Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

9 comentários

  1. conforme já foi comentado, talvez seja mais interessante vc comprar um Raspberry Pi (recomendaria alguma variante mais barato lá na china, tipo a Orange pi, veja https://www.youtube.com/watch?v=uJvCVw1yONQ) já que, vc teria mais controle, poder de processamento e teria mais funções. se vc instalar o openmediavault conseguiria fazer raid, exibir em rede e ser notificado em caso de falha.

    1. Já pensei nisso. O lance é que queria aproveitar o que já tenho. Se fosse comprar um treco desse era pra ter mais uso tipo um servidor DNS, selfhostear um agregador rss, além desse uso, e acho que um treco desse não ia dar conta de tudo isso ao mesmo tempo.

  2. Acho que rola sim. Eu já usei um ASUS RT-N66R pra isso, era basicamente um drive na rede que eu jogava arquivos e usava pra ver filmes na TV. Acho que ele tinha servidor de DLNA, mas também usei com SMB e o VLC instalado na TV.

    Eu deixei ele com um HD antigo que tinha mais de 10 anos e serviu bem pra esse propósito. Ele tinha uma fonte de energia própria, acho difícil o roteador ter energia o suficiente pra um HD também.

    O lado ruim é que você não consegue fazer RAID, monitorar a saúde do disco, etc. Tem que considerar que é só um armazenamento temporário que pode falhar a qualquer momento.

  3. Já tive um roteador com entrada usb, mas nunca consegui fazer funcionar com o hdd que eu tinha.

  4. é sim!

    mas tem que ver se o seu roteador tem suporte, e depende do que vc quer fazer tb, vai usar só como backup? vai usar pra fazer streaming de vídeo de alta resolução?

    1. O que eu pensei seria pra 3 usos, o utilizando como se fosse um drive de rede. Backup, armazenamento e tocar musicas FLAC (inclusive em alta definição) e armazenamento e jogos emulados. Não usaria com algo que necessitasse de processamento nele. Só mesmo o armazenamento e transmissão via rede.

      1. Eu confiaria mais em algo como um Raspberry Pi logado na rede e gerenciando o hd como um NAS do que um roteador. Não tive boas experiencias com o setup que você propõe: tudo era extremamente lento, mesmo com usb 3.

      2. tem que ver a potência, mas roteador que não é comprado pensando nisso, geralmente não tem potência para tal

        se for usar, vai testando um serviço por vez.