Eu: 13 anos (e subindo). Considero 10 anos em um PC bem comprado hoje…
Extendendo:
Eu achei fascinante a pergunta sobre quanto tempo um PC pode durar. Antigamente, costumávamos trocar nossos computadores a cada 2 ou 3 anos, pois eles ficavam lentos e quase inutilizáveis. Mas com o passar do tempo, a tecnologia evoluiu e hoje em dia, eles duram muito mais do que costumavam durar.
Na minha experiência, acho que a placa mãe é a parte mais importante do computador, já que tudo pode ser trocado, exceto ela. Eu ainda tenho um Optiplex 980 de 2010, que tem um processador I7 870 (1ª geração!) com 8 GB de memória DDR3 e uma GT 1030. Ainda uso como uma máquina secundária para testar novas distribuições do Linux ou ideias malucas. Mesmo depois de tanto uso, ainda está funcionando bem.
Devido a essa experiência, agora eu compro computadores pensando em durabilidade. Eu espero que eles durem pelo menos 10 anos, pois não jogo jogos pesados neles. O meu PC atual é um Optiplex 7070, com um processador I5 9500 e 16 GB de RAM, usando o Intel 630 onboard e um SSD NVME. . Comprado em 2019. Meu notebook é um Inspiron 7560, com um processador I7 7500 e 16 GB de RAM, com uma placa de vídeo Gforce 940MX, de 2017.
É incrível ver como a tecnologia evoluiu nos últimos anos, permitindo que os computadores durem muito mais tempo do que costumavam durar. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto!
Por mais incrível que pareça foi um Positivo. Durou uns 7 anos e ainda passei pra um primo que continuou usando por mais um tempo.
Tenho um Dell daqueles pítico, mas com uns 5 anos de uso ele já engasga.
E MacBooks Pro foram as melhores máquinas, tem um de 2012 que ainda está funcionando nas mãos da minha irmã. Um
MacBook Air 2018 q ainda está bala, mas a Apple de forma nojenta, cortou att
Tenho desde 2013 um ultrabook Samsung 530U3C com i7 de 3ª geração e 12 GB de RAM, 4 GB originais e mais 8 GB que adicionei em 2019 (único upgrade). Atualmente está com meu filho para realizar atividades escolares e uns joguinhos de leve (principalmente Minetest) e funciona muito bem. Instalei o ZorinOS nele, mas está com dual boot com Windows 10 [que é usado por mim em caso de necessidade e última opção (precisei assinar digitalmente PDFs no Adobe, se alguém souber de alguma alternativa pra Linux, por favor avise)].
Eu usei esse notebook pra trabalho até meados de 2020. Depois fiquei 1 ano e meio com um notebook HP básico e em dezembro de 2021 troquei por um Asus Zenbook UX425, que está rodando Fedora desde o primeiro dia comigo e espero que dure ao menos 5 anos de uso diário (nada pesado e sem jogos).
Tenho um Inspiron 1545 comprado em 2009 que ainda funciona hoje. O cabo flex da câmera e microfone deixou de funcionar com uns 6 anos de vida, mas como não usava webcam, nem senti falta. Em geral, ele funciona. Uns anos atrás coloquei um SSD, 6GB de RAM e hoje o problema é o processador, é um dual core T4200, não dá conta dos navegadores e sites de hoje.
Mas em 2021 minha esposa usou ele por uns tempos no mestrado, com word e teams instalado, suava mas funcionava. Isso porque o Lenovo que tínhamos comprado 1 ano antes deu pau, fritou cpu.
Ano passado tentei usar ele como servidor, mas a falta de uma placa de rede gigabit deu uma limitada como servidor de arquivos. E o processador velho não dava conta de fazer transcoding no plex. Então ele tá lá como computador backup do backup.
Embora esse Inspiron ainda funcione e quebre um galho aqui e acolá, já desde 2013 que não o uso como computador principal, pois na época já usava um desktop core2quad, que em 2016 fiz um “upgrade” para um AMD FX8320E (que já era defasado na época, mas era barato… tenho dessas) e que ainda uso hoje em dia, inclusive ele suou para rodar Elden Ring, tive que fazer um leve overclock.
(Edit: Ghedin, se der pra editar o post em cima e colocar o texto desse ali no original, agradeço)
Em 2014, comprei um Asus i3 4gb que me serviu bem até 2020. A grande longevidade dele se deu pois troquei o compartimento de DVD por um SSD que salvou ele. Em 2020 cheguei a trocar a bateria por uma mais parruda e botei mais RAM.
Em 2020 com a pandemia e essa história de videochamada ele sofreu bastante- não dava para navegar no PC enquanto fazia a video. Além disso, ele era bem pesado para ficar carregando por aí.
Ele ainda funciona bem – dei para meus pais, que fazem um uso bem mais tranquilo.
Em 2020, acabei trocando ele por um Samsung Book i5. Sinceramente, foi um aumento na qualidade de vida, principalmente por causa da dependência atual das videochamadas e do peso (kg).
Mac 2019 aqui, firme e forte.
Mas tive um Acer (vai lembrar qual agora) que durou uns 8 anos.
O computador com que fiquei mais tempo foi um notebook da Sony Vaio comprado em março de 2007 com o à época recém-lançado Windows Vista, um processador Dual Core de 1.6 GHz e incríveis 1 GB de memória RAM.
Usei ele por exatos 10 anos, quando substituí por um Dell genérico em 2017.
Esse dell usei por 3 anos, quando comprei um notebook gamer. Esse usei só por 2 anos, quando comprei um MacBook.
O único notebook que realmente utilizei “até o final da vida útil” foi esse Sony Vaio, em 2017 ele era uma carroça emperrada.
Tenho um Lenovo Thinkpad T430, Core I5, 8GB RAM e 2 SSDs. Velhinho, porém funcional.
Qual seu PC que mais durou? 17 anos (!). Tenho um notebook toshiba de 2006, ainda funcionando muito bem. Coloquei um SSD, troquei a ram pelo máximo de 4Gb permitidos (ele tinha só 2), instalei Linux Mint XFCE, e tudo está rodando. ele está meio sem uso, mas já usei para estudar textos e fazer anotações, e ver sites de streaming e navegar na internet.
E quanto espera durar o atual? Tem 10 anos e subindo, um all in one Sony de 2013, com 8gb ram. Troquei hd por ssd (praticamente a única troca que dá para fazer em allinone), instalei biglinux e windows 10, e ainda está indo bem. Para coisas no pacote office, navegação e etc vai indo muito bem. Só jogos que não roda se for AAA mais recente.
Honestamente acho que o que pesa são os trabalhos com gráficos, quem não trabalha com autocad, animação, design (exceto se for de imagem 2d ?), jogos, ou precisa abrir 10 abas de internet ao mesmo tempo, acho que se botarem um SSD bom (300gb ao menos), e tiver 8gb de ram ou até mesmo 4, um processador não batata, qualquer notebook de 2000 e poucos funciona até hoje.
* ou funcionaria na teoria, já que pode ter programa não gráfico que só roda em sistema operacional mais pesado tipo MacOS ou windows 11 (seja porque precisa de mais recursos ou só canalhice mesmo, tipo aplicativo de email da apple que não instala em notebook de 2010s por ”razões técnicas” (pra obsolescencia programada)). Se bem que para windows 11 tem umas versões ”reduzidas” não oficiais que talvez desse para instalar. Obviamente programas gráficos (exceto para 2D ?) não estão incluídos na minha generalização.
Por trabalhar desde sempre com softwares gráficos, atualização de computador foi sempre necessário no meu uso. O que durou mais foi um laptop Acer Aspire comprado em 2015 e que funciona bem até hoje (com outra pessoa). Meu atual é um Acer Nitro 5 comprado em 2020 com 32GB RAM, 4TB de SSD (2 nvme e 2 sata), i7-9750H e GTX 1650 4GB, que espero durar até 2026, quando pretendo trocar.
MacBook Pro Early 2010. Coloquei SSD, fiz upgrade de memória e instalei o Ventura na base da gambiarra. Tá aí na atividade até hoje. Um pouco mais lento com o Ventura do que com o High Sierra mas tive que fazer o upgrade por conta da compatibilidade de apps.
Tentei usar Linux mas ele simplesmente destrói a bateria.
Os computadores Frankenstein do início dos anos 2000 duravam um bocado, mas trocava tantos componentes que caíamos no paradoxo do navio de Teseu. Sei lá se dava para considerar o mesmo computador depois de trocar um monte de coisas.
O MacBook Pro (2015) que eu usei até ano passado durou um bocado: sete anos, e ainda tem lenha para queimar.
Boa. Sendo assim tô com meu primeiro PC até hoje. Era um 486 que herdei do meu pai. Claro que não tem um capacitor hoje que é o mesmo, sempre troquei as peças aos poucos
Cara, meu último pc durou 8 anos. No caso era um notebook i5 da Dell. Nele eu troquei hd por ssd e deixei com 8gb de memória. Só troquei ano passado, por um Samsung Book i7, que comprei na black friday.
Meu notebook, um ideapad s400u, fará 10 anos em julho. Já penso em trocá-lo, queria um com DDR5 pra mais 10 anos de vida, mas o preço do hardware ainda tá muito caro. (Vai ficar acessível um dia?)