Não sei quem se interessa pelo assunto, mas eu achei a discussão interessante pra quem curte quadrinhos e também pra quem está interessado na “ascenção” de produtos culturais associados a alguns países do Oriente (Japão, Coréia e também China). No fim, o produto cultural que vende bem é o que é feito com mais esmero é uma conclusão um pouco “fácil” demais pra mim, mas eu ainda achei o ponto de vista interessante e tranferível pra música/filmes/séries.
Talvez o ponto aqui é que os Mangás se consolidaram como um tipo de produto que atende a todos sem preconceitos. Quadrinhos (os Comics americanos e até os brasileiros) tinham muito uma percepção que “é coisa de criança”. Só que um detalhe sobre Comics é que geralmente há boas histórias em nível estilo “mangá” – conflitos políticos, preconceitos…. X-Men é o melhor exemplo, claro.
Como dito pelo Érico, o ponto é que as “Comics” também não tem exatamente um começo-meio-fim. Pode se adquirir histórias fechadas, mas o início disso tudo já tem mais de quase 100 anos, muitas vezes com histórias no estilo “American Way of Life” (Sempre o “melhor cara, que é dos Estados Unidos” consegue algo e muda a cabeça das pessoas).
Já as histórias nos Mangás (e também em quadrinhos europeus por exemplo) tem diversas formas, mas raras vezes “nacionalista”. Apesar da história política, isso tem a haver com relações entre pessoas, mas não idealizando que país A é melhor que B.
Algo interessante também é ver as produções de pessoas mais jovens sobretudo no webtoon, mesmo quando o autor é estadounidense, o traço puxa bastante pro mangá.
Me incluo nisso, aprendi a desenhar com aqueles guias de “como desenhar mangá” da vida rs, é nostalgico até.
Quanto a mídia, nunca me interessei pelas “comics” honestamente (e tive exposição por conta do meu irmão), me parecia uma iteração da mesma coisa e do mesmo personagem, já mangá, ignorando o shōnen de lutinha padrão, tem tanta coisa variada, e muitos com histórias fechadas em poucos volumes, isso que me fisga até hoje.
É realmente notável que os webtoons são geralmente estilizados como mangá mesmo. Curioso notar mais essa semelhança.
Muito bom o texto. Na hora eu pensei em outras mídias. O cinema só não pegou eles por que eles não sabem ler legendas.
Mas isso não é restrito a arte, o que sobrou da indústria norte americana de automóveis? Ford e GM? A Toyota já tinha dado um pataço neles la na década de 80.
Realmente o negócio de legenda pega mesmo e mesmo assim ainda tem Parasita ganhando oscar e Bolywood e outros produtos indianos invadindo tudo nos EUA, Europa e no Brasil.
E pegando o argumento do texto, depois de parasita o que mais teve foi filme de Hollywood copiando o estilo de critica ao capitalismo (Longe de mim afirmar que esse tipo de crítica foi inventada no Parasita, mas não dá pra negar que a producão explodiu depois do Oscar dele)
Sim James. E da pra lembrar também quantas produções de Hollywood são versões de outros filmes estrangeiros de sucesso…. E a maioria ficou pior que as originais. (Eu nem tive coragem de ver Oldboy USA).
Eu também nunca tive coragem de ver o OldBoy americano não. Vou te dizer que tinha até esquecido que esse crime tinha sido cometido 🤦♂️.