Anotações e Diário

Venho pensando ultimamente se realmente é seguro confiar anotações privadas e até um diário em serviços de nota (evernote, onenote, notion e afins) ou serviços específicos de diário (tipo o daily ou o jornal) porque, convenhamos, é algo extremamente pessoal e que provavelmente não seria legal que vazasse e fosse divulgado, por mais insignificante que eu seja em sentido de popularidade online, seria literalmente o mesmo que alguém pegasse o caderninho com o top 10 maiores segredos, fosse pra uma praça e começasse a falar em voz alta. Outro ponto é a disponibilidade dos dados, um dia tudo acaba e ai para exportar esses dados seria toda uma jornada, porém o caderninho fisico pode simplesmente pegar fogo rs.
Talvez seja um pouco de neurose mas sei lá, não sei se me sinto tão confortável para anotar isso digitalmente, por mais que isso iria facilitar minha vida, o que acham? Uma preocupação válida?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

24 comentários

  1. Tenho vivido este dilema a bastante tempo, para anotações rápidas eu uso um Midori, é tipo um “caderno” japonês que você compra os “refis” dos cadernos e encaixa na capa com um elástico, eu gosto muito tanto pela beleza quanto pela facilidade em adicionar cadernos com pauta, sem pauta ou pontilhados, vou deixar a referência de onde compro, é bem baratinho e praticamente “ilimitado”, já que só preciso comprar os cadernos e qdo estão cheios, eu guardo e coloco outro no lugar.

    Capa do Midori – https://shopee.com.br/Capa-tipo-Midori-A5-e-A6-i.862689784.18844900676?sp_atk=8b29f813-2afc-4380-8367-8af570cbcc86&xptdk=8b29f813-2afc-4380-8367-8af570cbcc86

    Cadernos – https://shopee.com.br/Kit-A5-Caderno-kraft-Insert-para-Capa-Midori-i.862689784.19644899047?xptdk=3080de86-77a0-42f1-85f1-83cd2285485d

    Caneta que gosto – https://shopee.com.br/10-Pe%C3%A7as-Canetas-De-Tinta-Preta-Original-Xiomi-Mihome-Gel-De-0-5mm-Para-Xiaomi-i.527853526.13954613904?xptdk=c47ebcc7-9cb3-4b86-a872-1ef9ebe893dd

    Obs: Prestar atenção no tamanho da capa e dos cadernos qdo comprar.

    Sobre anotações pessoais, eu não costumo escrever muito sobre mim mas tenho tentado colocar para fora minhas ideias, meu dilema é justamente em qual ferramenta fazer esse tipo de anotação, Notion eu descarto justamente pq não sei onde estão essas anotações e se realmente existe segurança de ponta a ponta, eles dizem que sim, sem contar a desvantagem de somente ter acesso online.

    No momento estou usando o Obsidian pela questão de manter meus arquivos em um formato simples .md, que pode ser aberto com quase qualquer programinha de texto e markdown, eu não assino o serviço de Sync pq é caro pra caramba, simplesmente eu sincronizo com meu OneDrive, assim uso no celular e no computador através do https://syncthing.net/ de grátis, e funciona bem pra caramba. Dá para criptografar o cofre com um https://cryptomator.org/ da vida ou até mesmo colocar o arquivo dentro do cofre do OneDrive, eu não faço isso, mas dá certo.

  2. Porque não usar um caderno físico mesmo?
    EU faço isso, atualmente eu tenho uns 8 de 200 folhas preenchidos. Demorei para pegar o hábito de escrever (e não escrevo sempre, eu escrevo quando eu sinto necessidade, porqu eu entendo o ato de escrever como algo que deve ser orgânico). Se você levar em conta, meu blog ainda é no formato diarinho.

    Mas a grande vantagem do diário físico é ser mais confiável (é meu), não me mandar notificações, não me cobrar assiunatura, não estar atrelado a uma plataforma e, principalmente, me dar a possibilidade de escrever à mão por, pelo menos, três vezes por semana.

    Acho que algumas vezes o mais simplório é o mais fácil. Um caderno barato e uma caneta bic dão conta do recado pra maioria das pessoas e evitam uma boa parte das preocupações que plataformar, protocolos, criptpografia, vazamento … Sei lá, acho que podemos simplificar mais a nossa vida a ponto de não termos sempre um app pra qualquer coisa.

    1. Rapaz tu tocou num ponto, de fato as soluções mais simples acabam se encaixando melhor e no final o importante é escrever

    2. Você não teme um “vazamento físico”? Eu nunca considerei manter meu diário em papel por isso. É tão fácil alguém pegar o caderno, ou eu perdê-lo ou qualquer coisa do tipo…

      1. Eu já perdi meu diário, fiz a besteira de sair com ele, pq era mais fácil de registrar algo quando desse vontade. Bateu desespero e desde então, só no Evernote.

        1. Mas aí não era necessariamente um diário né? Era um bloco de anotações, como ou os ingleses chama, esquétibôqui.

          Meus diários ficam em casa, o risco seria, sei lá, assaltarem meu AP e levarem eles (vai saber porque), eu perder em uma mudança ou acontecer alguma coisa (incêndo, alagamento). Mas isso é lidar com a efermeridade da própria vida, não se pode controlar tudo.

          Mas acho que a maior vantagem pra mim é escrever à mão e ter aqueles 20 minutos por dia pra pensar no que foi meu dia. E isso nem ocorre todos os dias.

          Uma vantagem que eu já disse, que eu enxergo, é ter um lembrete a menos. Não tem badges, não tem lembretes, não tem notificações, não tem nenhuma gamificação no processo (que no meu ver deve ser íntimo e no seu tempo e não necessariamente uma obrigação).

          Um filme que trata superficialmente disse é o “Dono da Noite” onde o analista dele manda ele fazer diários. Ele os faz, mas cada caderno, quando completo, é jogado fora. A ideia é que aquilo escrito foi pro momento e não pro futuro. É com o Willem Dafoe e a Susan Sarandon. Recomendo (é antigo).

  3. O e-mail não seria uma boa opção? Cria um e-mail só pra isso, então escreve um .txt e envia do e-mail atual para esse e-mail “diário”.
    Com as opções de programar/adiar daria pra criar uma forma de lembranças futuras.
    Se feito com um serviço de e-mail diferente do seu atual, você já garante ao menos um “backup”.

    1. E-mail é relativamente inseguro para guardar informações tão sensíveis. E você ainda corre o risco de perder a conta por qualquer bobagem, como inatividade.

  4. Pessoal muito obrigado oelas respostas, curti bastante as ideias, em especial do arquivo criptografado e de alguns serviços recomendados. Mas fico feliz que não é doidisse minha hehe

  5. tem o standard notes, uso ele já a alguns anos e parece bem solida a plataforma. é open-source e criptografado de ponta a ponta

  6. A preocupação é válida, sim. Mas o ponto negativo de não deixar em nenhum tipo de serviço de nuvem é deixar tudo offline, e aí cai no mesmo problema de disponibilidade: e se de repente o HD der defeito? (já aconteceu comigo) Ou se o notebook/celular onde está armazenado o arquivo for roubado?

    Sobre exportar ou migrar os dados, é uma coisa que tem que ser vista nos próprios serviços, tem serviços que fazer esse export é mais facilitado que outros, e melhor dar preferência a esses serviços. Geralmente os que são open source são os que mais oferecem essa possibilidade.

    Então pra mim, tanto a segurança quanto a disponibilidade dos dados são fatores importantes. E se for o caso pra você, eu penso em algumas soluções:

    * Colocar um arquivo criptografado (com uma senha que não seja armazenada em nenhum lugar, para que não vaze) dentro de um serviço de nuvem, que já vai ter outra senha.

    * Montar um mini-servidor local com uma nuvem privada (do tipo NextCloud) pra não depender de terceiros.

    * Usar um serviço do tipo Syncthing, que sincroniza arquivos entre dispositivos, sem precisar de um servidor central, seja próprio ou de terceiros.

    1. Rapaz é curioso isso que de toda forma físico ou digital pode dar ruim e perder tudo. Essa do arquivo criptografado imagino que seja o ideal pro meu caso, apesar de ficar sempre tentado em ter meu próprio server

  7. Eu prefiro muito mais escrever num diário digital por alguns motivos. Tenho a facilidade de simplesmente abrir um app e escrever, posso consertar algum erro ou apagar uma frase e reescrever, não tenho uma letra boa e teria que escrever com calma pra entender depois, tenho suor excessivo nas mãos, o que atrapalha muito na hora de escrever, posso pesquisar todo o conteúdo depois… Por fim recomendo o app Notesnook pra escrever, pois é o que uso.

  8. Opa, as duas preocupações são válidas! Eu já usei uma porrada desses serviços, o último deles era o Notion. Mas mudei pra evitar ficar preso quando o Notion for pro buraco, mesmo que ele exporte em alguns formatos padrão, e pela questão da criptografia. Nada como um monte de markdown criptografado.

      1. O uso, acho. O Cryptomator pressupõe que você vai mexer nos arquivos salvos lá dentro, ele aumenta de tamanho numa boa e não exige que você descompacte todo o conteúdo para modificá-lo (até porque não há compactação).

        (Posso estar falando besteira porque faz anos que não topo com um arquivo *.7z e não sei se ele funciona da maneira como imagino.)

        1. Sobre o .7z fiz o teste recentemente justamente com uma página de diário. Meu celular “morreu”, fiquei sem Internet e estava apenas com um notebook com o básico do Windows.

          Abri o Wordpad que veio no win10, comecei a escrever. Salvei o arquivo em .rtf apenas por ser o padrão no programa e compactei em .7z com senha. Para abrir o arquivo compactado foi solicitado a senha, não sendo possível ver o que havia dentro do arquivo. Abri o texto novamente no Wordpad e continuei a edição. A opção de salvar do programa funcionou normalmente. Apenas quando fechei o texto, o 7z informou que havia mudanças no arquivo original e peguntou se eu gostaria de atualizá-lo.

          Acho que funciona para esse objetivo, embora não tenha sido feito para esse propósito.

          Como funciona a edição de um arquivo .txt criptografado com o Cryptomator?

          1. O Cryptmator salva os arquivos criptografados numa pasta, aí quando você desbloqueia, a pasta é montada como se fosse um disco do sistema.