Smartcoisas para “smartificar” a casa

Recentemente adquiri uma Apple TV compatível com o protocolo Matter e estou pensando em dar os primeiros passos na “smartificação” da minha casa. Considero inicialmente uma fechadura eletrônica para a porta principal, porém não conheço muito as soluções disponíveis no mercado nacional. Vocês conhecem e indicam alguma marca específica? Quais outras “smartcoisas” vocês usam e recomendam, sem transformar o domicílio em algo digno do perfil internet of shit?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

12 comentários

  1. Cara, espertalhei uma parte da iluminação de casa e não faria de novo.
    Não que seja ruim, resolveu meu problema de chegar tarde e as luzes estarem apagadas e também é legal porque dá uma enganada que tem gente em casa, mas essas coisas podem ser resolvidos com outros produtos desconectados mais simples, mais confiáveis e mais robustos.
    Volta e meia alguém perde a conexão – o ar condicionado da Midea é campeão neste quesito – nos momentos mais impróprios e nos locais mais inconvenientes, as vezes precisa resetar para reconectar.
    A Echo da Amazon é um hub zigbee mas nem tudo é compatível, sendo que o zigbee foi criado para colocar (des)ordem na casa, vai vendo. Os caras vão empilhando os protocolos.
    Alguns produtos funcionam só com rede local mas outros exigem conexão com a internet, e aí no dia que vc ficar sem internet não acende a luz. Se vc comprar de marcas diferentes vai ficar com um monte de aplicativos no seu celular e se comprar da mesma marca pode ser que não encontre tudo o que quer.
    Uso a Alexa para centralizar a coisa mas nem todas as funcionalidades estão lá. É um saco! Precisava existir um protocolo padrão e a gente escolher qual software quer usar, como email. Do jeito que está é muito ruim.
    É uma experiência de administrador de rede, se vc não faz profissionalmente vai fazer em casa, sem receber. Pode ser divertido até sua mulher dizer que não consegue achar o cachorro porque a varanda está apagada.
    P.S.: a luz acende sem internet, só exagerei para dar impacto. De qualquer forma se vc pedir para a Alexa acender a luz ela vai dizer que está com problemas. E eu respondo: problema tenho eu que não consigo acender a luz sem internet.

  2. Fechadura eletrônica é algo que eu não abro mão da qualidade. São caras sim, mas fechaduras da marca Yale são ótimas, compatíveis com SmartThings, Home Kit, Home Assistant, Hubitat, entre outros sistemas.

    1. Eu já fui na contramão, acabei pegando uma fechadura Pado, com nfc tags e senha, mas sem nenhuma forma de conexão smart, com medo de algum exploit maluco e da dependência por atualização de segurança.

      1. Fui no mesmo caminho de pegar uma fechadura mais “dumb”, sem conectividade. Escolhi uma Yale com senha única (mais tranquilo de administrar) + cartão RFID. Por outro lado, peguei alguns sensores de presença para janelas (moro num apê de 1º andar) para trazer um nível mínimo de alerta caso alguém resolva fazer uma visita indesejada.

        1. Bem observado.

          Meu problema com cartão RFID é o que acontece se eu perdê-lo. Meu sonho era conseguir clonar um RFID com meu telefone e deixar ele como chave, pra nem da chave eu precisar mais.

  3. Você já tem um excelente HUB, que é a Apple TV, vai permitir que dispositivos compatíveis funcionem inclusive off-line.

    Você pode comprar itens que são suportados pelo HomeKit oficialmente pelos fabricantes, ou também os com firmware alternativo, como vendidos pela Athon no aliexpress (excelente, recomendo).

    Você também pode manter “tudo” no HomeKit por alguns caminhos, como usando um pequeno computador (estilo raspberry pi, que pode ser mais fraco inclusive) com HomeKit, ou usar um raspberry pi 4 ou algum computador parado ai (ou um mini PC com processador n5095, N100, ou um mais antigo, celereon J4xx).

    Sobre matter especificamente, ainda é bem novo, então sempre veja review de compatibilidade, pois muitas vezes há pequenas diferenças entre plataformas (certas funções aparecem numa, mas não noutra plataforma).

    Uma boa opção também é comprar (via aliexpress mesmo) HUB zigbee, para usar sensores com essa tecnologia. Usando hub zigbee aqara, poderá usar os excelentes sensores desta marca (os que mais gosto e tenho como mais confiáveis), ou usando um hub zigbee Zemismart muitos sensores tuya funcionarão no HomeKit (todos da zemismart e muitos outros de outras marcas).

    Se quiser, pode inclusive ter os 2 HUB adicionais, mas eu ficaria num só.

    Algumas observações:
    1) Matter ainda é novo, certifique-se de checar disponibilidade e principalmente a real compatibilidade com quem já tenha testado.

    2) não sei quanto os sensores a bateria matter consomem de energia, mas é um ponto a observar. Um sensor de abertura e fechamento de portas com tecnologia wifi, além de demorar mais para responder, consome 1 bateria em 4 meses; Um sensor do mesmo tipo, mas com tecnologia zigbee, instalado na mesma porta, teria uma duração de bateria superior a 1 ano (os da aqara comumente passam de 2 anos sem ter que trocar bateria).

    3) cheque as comunidades brasileiras de automação em geral, não somente as de HomeKit propriamente, como a homeassistantbrasil, inteligência em casa (essas duas no telegrama e site) atilio catalano (YouTube) entre outros.

  4. Eu tenho um HomePod, e por enquanto é bem difícil achar coisas compatíveis com ele (e mais difícil ainda com Matter), então tenha isso em mente quando for comprar.

  5. De cabeça mesmo eu só lembro da Intelbras. Porém acredito que outras marcas (como Midea, Positivo e Multilaser) possuam suas versões de fechadura eletrônica.

    A realidade é que a maioria dessas marcas nacionais pegam um produto chinês e o relancam aqui no Brasil com marca própria. Por isso a fama de “baixa qualidade” que algumas dessas marcas têm.

    Quanto a outras smartcoisas, aqui em casa eu venho comprando várias tomadas inteligentes pra automatizar quando alguns aparelhos ligam e desligam. Eu uso principalmente naqueles repelentes eletrônicos que ficam na tomada, pra ligar só durante a noite e não consumirem a carga toda. Também uso em um ventilador e abajur do quarto, pra desligar/ligar na hora de dormir e acordar.

    1. Aqui no Brasil, essas tomadas inteligentes são cerca de 100 reais (com um preço um pouco menor numa promoção). Eu gosto de comprar elas no AliExpress, elas ficam por 40 reais ou menos com certa frequência.

      Com elas dá pra automatizar um bocado de coisa, desde desligar o carregador do celular até ligar a cafeteira pela manhã. Eu uso até pra programar as luzes da árvore de Natal em dezembro, pra acenderem somente durante a noite.

      Eu tenho dois “sonhos de consumo”: um “apertador de botões” universal — pra programar aparelhos que necessitam de uma pessoa pra acionar o botão — e um fechador de cortinas inteligente. O problema é que eles são um pouco mais caros (o apertador de botões nem tanto) e além disso, necessitam de um hub bluetooth (outro aparelhinho) pra conectar em algum assistente (Google Assistente, Alexa…).

      1. Bem interessante a ideia das tomadas inteligentes! Acredito que meus usos seriam semelhantes aos seus, vou pesquisar mais sobre. Obrigado pelas dicas!