🔗 [en] Computadores quânticos no futuro próximo irão quebrar as critptografias atuaisyoutu.be

Sempre acompanhos os vídeos do canal @veritasium no YouTube e fiquei espantado com o mais recente deles, onde ele começa dizendo que apesar dos nossos dados atualmente estarem sendo critptografados, nações e hackers estão roubando e armazenando esses dados, pois em um futuro breve (tipo, em 10 anos), os computadores quanticos conseguirão quebrar a criptografia atual muito facilmente.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

12 comentários

  1. Se este cenário se concretizar, o que acho parece provável, então eu prevejo muito mais ações como esta aqui: https://www.bbc.com/news/world-europe-23282308 Kremlin security agency to buy typewriters ‘to avoid leaks
    Na época dos escândalos da NSA de 2013 o governo russo saiu comprando máquinas de escrever manuais para mover alguns processos burocráticos para fora de computadores, de volta ao bom e velho (e inhackeável) papel.

    Mover de volta processos digitais para processos analógicos parece que seria uma boa contra-medida, talvez a única. especialmente para evitar produzir dados agora que não existe encriptação quantica.

    1. Hahahaha, a ilusão de achar que papel é “inhackeável”. Alguém de dentro corrompido tira uma foto do papel e espalha a foto: pronto, papel “hackeado”.

      1. Imagine tirar uma foto do papel do lado de algum agente do serviço secreto que provavelmente foi posto para monitorar este tipo de ato…

      2. Mas essa já é uma possibilidade com os arquivos digitais, só tirar uma foto da tela com a tabela, documento e etc. Eu confio que estes órgãos de segurança parrudos possuem procedimentos internos para controlar esse 1o cenário.
        Agora o cenário do hackeamento remoto de dados, feito por computadores inimigos para infectar computadores internos, é o 2o cenário possível de vazamento de dados, mais provável que o 1o, e este 2o cenário fica inviabilizado pela medida de usar papel e máquina de escrever. Segurança nunca é atingida 100% né, mas existem maneiras que minimizam ao máximo vários cenários diferentes.

  2. Bom, o gpt já resolve captcha. Junta tudo isso e… melhor nem pensar. Somos fósseis vivos.

    1. Vai. Mas no vídeo ele explica que os dados criptografados estão sendo sequestrados e armazenados nesse momento, para serem quebrados no futuro.

      Imagine quantas informações temos na internet que não necessariamente possuem uma data de validade? Fotos, dados pessoais, conversas, etc.

  3. O bom é que os computadores quanticos serão barato de manter devido a grande estrutura de eletricidade gerada por fusção a frio. E isso será muito importante pois o uso da Web 3.0 será muito mais intenso, devido a realidade virtual onipresente e as AI que irão completar nossa vida.

    Voltem em 5 anos, esse comentário é perfeito, não terá envelhecido um dia sequer! Nem em 10!

    1. Não acho que faremos uso de computadores quanticos em nossas casas. Esse tipo de computador tem aplicações bem especificas.

      Como bem escrito nessa matéria da BBC:
      “Se considerarmos que as aplicações dos computadores quânticos incluem campos importantes como a cibersegurança, a simulação de processos físico-químicos e a inteligência artificial, o fato de que a computação quântica não seja uma ferramenta que sirva para tudo não reduz seu valor, mas simplesmente define suas nuances.”
      https://www.bbc.com/portuguese/geral-61318184

  4. Sempre que vejo alguma previsão com computador quântico, eu reviro o olho que nem a Lisa Simpson

  5. Parece que não tem para onde correr, visto que muito dos nossos dados estão na internet mesmo contra nossa vontade.