O #TerSoftware é uma iniciativa do @usuario@instancia.org no fediverso. Toda terça-feira, indicamos apps a partir de um tema sugerido por alguém da comunidade. (Aí eu trago ele aqui para o Manual, fazendo essa ~ponte.)
Nesta semana, o tema é… extensões de navegador:
O que temos usado em nossos navegadores pra melhorar a navegação, fugir de armadilhas ou facilitar a vida? Este foi um dos temas mais populares na primeira vez, imagino que muita coisa legal vai aparecer!
Em qualquer browser que uso (transito bastante pq gosto de testar), só uso:
– Extensão pra PIP, principalmente no Safari.
– Bitwarden (apontando pro meu servidor)
Por aqui, só o basiquinho:
* uBlock Origin;
* Bitwarden
Às vezes ativado, às vezes desativado:
* Zotero
Mas não consigo viver sem
Uso os padrões Ublock Lite e Dark Reader que são quase obrigatórios, e mais diferente só o Super video Speed Controller que uso para tirar o delay da globoplay e primevideo, e MaxFocus Link Preview que abre páginas em pop up.
Tudo no Firefox:
– bitwarden
– linguist
– marreta
– raindrop.io
– notion
– folio
– ublock origin
– firefox relay
– enhancer for youtube
– greasemonkey
– refined github
– gesturefy
– redirector
– web scrobbler
– tabliss
Para o Safari:
– AutoPIP: Picture in Picture automático para sites como Youtube, ao mudar de aba, etc;
– Acidity: Carrega a página em que você está no Archive Today. Uso com alguns paywalls.
Vixi, tenho um porrilhão de extensões, nem todas eu uso, na verdade algumas instalei pelo entusiasmo, mas vamos lá, só aquelas que uso:
–Panorama Tab Groups: de longe a extensão que mais uso, tipo assim 100% do tempo, era uma função nativa que mataram no firefox. Separa as abas em grupos, mas é visual, vc arrasta miniaturas para o grupo que quer. Acho excelente.
–KeePassXC-Browser: extensão para KeePassXC, duh!! Bem automatizada, nunca dá dor de cabeça, é só configurar e esquecer.
–Total Suspender: o firefox meio que “desliga” as abas sem uso, para economizar RAM, mas as vezes isso é chato porque a gente tem que esperar recarregar, o pior é quando recarrega e aquilo que vc estava lendo desaparece para sempre na lama da internet. Coloque o site que não quer que seja suspenso na lista branca.
–Firefox Multi-Account Containers: uso para separar as abas pessoais das profissionais, onde trabalho contratamos o google para o servidor de email e como tenho uma conta pessoal no gmail ficava tudo bagunçado quando comutava entre as contas, todas as abas comutavam junto. Agora fica cada um no seu quadrado.
–Disable JavaScript: desativa o javascript, este também é óbvio pelo nome. Derruba muitos paywalls sem esforço. Deixo o botão na barra de ferramentas para acessar rapidamente.
–NoSquint Plus: controla o zoom por domínio, assim qdo aumento em uma aba, a outra fica como está, impede a mudança global do zoom.
–Print Edit WE: permite a edição de uma página antes da impressão, nunca usei todas as funcionalidades, mas é útil para remover coisas que não se quer impressas.
–Menção honrosa – DownThemAll!: usava muito antes dos torrents da vida, agora está até desativado, mas é ótimo para baixar arquivos grandes ou até sites inteiros.
É essa a minha contribuição.
Achei muito útil essa de controlar o zoom por aba, algo que faz falta principalemente quando aumento em uma página para melhorar a leitura. E essa para separar as abas por conteiners é perfeita pra esse uso, lembro que testei uma vez o Floorp, um fork do Firefox e vinha ativada essa opção, muito bom!
Firefox:
– Corretor gramatical e ortográfico — LanguageTool
– Enhancer for YouTube™
– Facebook Container
– Integração com GNOME Shell
– Obsidian Web Clipper
– uBlock Origin
ublock Origin, Dark Reader, Sponsor Block para Youtube. Todas no Firefox.