Wallabag é boa alternativa aos órfãos do Omnivore e Pocket
A época não é das melhores para quem se habituou a usar serviços do tipo “para ler depois”. Em um intervalo de seis meses, Omnivore e Pocket, duas alternativas populares, foram encerrados.
Quem apoia o Manual tem acesso a uma instância do Wallabag, outra alternativa do tipo, de código aberto/livre. É um dos poucos serviços restritos a assinantes do PC do Manual, o nosso servidor de aplicações FOSS.
Tenho usado o Wallabag desde que a Mozilla anunciou o fim do Pocket, pouco depois de subirmos o serviço no PC do Manual, em março. Cheguei a usar o Pocket no início do ano, na minha migração mal-sucedida para o Android; antes e depois do experimento, confiava na lista de leituras do Safari, um recurso nativo e que me satisfazia, por mais simples que seja (ou talvez por isso).
A grande vantagem do Wallabag é ser multiplataforma: funciona em qualquer navegador, incluindo extensões e aplicativos oficiais e de terceiros. Ele conta com vários recursos comuns em apps do tipo, incluindo marcações e anotações, e organização das leituras por etiquetas (“tags”).
O algoritmo de extração de textos, que viabiliza a leitura sem distrações, é bem bom. O ambiente de leitura, idem.

A maior (única?) crítica é de natureza subjetiva: o Wallabag é… feio. Na web, usam a linguagem visual “Material” do Google de uns dez anos atrás. Para piorar, os aplicativos oficiais são bastante desengonçados, além de feios.
Uma saída para esse… “problema” é usar os feeds RSS que o Wallabag gera e ler os artigos salvos no seu leitor de feeds. Quem apoia o Manual tem direito a uma conta no nosso Miniflux também. A experiência de leitura nele é fantástica.
Não dá para cobrar muito, porém, de um projeto tocado por voluntários. Mesmo com alternativas FOSS mais modernas e bonitas, optamos pelo Wallabag pela estabilidade: é um negócio que existe há mais de uma década e que continua com desenvolvimento ativo, o que se percebe no repositório oficial.
Não menos importante, o Wallabag tem uma ferramenta de importação nativa para listas de leituras de outros serviços, incluindo Omnivore e Pocket.
Alguém saberia informar se a Kobo já implementou um substituto do Pocket para seus ereaders?
ghedin, uma dúvida: ele guarda o conteúdo “para sempre” dos links ou sempre que acesso algo que salvei ele “entra no site”? pergunto pois se uma página sair do ar, ele ainda entra no conteúdo ou não?
*Acho* que ele salva o conteúdo, Will.
Mantive um servidor Wallabag por alguns anos.
Muito estável – mas o aplicativo Android era bem ruim.
Acabei abandonando porque… nunca retornava para ler os artigos. Enfim, não funciono deste jeito.
Mas continuo recomendando. Uso o Linkding auto-hospedado para armazenar links recuperar em múltiplos dispositivos – algo que aí sim me é mais útil.
Eu comecei a usar o Wallabag pela integração dele com Koreader, funciona lindamente no meu Kindle Paperwhite.
pode contar um pouco mais dessa integração? você só salva os links no wallabag e ele manda para o kindle usando o koreader?
Eu uso a lista de leitura do próprio Safari.