Eu e minha companheira gostamos de botar a mesa toda a manhã e tomar o café juntos. Sempre faço um café preto, mas nas comidas somos um pouco preguiçosos: muito pão de forma, só raramente uma tapioca ou pão francês. Nada de frutas, cereais ou outras coisas.
Como só recentemente me liguei que pão de forma é um industrializado e que comer em grandes quantidades não é legal, comecei a pensar em como fazer um café mais nutritivo, mas que ainda seja simples de preparar. O que vocês fazem geralmente?
Eu gosto muito destas perguntas sem qualquer relação com tecnologia.
Há anos eu como iogurte/aveia com frutas e ovos mexidos.
Aqui é café preto e geralmente ovo de alguma forma: frito sobre uma fatia de pão, cozido, mexido.. às vezes um sanduba.
Aqui vai o de uma diabética recém diagnosticada. :)
Engana-se quem pensa que diabético não pode comer carboidrato, aqui rola todo dia.
Geralmente é uma xícara de mate feito em casa (Tô tentando aprender a tomar sem açúcar, mas por enquanto não consigo ficar sem adoçante. Estou diminuindo as gotinhas de stévia aos poucos)
– 2 fatias de pão 100% integral com 2 ovos ou queijo
– 1 crepioca pra substituir o pão
– 1 porção de frutas (a que tiver em casa)
– 1 iogurte natural
E sim, faço parte do time dos que não tomam café. :)
O café da manhã é um momento sagrado por aqui. Café passado preto (gosto muito do Pronova), pão 100% integral, dois ovos fritos com óleo de côco e temperados com sal, açafrão, orégano e pimenta. E também um pedaço de mamão amassado com granola.
Tem sido assim todos os dias há uns 3 anos e eu não enjoo. Passei a caprichar no café após uma reeducação alimentar feita com nutricionista, e vale muito a pena :)
Aqui em casa, minha companheira e eu temos horários bem distintos, então raramente tomamos café da manhã juntos, mesmo aos finais de semana.
Normalmente, meu café da manhã é uma caneca de café preto, duas fatias de pão de forma, três ovos, queijo e alguma fruta. Quando não tem pão, acabo fazendo uma crepioca (tapioca + ovo) bem rapidinho.
Cara, baita pergunta! Obrigado por fugir dos temas comuns. =]
Para mim o café da manhã é a melhor refeição. O restante posso passar sem devido as correrias do dia a dia, porém do café é impossível. Se eu tenho que pular eu fico muito de cara.
Mas então…
O menu varia bastante, depende muito do que eu e minha esposa estamos com vontade de comer.
Atualmente tenho comido pão 100% centeio.
Para passar nele, pasta de amendoim não pode faltar.
Às vezes temos queijo cottage ou outro tipo de queijo. Às vezes passamos iogurte natural no pão. Sabe aquele iogurte mais cremoso? Então, este mesmo. Fica super bom.
Quando temos abacate, geralmente amasso um pedaço dele e passo no pão.
Um ovo mexido também não pode faltar. Geralmente faço um total 3 ovos para mim e para minha esposa. Quando resolvo dar para o meu cachorro, faço 4.
Sou uma formiga, então de vez em quando tenho algum doce. Mel sempre temos, mas não é sempre que como. Hoje teve figada. Simplesmente amo figo.
Falando em frutas, quase sempre como alguma. Tirando o abacate já citado, como mamão ou banana.
Para beber, sempre café preto, com grão moído na hora e feito numa moka.
—
Mas teve vezes que minha dieta foi bem diferente. Lembro de uma época na qual eu fazia o seguinte. Pegava um pedaço de abacate, cortava e amassava. Depois misturava o abacate com 15g de whey de chocolate, pasta de amendoim, castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, chia, semente de girassol e semente de abóbora.
Cozinhava (ou fazia mexido) 2 ovos.
Café preto para acompanhar.
Ficava muito bom também.
—
Teve época que eu fazia pão com farinha de trigo integral + farinha de centeio. Por cima colocava pasta de amendoim (sim, sou movido a pasta de amendoim), abacate amassado e molho de tomate (fazia um montão para durar uma semana)! Ficava muito bom, também.
—
Enfim, vou variando com o tempo, com o que eu tenho vontade de comer. A única coisa que fica é a minha paixão por café da manhã. =]
Um pouco atrasado aqui, mas sou do time que não come no café da manhã, só um café mesmo.
Primeiramente gostaria de dizer que adoro entrar aqui e ler tópicos como estes.
Eu e minha esposa gostamos de fazer salada de frutas para o café da manhã e comemos com aveia. As frutas variam mas geralmente tem banana, mamão, manga e maça. Depois comemos pão integral de forma com queijo de minas (artesanal curado, igual o Paulo Torres). O pão é industrializado, mas minha esposa já fez muito pão em casa também. Quando tem abacate, nós amassamos no pão antes de colocar o queijo por cima (pode parecer estranho mas fica muito bom). E tomamos café preto filtrado.
Com relação a ser simples para preparar, depois que você entra no ritmo de preparar uma salada de fruta toda manhã, fica simples e rápido. Fazem mais de 15 anos que a salada de frutas no café da manhã faz parte da nossa rotina.
A que eu tenho mais gostado de comer atualmente é 200ml de iorgute, 60g de aveia, 40g de whey de chocolate, 4 biscoitos de arroz e 40g de doce de leite. A real é que no café da manhã eu não sinto muita fome, quase qualquer quantiadade de comida já me mantém tranquilo até a hora do almoço, o bicho pega mesmo é a noite.
Nada, apenas o mate. 🧉
Seguindo as orientações da nossa nutricionista, o café da manhã meu e de minha esposa é mais ou menos isso:
– suco verde (em geral abacaxi, limão, couve e gengibre);
– ovos mexidos;
– sanduíche de pão (de fermentação natural) com queijo (Minas artesanal curado) para mim / batata-doce ou mandioca ou banana-da-tarra pra ela;
– uma porção de fruta (banana/mamão/abacate/manga) pra mim.
100 g mais ou menos de batata-doce cozida no micro-ondas (batata doce envolta em papel-toalha molhado num recipiente por 5 minutos) e café Bravo com leite integral.
Essa quantidade de batata-doce tem 86 calorias em comparação com 280 de um pão francês com manteiga. Não chega a dar a mesma saciedade de 50 g de pão, eu fico sempre querendo comer mais, mas resisto.
Caramba Michel, parabéns por resistir a vontade de comer mais. O que é café Bravo? É a primeira vez que escuto este nome.
É só a marca do café mesmo.
https://www.marche.com.br/produtos/cafe-bravo-premium-torrado-e-moido-500g?gclid=CjwKCAjw-vmkBhBMEiwAlrMeF1pcBEB0lnpupzuwbOdO-mAFM9bYeXvYameodCCLAeawQ8MyydiFwBoCtNAQAvD_BwE
Valeu, Antonio
Há uns 3 anos meu café da manhã era sempre o mesmo: tapioca com manteiga e café preto.
Resolvi variar e hoje tenho algumas opções bases, que costumo comer de seg a sex, e algumas variações para o final de semana, quando podemos ficar mais na cozinha.
Faço pão 1x na semana e sempre tenho kefir na geladeira. Para beber, só café.
Dias da semana:
– Banana com kefir e aveia
– Cuscuz com ovo frito
– Pão com ovo frito ou queijo
– Panqueca de banana (1 banana amassada + 1 ovo + aveia + canela e açúcar)
– Mingau de aveia (qndo está frio)
Finais de semana
– Pão de queijo (compro congelado 1x ao mês)
– Omelete
– Ovo mexido
– Ovos turcos
Não tomo café da manhã em casa, mas no trabalho tomo 1 xícara de café puro de manhã, e as vezes passo na padaria antes do trabalho e compro algum salgado mais leve, geralmente são 2 pães de queijo médio, ou um enrolado de salsicha
Cafe com leite ou chá com leite e duas tostadas do meu pao integral (faço, corto e congelo) com uma mistura de pasta de amendoim e mel.
Esse é o basico de sempre. Se nao tenho pao pode ser uma banana mas aí é DEPOIS do café.
Por un tempo colocava aveia com leite de noite com algumas frutas e de manha esquetava um pouco se fosse inverno.
Café preto passado na hora junto com uma banana ou umas bolachas.
Geralmente banana, mamão e café café expresso.
Acordo e fico trabalhando até dar fome(geralmente uma hora e meia depois).
Geralmente café preto e pão de forma com queijo. Aí depois de um tempo como alguma fruta com granola.
Um café da manhã que acho sensacional é cuscuz com ovo, minha mãe geralmente faz na casa dela.
Torrada de pão de forma com manteiga, ou sanduíche de frango desfiado com queijo (eu geralmente faço um monte de frango desfiado, coloco em uns potes e vou comendo com pão para evitar embutidos), ou ainda maçã com granola e mel.
E 200ml café instântaneo L’or que é o único aceitável. Passar café para duas pessoas não vale a pena e eu só tomo essa e mais uma xícara de uns 200ml após o almoço.
Vario sempre entre bolo feito em casa (cenoura, laranja, fubá, bolo de bolo. banana integral), pão integral, pão francês, tapioca ou crepioca, com uma caneca de café (leite opcional), mais um queijo/laticínio ou ovos mexidos. Às vezes faço um cuscuz quando lembro de hidratar no dia anterior.
Quando estou na preguiça ou atrasado vai só um biscoito industrializado mesmo com uma geleia ou requeijão.
Vocês são chiques demais. Aqui o negócio é uma caneca de leite com achocolatado e duas fatias de pão de forma “integral” com manteiga. No fim de semana é melhor, rola um cafezinho, uma uvinha, no sábado pastel de feira e domingo pão francês com alguma guloseima da padaria.
Pastel de feira é bom demais
Café.
Se quer uma sugestão, como bom nordestino, digo que cuscuz é imbatível.
Gostoso, saudável, menos calórico que pão e tapioca e, além disso, é campeão na praticidade. Você pode deixar a massa já hidratada na geladeira em um pote fechado (dura de boa uns 10 dias) e ir fazendo aos poucos. Compra uma cuscuzeira pequena (“peitinho”) que em 2min o cuscuz tá pronto.
Meu café da manhã típico é café com leite + cuscuz (ou tapioca ou pão) + ovos. As vezes adiciono ou troco os ovos por queijo (frescal ou coalho tostado na frigideira) e (acho que esse vai chocar, mas é comum aqui) frango desfiado ou carne de sol desfiada (ambos congelados, tiro na hora e aquece em 10s). Deixo fruta para o lanche da manhã, mas as vezes troco o cafe com leite por algum suco integral.
Uma boa opção, que faço às vezes, é comer iogurte natural + whey sem sabor + fruta (banana ou abacate) + granola + um pouco de geleia de fruta as vezes para saborear o iogurte.
No cúmulo da preguiça ou pressa, leite + banana e/ou maçã + whey no liquidificador.
O cuscuz exige o investimento inicial da cuscuzeira, mas o flocao é barato e vc vai viciar nisso, confia. Se quiser que fique mais nutritivo ainda pode adicionar à massa farelo de aveia, chia, gergelim, etc
Para fugir dos industrializados, eu tenho feito a maioria do que citei aqui (granola, geleia, pão). Deixo tudo na geladeira e congelador e o café da manhã sai ligeiro (claro que tenho o trabalho – que gosto – de fazer as comidas antes, geralmente no fim de semana, mas fora o pão, é bem rápido).
Se quiser se aventurar, o site da Rita Lobo ensina o cuscuz e a granola muito bem. Para pães sugiro o Amo Pao Caseiro.
E, por fim, o industrializado pro si não é ruim. Tem pães com ingredientes bem oks no supermercado e sucos integrais e iogurtes sem adição de açúcar ou conservante. Até whey só com ingredientes naturais tem. Da mais trabalho ficar lendo rótulo, mas dá para achar.
Eu tô lascada se fizer cuscuz todo dia. Como a panela toda com uma barra inteira de manteiga, se tiver. Cuscuz aqui em casa dura dois minutos e sai briga pelo tamanho da fatia. Enquanto tiver (e não precisa nem ser pronto) povo faz e come.
– um copo de suco de laranja ou tangerina
ou
– um chococino ou alpino de cápsula
+
– um misto quente com pão de forma (ou pão francês umas 3 vezes por semana), mussarela e presunto/peito de peru/lombinho
500ml de café com um pingo de leite, 4 fatias de pão do Bento (100% integral) com manteiga feita em casa e geleia feita em casa (a da vez é maçã com laranja), 1 copo de gelatina com iogurte natural, uma fruta da época (mamão, morango, banana etc) e 3 castanhas do Pará. Café da manhã é a minha principal refeição do dia. Levo mais de uma hora comendo – leio todos os jornais/sites, checo redes sociais, emails, jogo na minha Fazendinha e enfim, começo a trabalhar às 8h.
500mL de café de uma vez eu saio dando pirueta pela rua hahaha
É toda a cafeína do dia. No restante, é só água.
Pensando bem, 500ml de café pra uma hora de refeição tá bem ok rs
Se for somar acho que eu tomo mais que isso por dia
Café da manhã pra mim é sagrado. A manteiga minha mãe manda do sítio dela em Friburgo, e eu tô sempre fazendo a gelatina e a geleia. Almoço e jantar é engolido às pressas em cima do computador, mas eu viro um bicho muito feio e violento se não tomo café da manhã – com calma e em silêncio. Porque no restante do dia é só caos. É a única hora que é minha e de mais ninguém.
Aqui é uma fatia de pão feito em casa (60% farinha branca para pizza, 25% farinha integral e 15% grano duro), labneh caseiro, azeite e zaatar. Café espresso e um copo de água com gás.
Quase não consumo pão, pois não gosto de pão de forma e o pão francês é difícil de achar de qualidade perto de onde moro. Então vario entre muito entre cuscuz e tapioca. Daí pra acompanhar pode ser ovos, calabresa, queijo, coco ralado, abacate, alguma carne guisada que tenha sobrado de almoço/janta, etc. Não sou muito regrado com frutas, então nem sempre tem, mas quando tem, é banana, abacaxi ou melão.
Fora essa rotina, vez em quando entra banana-da-terra frita ou cozida, macaxeira, inhame, batata-doce, pão brioche, pão francês.
E pra beber, sempre café.
Até o final do ano pretendo melhorar isso aí, colocar uma maior diversidade e focar em algo mais leve.