que pagar pq migrar todos os conteúdos era inviável, ainda mais os formulários que usamos, fomos sequestrados pela Google rsrsrs.
    Hoje uso o Notion para anotações pessoais e para organizar alguns projetos e temo essa realidade de formato proprietário e dificuldade de exportação dos dados, no meu caso já está ficando bem difícil deixar de usar o Notion, pela quantidade de dados que tenho armazenado lá dentro.

  2. Li e concordo muito com essa ideia! Tinha esquecido de comentar. A gente já viu tanto app morrer nesses anos todos. Se você se importa com o conteúdo que tá produzindo a ponto de querer preservar, não pode correr o risco de ficar preso a algo proprietário. Dificilmente o app/serviço vai estar aqui em 10 ou 15 anos.

    E o pior é que com essa onda atual de todos apps serem por assinatura, esse risco só aumenta. É a mesma coisa que aconteceu com os jogos, que na última década passaram a depender de servidores estarem de pé pra que você conseguir baixar, atualizar e jogar.

  3. Quais outros apps populares funcionam na mesma linha? Meu sonho é um scraper agregador dos meus dados bancários em csv.

    1. Tem muitos. Geralmente o próprio aplicativo alardeia essa “funcionalidade”. Para ficar em um bem popular, o Obsidian lida com arquivos de texto soltos em uma pasta, por exemplo.