Apenas 2,3% dos usuários do Twitter usam a verificação em duas etapas.
Em seu relatório de transparência do período de julho a dezembro de 2020, o Twitter revelou que apenas 2,3% dos usuários ativos tem a verificação em duas etapas ativada. E, dentro desse minúsculo universo, 79,6% das contas usam o método por SMS, o mais frágil dos três — 30,9% adotam aplicativos OTP e apenas 0,5% as chaves de segurança físicas. Via Twitter (em inglês).
Caro(a) leitor(a) que está no Twitter: faça um favor a si mesmo(a) e ative a 2FA agora mesmo. E repita isso em todos os serviços que oferecem tal recurso, em especial no seu e-mail e sistema operacional (iCloud para Apple, Google para Android).
Sempre utilizei 2FA no Twitter, mas de uns tempos pra cá, a própria plataforma rejeita todos os códigos fornecidos pelo autenticador. Já refiz o vínculo e nada de funcionar. E adivinhe qual funciona sem problemas? Isso mesmo, por SMS…
Óbvio que poucas pessoas tem chave física.. o bagulho é caro pacas!
Eu confesso que não entendia pra que servia isso….. Esses tempos que comecei a me preocupar mais. Mas tenho questões….
Não consigo entender como é possível confiar armazenamento-memória de todas as suas senhas a um aplicativo só..
E fico me perguntando: caso eu use o meu celular como segundo fator, se eu perder meu celular, se ele for roubado ou coisas do tipo e eu não tiver como prontamente adquirir outro, caso eu precise acessar algo não terei como.. é isso mesmo??
Não consigo adquirir esse troço de segurança de 2 fatores
Se você perder o celular com o app OTP (Authy, Google Authenticator etc.) ou perder a chave de segurança física, existem dois caminhos:
A chave de segurança física talvez seja o método de 2FA mais seguro que existe, mas um aplicativo OTP já ajuda um bocado. É de graça, fácil e conveniente. (Se você usar o Authy, ainda pode armazenar suas chaves na nuvem, com criptografia de ponta a ponta, o que facilita bastante em caso de troca ou perda do celular.)