Repercussão do South by Southwest (SXSW): está sentindo?

Vocês estão acompanhando alguma coisa do South by Southwest, o evento de inovação anual que acontece em Austin, EUA?

Hoje li esta matéria do Fabrício Vitorino a respeito da apresentação da Amy Webb, uma futurista, que todo ano lança um relatório de tendências no evento. Achei um negócio tão descolado do momento, quase anacrônico — esse papo de valor, propriedade e uso de dados não é novo, existe desde pelo menos 2016.

Queria ajuda. Se toparem com algum material bacana, interessante e/ou curioso sobre o SXSW, avisem aqui, neste tópico. Meu objetivo é ter mais (e bons!) subsídios para, mesmo de longe, formar uma opinião do evento.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

4 comentários

  1. Eu só sei que esse evento existe porque o B9 cobre todo ano, mas nunca peguei muito bem qual é o grande X da questão, parece muito um monte painéis com gente tentando adivinhar o que vai rolar no futuro, eventualmente um deles acerta e colhe os louros.

  2. Confesso que só conheço a SXSW por algum episódio de podcast (acho que foi o Braincast) que falava sobre a feira e isso porque algum dos integrantes foi convidado ou foi por uma empresa, não lembro direito.

    Fora isso não entendo muito do que se trata e é raro aparecer muita coisa relacionada a ele na minha frente.

  3. Cara, ODEIO essa Amy Web. Faz eu parar de escutar o TWIT cada vez que ela é convidada. É como quem vende hardware de audiófilo: tem um publico que compra sua ideia, mas é um publico BEM específico, e na falta de melhor palavra, BEM idi… específico.
    Agora a grande novidade dela é chatgpt, e o mundo vai mudar pois ela prevê que essa AI que ela nunca previu vai ser usada como ela está sendo usada, e com o tempo será mais barato de manter (ok, ela prevê que ciclos de computação tentem a baratear…).
    Claro, a conclusão dela é que em AI “estamos exatamente neste ponto de virada”, a conclusão que outros futurólogos aqui do manual já mencionaram no passado. Desculpe, somos apenas “outras pessoas”.

    Catando aqui rápido, outras previsões delas: vamos parar de usar smartphone, haverá no futuro breve um boom de bebes (sim…) e, claro, a web3 vai mudar tudo!

    Já sobre a SXSW… tentei achar e não encontrar, já foi relevante algum ano, já teve algo que foi importante ali? Tipo… na falida E3 víamos grandes jogos e videogames anunciados, o Oscar faz bilhões de dólares girar premiando grandes obras, e… SXSW faz o que? Serio, não achei mesmo :|

  4. Vi que tinha algumas coisas de realidade virtual, mas isso porque um amigo de trabalho agora tá trabalhando na Pico XR, que faz capacetes de realidade virtual.