Pessoa de sexo não identificado, com cabelo roxo e pele azul, segurando uma xícara de café com vários ícones em alusão ao Manual do Usuário na fumaça e um celular na outra mão. Embaixo, o texto: “Apoie o Manual pelo preço de um cafezinho”.

China vai regular tipografias cafonas nos meios de comunicação

Ganhou uma bolada quem apostou que iria para frente aquela proposta apresentada durante as Duas Sessões sobre a regulação de tipologias cafonas.

A SixthTone chamou a atenção nesta semana para uma campanha governamental, iniciada no começo do mês, com o objetivo de promover a autorregulação no uso de caracteres chineses pelas empresas de rádio, televisão e internet. O alvo da regulação seriam fontes que apresentam caracteres despadronizados, feios ou estranhos, ou que violem as normas, significados culturais e padrões estéticos dos caracteres chineses.

Ainda segundo a SixthTone, embora especialistas ressaltem que deve haver algum espaço para a liberdade artística na tipografia, a proposta parece ter agradado netizens, especialmente aqueles que valorizam a preservação da cultura tradicional chinesa.


A Shūmiàn 书面 é uma plataforma independente, que publica notícias e análises de política, economia, relações exteriores e sociedade da China. Receba a newsletter semanal, sem custo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

7 comentários

  1. Não entendo das grafias orientais, mas sei que existe uma preocupação com a forma do ideograma, até porquê uma curva errada e o mesmo muda o sentido.

    1. Sim, imagino que seja como a entonação em algumas línguas. Mas, se tem outro sentido, seria outra palavra/frase, não?
      Enquanto escrevia isso, pensei que isso podia até ser como os nossos trocadilhos. ;^)

      1. Eu queria deixar de preguiça e pesquisar sobre, mas não sei se acharei bons canais que me agradem sobre ideogramas.

        Não é bem “trocadilhos” (se bem que de fato existem sim), mas o sentido mesmo da palavra pode ser modificado por uma posição diferente no ideograma. Muitos ideogramas são conjuntos somados de outros ideogramas também.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário