🔗 [PDF] Notas sobre a experiência e o saber de experiência (e o twitter)scielo.br

Queria compartilhar este que é um dos meus textos preferidos sobre educação — mas não só.

Em sua defesa do saber de experiência em oposição a um saber orientado pelo acúmulo de informações, o autor praticamente descreve o dia-a-dia do twitter vários anos antes do twitter existir:

Em segundo lugar, a experiência é cada vez mais rara por excesso de opinião. O sujeito moderno é um sujeito informado que, além disso, opina. É alguém que tem uma opinião supostamente pessoal e supostamente própria e, às vezes, supostamente crítica sobre tudo o que se passa, sobre tudo aquilo de que tem informação. Para nós, a opinião, como a informação, converteu-se em um imperativo. Em nossa arrogância, passamos a vida opinando sobre qualquer coisa sobre que nos sentimos informados. E se alguém não tem opinião, se não tem uma posição própria sobre o que se passa, se não tem um julgamento preparado sobre qualquer coisa que se lhe apresente, sente-se em falso, como se lhe faltasse algo essencial. E pensa que tem de ter uma opinião. Depois da informação, vem a opinião. No entanto, a obsessão pela opinião também
anula nossas possibilidades de experiência, também faz com que nada nos aconteça.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.