Roku, Chromecast ou Firestick, qual a melhor caixinha?

Um amigo tá precisando comprar um desses aparelhinhos de deixar “smart” uma TV antiga. O que vocês diriam que vale mais à pena hoje?

Eu tenho um chromecast e acho super prático, mas não gosto por ser Google.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

37 comentários

  1. Tive um Firestick, era muito lento. Acho que nas versões mais modernas deve ser melhor. Comprei um Roku Express e sou bem feliz com ele. Tem quase todos os streamings que eu uso (exceto o Starplus). Tem Airplay nativo, preço bom e acho bem simples de usar. O aplicativo também funciona como controle remoto e permite ativar o som em um fone bluetooth conectado ao celular. Com a vantagem de escapar um pouco de Google e Apple.

  2. Eu tenho um Fire Stick na TV da sala e um Roku na do quarto.

    Eu prefiro o Roku. Bem mais leve, fácil de baixar os apps e de configurar. Ele tem todos os principais serviços (Netflix, Prime Video, HBO, Disney+, Globoplay, Youtube, Apple TV+, Paramount+, DirecTV Go, Pluto tv, Mubi) e anunciaram que o Star+ chega em breve (https://disneyplusbrasil.com.br/o-app-do-star-finalmente-vai-funcionar-em-dispositivos-roku/). Mesmo sem o app, porém, não tive problemas para usar porque o Roku é compatível com o Air Play da Apple. Então era só espelhar do celular, coisa que não consigo fazer no Fire TV. O Roku parece ser uma opção melhor para usuários de iPhone também porque tem o app do Apple Music, que não está na Amazon. A interface é bem simples. Os apps que você adicionar aparecem na tela inicial e é isso. Tem um box de propaganda fixa ao lado e outro que aparece quando a tela entra em modo de espera. A simplicidade é uma vantagem para quem tem menos familiaridade com tecnologia. Minha mãe conseguiu usar o Roku sem dificuldades, mas ficou confusa com o Fire TV. O controle não é muito bonito, mas funciona bem.

    Já o Fire Stick é mais “moderinho”. Tem um controle elegante, uma interface mais bonita e a Alexa integrada. Eu não uso comandos de voz, mas para quem usa é muito prático. Basta apertar o botão do controle e falar nele. Já a interface mais bonita acho que tem poucas – pra não dizer nenhuma – vantagens. Tem um carrossel que fica rodando propagandas na parte de cima (com som, se vc não lembrar de desabilitar) e o acesso aos seus apps fica logo abaixo. Alguns serviços são mais integrados e dão um preview do que está disponível na plataforma só de parar o cursor em cima do ícone do app. Só que isso tudo deixa o sistema mais pesado, então ele demora mais do que o Roku para iniciar e dá pra perceber uma lentidão na rolagem da tela. Fora isso, não tem o app da HBO (dá para instalar via apk, com uma loja alternativa).

  3. Eu iria (e fui) de Chromecast with Google TV “chromecast 4”. Comprei no mercado livre. Dá pra ser usado como Chromecast tradicional (fazendo cast pelo celular) ou usar pelo controle remoto, pois vem com Android TV. Possui todos os apps que uso, inclusive o Apple TV+, o controle controla o volume da TV também e até o input.

    A única questão é ser do Google. Mas eu não tenho ainda questões com isso.

  4. Tenho uma Mi Box S 4K, que uso em uma TV FHD desde que o app do Youtube parou de funcionar (acho que foi em 2018 ou 2019).

    Eu só uso a TV a partir do Mi Box, é excelente. Nunca tive problemas com a limitação de hardware dele. Para serviços de streaming, youtube, música e emuladores antigos, me atende muito bem.

    Nunca mais acompanhei outras “caixinhas smart”, já que essa me atende bem. Se tem novos lançamentos, com mais funções, Android TV mais atualizado.

    O único ruim é que não consigo ligar ela por comando de voz. Mas fora isso, é possível só usar o controle da Mi Box para ligar automaticamente a TV.

    1. Também tenho uma dessas e sou bastante satisfeito com o que entrega. O acabamento do controle parece frágil, mas não tive problemas em alguns anos de uso. Gosto da presença da conexão Bluetooth, muito usado na hora em que minha filha está dormindo.

      1. Logo no começo eu comprei uma capinha de silicone vermelha, para proteger e conseguir achar mais fácil quando o controle “some”.

        Isso do controle ser BT é muito bom mesmo, não precisar apontar para a TV para funcionar.

      1. Estranho, sinto zero lentidão. Isso que atualizei a versão do Android, o que dizem que acaba deixando mais lento.

        Mas de hardware mais parrudo, acho que só a Nvidea Shield, mas é muito cara.

  5. Vou comentar para acompanhar a discussão, pois é um assunto que me interessa também :)

    Eu não sou nenhum um heavy user, mas tenho um Firestick e um dos primeiro Chromecast. O Firestick é mais prático devido ao controle remoto próprio (não precisa do celular para usar como o Chromecast), mas sinto falta do app do HBO Max e, não sei se é somente comigo, mas não consigo assistir nada legendado no Star+, a legenda falha demais. Alguém mais tem esse problema?

  6. Tenho um fire stick e atualmente pegaria o mi stick, pois acho que ele é o único com chromecast integrado.

      1. Tenho ele. Android TV está em sua ultima versão (é o aparelho de android mais atualizado da historia se não me engano), e corre tudo liso (tem wifi 5G mas prefiro SEMPRE rede cabeada pois é gigabit).
        Como tudo… HEVC 2160p com som 7.1 e HDR em arquivos próximos a 100G de meu servidor, além de todo ecosistema do google claro :)

        O que esse de 2015 (e 2017) não tem porém é Dolby Vision… mas nem minha TV :(

      2. Na verdade, a última versão do SHIELD TV (e o TV Pro) é de 2019, que ainda recebe suporte da NVIDIA com inúmeros patches — ano passado, recebeu o Android 11. O hardware é incomparável. Por $199 (na versão Pro), não há, de fato, outra opção melhor; o problema é pagar ~2.5K no Brasil. :(

      3. Tecnicamente é um processador similar, se não igual, a um Switch. Dessas Android TV é melhor hardware, tanto que deve ser um dos únicos que você consegue rodar um Plex Server nele

  7. O Firestick tem dois atrativos que podem influenciar na compra:

    – Comandos de voz e integração com a Alexa pelo controle remoto – pode ser útil se a pessoa já for habituada com o ecossistema da Amazon e tiver outros aparelhos Echo.

    – Integração com controle da TV – permite ligar/desligar e mudar o volume da TV usando o mesmo controle do Firestick, isso reduz a quantidade de controles para “mexer” na televisão. Só presta atenção pra comprar a versão do Firestick com comandos de TV, que possui um preço um pouco mais alto do que a versão sem comandos de TV.

  8. Uso e estou muito satisfeito com o box da intelbras, Smart Box Android TV IZY. A interface é do android TV, assim tem todos os aplicativos da play store. Controle remoto via bluetooth e também uso fone com esta conexão. Já usei a opção de abrir arquivos de pen-drive com o VLC.

  9. O Roku é bem leve e rápido no uso, Max bem restrito pra apps como já disseram aqui. Tenho um Chromecast da Realme, é meio pesadão, mas bem aberto a apps. Dia desse instalei nele o Newpipe, queria ver youtube sem ads. Funcionou, mas a imagem ocupava só 1/4 da tela. Tirei e aceitei as propagandas do YT

    1. Eu uso sem problemas o NewPipe no Firestick. Só tem que se adaptar na navegação das teclas dele, já que não foi feito pra isso.

    1. Tiago, eu ia até perguntar sobre isso mesmo, se puder me ajudar: além do Firestick, quais outros não dependem de um celular?

      É que preciso de um para a TV da minha mãe para assistir YouTube, Netflix e outros do gênero, mas sem depender de um celular.

      Preciso ver as opções e avaliar os prós e os contras para decidir.

      1. Se ñ me engano, o Roku tb ñ precisa. Se fosse para escolher, por já ter tido experiência, iria de Firestick, pode pegar até uma promo no Prime Day.

  10. Um colega de trabalho fez a mesma pergunta com os critérios de preço e ter HBO Max sem gambiarra pra instalar (ele Tb não usa app de Iptv pirata ou Claro TV). A conclusão foi pelo Roku.

  11. Firestick permite instalar app de fora da loja, já o Roku é bem mais restrito. Um recurso legal do Roku é poder transmitir o som do aparelho pra um fone bluetooth ou com fio, atraves do app. O controle do firestick é bluetooth e o do roku é infravermelho, tem que apontar o controle pro aparelho. O chromecast mais novo tem android TV, então o sistema é melhor do o firestick.

  12. Eu gosto bem mais da firestick.
    Em comparação com o Chromecast, acho vantagem não precisar do celular pra usar.
    E em comparação com o Roku, a firestick tem mais aplicativos disponíveis (Star+ não tem na roku, por exemplo) e tb permite instalar apps que não estão na loja oficial.

    1. Eu tive um dos primeiros Chromecast lançados. Durou anos até eu quebrá-lo fisicamente por acidente. Depois comprei um Firestick e gosto muito. Nele instalei alguns apps de fora da loja, como o NewPipe e até a Reiseup VPN.
      Pensava que os novos Chromecasts não dependessem do celular, já que tem controle.

      1. Realmente a experiência que tive com o Chromecast foi com a segunda geração, e esses dependiam do celular. Confesso que os novos eu não conheço.. talvez funcionem sem o celular.