A Palantir publicou seu manifesto no X e é como eu digo – ali sim é um pessoal “pure evil”. Google, Meta, Amazon e outras são velhinhas boazinhas servindo biscoitos perto da Palantir. Os caras acham mesmo que o mundo deve virar uma tecnocracia comandada por nerds do Vale do Silício.
Aliás tenho a teoria (da conspiração) de que todo esse movimento de identificação de idade, leis felcas mundo afora tem o dedo delos pois são grandes fornecedores desse tipo de tecnologia pro Pentágono.
Yanis Varoufakis inclusive já mandou a real: https://x.com/yanisvaroufakis/status/2045981489603461309?s=46
7 comentários
Basicamente um manisfesto do tecnofascismo e da da eugenia cultural?
A ideia de supremacismo cultural americano sempre latente entre eles, um total de zero pessoas surpresas com isso.
Sobre sua teoria da conspiração, acho que é mais simples que isso: as pessoas começaram a cobrar pelas atrocidades que vem rolando dentro das plataformas, os governos foram obrigados a dar alguma resposta, mas o lobby das big techs é tão grande quanto elas, e reverteu a situação a seu favor: o que deveria ser uma cobrança por transparência algorítmica e um basta na economia da atenção, virou “verificação de idade”, facilmente transformada em maior poder pra coletar mais dados com a desculpa de “proteger crianças”.
Saiu uma ótima “tradução” para humanos no The Verge, que eu acho que vale a leitura.
Acho que só existem duas diferenças entre a Palantir e outras big techs do Vale do Silício:
Dá para fazer uma conexão de continuidade entre esse monte de lixo do Alex Karp e a ideologia californiana, que debatemos no início do mês no grupo de leitura.
Outra conexão possível é com o “manifesto tecno-otimista” do Marc Andreessen, de 2023.
Quanto antes o mundo se der conta de que o destino do Vale do Silício é impor uma tecnocracia das mais fajutas, mais rápido sairemos desse buraco.
é até difícil saber por onde começar, pq os caras conseguiram reunir todo o lixo da ideologia americanoide nesse texto. o bom, talvez, é que fica mais fácil cobrar quem se associa com eles.
e eu queria concordar com vc sobre essas big techs, mas acho que são a mesma coisa, com um grau de dissimulação maior (oq as permite permanecer flutuando acima dos debates ideológicos). se bobear, elas que constroem um ambiente onde é possível surgir aberrações como essa palantir
Perdoem o post cheio de erros de português pois estou no celular e sem óculos.