Estou usando a versão gratuita do IFTTT para automatizar algumas coisas no Manual, como o compartilhamento de posts do Órbita no Mastodon (sim, agora o Órbita tem um perfil no Mastodon!).
Mesmo estando no limite da conta gratuita, não encontro razões para assinar o serviço. Alguém mais usa? O que dá para fazer de legal ali?
(Espero ser surpreendido pelas respostas, mas não nutro esperanças. Os exemplos próprio IFTTT são bem ruins, a maioria você replica com serviços web ou o Atalhos do iOS/macOS. Mas… né… vai que…)
Basicamente as automações que usei eram todas baseadas em RSS. A que achava mais interessantes era enviar mensagens para grupos ou canais no Telegram após novos posts serem publicados no RSS.
Em relação ao limite da versão gratuita, não tem jeito, mas uma vez vi em uma palestra no WordCamp o n8n.io, ele é self-hosted com implantação conteinerizada, assim seja possível explorar mais o recurso sem ter que pagar.
Integrei o Todoist com a Alexa a partir do IFTTT.
Além disso, acompanho os posts em destaques do Hacker News e do blog Uses This no Telegram.
Triggers gratuitas que uso:
– Posts do Instagram no Twitter (com a imagem aberta E link para a postagem)
– Twitter para Telegram (quando citam a tua conta)
…e acabou :)
Tinha outras, mas como precisavam de conta paga eu fui removendo todas.
Essa dos posts do Instagram irem nativamente para o Twitter eu uso a mais de 10 anos haha
Eu fiz há um bom tempo atrás uma automação para a igreja que eu frequento. A automatização consistia em pegar um e-mail com anexo (imagem JPG) do jornal que distribuiam fisicamente nos cultos e postar no site feito no WordPress. O assunto do e-mail virava o título do post, o corpo era o texto principal e o anexo era gravado como imagem de destaque do post.
Um das automações mais úteis para mim é criar um post novo no meu blog (WordPress auto-hospedado) sempre que registro algum filme visto no Letterboxd. A plataforma gera um feed RSS para cada perfil, então no IFTTT eu criei uma automação que tem como gatilho “new feed item”. O resultado tem sido esse: https://felipetavares.me/category/filmes-vistos/
Adoro como o Letterboxd funciona, mas venho tentando ter um registro/histórico próprios no meu blog, tanto para filmes que assisto, quanto para livros que leio.
O duro é que o IFTTT depende do
xml-rpc.php
do WordPress para funcionar. Quando o ativei aqui, foi um problemão — isso atrai hordas de robôs que ficam tentando invadir o site. Você chegou a notar esse problema?(As automações do IFTTT envolvendo republicação do Manual são todas baseadas em RSS.)
Nunca tive problemas com robôs. Acho que uso essa automação há pelo menos uns 2 anos.
Quando eu usava o Twitter e o Pocket, configurei para sempre que marcar um twit como favorito o link da mensagem ia parar no pocket. Na época achava bem útil, hoje não uso mais nem twitter, nem pocket e nem ifttt
É um uso meio curioso pela dinâmica que se instalou na minha casa:
Talvez tenha uma forma que não dependa do IFTT pra isso, mas eu usei para integrar a Alexa de casa com uma lista de compras compartilhada no “Lembretes”, da Apple, entre eu e minha esposa. Até aí, perfeitamente substituível pois basta inserir o item direto no app que já funcionaria, mas a diferença é que como nós dois trabalhamos fora o dia todo, nos dias em que minha diarista trabalha em casa (1x por semana) ela já pede determinado item direto e aparece pra gente. Se por ventura passarmos no mercado na volta do trabalho pra casa, o item já aparece na lista pra ambos sem a necessidade de chegar em casa pra ver o que faltou em bilhetinhos ou coisas do tipo.
Eu uso a lista de compras da Alexa sem depender do IFTTT através do Node-RED e pela localização do meu aparelho Galaxy.
Minha esposa e eu podemos adicionar os itens na lista por voz/app Alexa ou pelo app Telegram.
Quando chego no mercado, pela localização do smartphone aciona um fluxo no Node-RED que me envia uma notificação no meu Telegram com a lista de compras.
Li isso e me senti vivendo no futuro
Uau! Que doido e massa ao mesmo tempo!
Ei, Reinaldo conte-nos mais por favor sobre a solução.
Os dados são inputados em manual pela lista do APP Alexa ou o geotrigger é quem inputa o item da lista baseado na localização da prateleira? (Viajado, eu sei)
Não entendi onde entra o Node-RED, é ele quem faz a ponte entre a skill da Alexa para o Telegram a partir do geotrigger do mercado que estaria dentro de uma rotina Alexa?
kvictor sugiro pesquisar sobre Node-RED, o que é e para que serve, não vou conseguir te explicar aqui em poucas linhas.
De maneira bem resumida com Node-RED eu consigo integrar Telegram, Alexa, dispositivos inteligentes, etc. É bem mais avançado que um IFTTT e roda localmente no meu Raspberry Pi.