🔗 Golpistas geram boletos falsos de seguros de saúde na internet e embolsam mais de R$ 4 milhõesg1.globo.com

A empresa dos golpistas tem, inclusive, registro verdadeiro na junta comercial de São Paulo, e os investigadores dizem que as vítimas relataram uma mesma estranheza: quando buscaram a seguradora no Google, para tirar a segunda via do boleto, o primeiro nome que aparecia era o da empresa da quadrilha.

Para o delegado, é um indicativo de que os estelionatários pagaram ao Google para dar destaque ao anúncio deles, o chamado impulsionamento.

Se há uma coisa que eu tava pensando há um bom tempo é quanto essa questão do SEO está um porre. Antigamente era fácil ver as empresas principais como estando em primeiro lugar, mesmo acima de anúncios.

Com o perdão do trocadilho, mas nunca vi SEO ladrão tanto quanto agora…

(E provavelmente essa matéria deve ajudar na questão da PL da Fake News. A Globo tá indo com tudo em cima do Google… :p )

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

16 comentários

    1. Dado o que relataram na matéria – pois os golpistas viviam em hotéis e viagens no exterior – o custo para dar o golpe compensou. O engraçado, como até dito na matéria, foi o esforço de criar uma empresa legalizada com nome similar.

      Nisso o problema não foi só do Google aqui. Não isentando o mesmo, diga-se.

      1. Nah, quem escreveu não sabe o que é “desembolsar”

        “Quando o cliente precisava emitir a segunda via de um boleto para pagar o plano de saúde ou o seguro de vida, por exemplo, recebia o documento muito parecido com o original, mas com dados que faziam o dinheiro ir para a conta da quadrilha. Em apenas 1 ano, foram R$ 4 milhões.” [embolsados].

  1. Se estão pagando o Google, não tem a ver com SEO. Anúncios aparecem nas primeiras posições e SEO é um conjunto de técnicas (ou magias, rs) voltado exclusivamente a resultados orgânicos (leia-se: não pagos).

    1. Pelo que entendi era não só pagar para ter os anúncios, mas também manipular para ser um dos primeiros da lista. Teria que saber se mesmo com adblock, a empresa golpista ficaria acima da empresa oficial.

      1. (de qualquer forma, ,mesmo pagando anuncio ao meu ver é uma manipulação. Tipo, se eu pesquiso “Manual do Usuário Ghedin”, espero ver este site, e não “Manuel, o Usuário”.)

        1. Hmmm, a matéria não detalha se os resultados fraudulentos são orgânicos. Diz apenas que são “o primeiro link”, e os primeiros links são reservados a anúncios.

          Talvez o que falte é informação, para que as pessoas desconfiem de anúncios (e saibam identificá-los). Os anúncios existem justamente para sobrepor-se aos melhores sites em SEO; não faria sentido ser diferente disso. Numa análise fria, o anúncio é uma “manipulação” — alguém paga para ir direto ao topo da página, mesmo que tenha um site não otimizado ou que sequer faça referência ao assunto pesquisado.

          O PL 2630/20 torna a plataforma co-responsável por anúncios fraudulentos que veicula. Acho isso bem justo, afinal, o Google está lucrando diretamente com esses golpes que exploram seu sistema de publicidade.

          1. Creio que não mostraram para não fazer propaganda. Mas de fato sim faltou estas informações.

            Mas sinceramente não duvido do impulsionamento de SEO.Do jeito que descreveram, se até um técnico em info (que pode ser que usou Adblock) foi enganado, bem possível.

    1. por isso sugeri ao meu pai que coloque as contas que puder em débito automático. o que ele recebe de boleto falso não é brincadeira. os boletos da fake-claro são virtualmente idênticos aos da claro.

    2. Tipo, depende muito. O mal hoje é que de fato esta questão do SEO acaba nos aprisionando na dependência de uma busca que pensa ser óbvia.

      Tenho notado isso nas vezes que pesquiso para achar alguma situação de resolução de problemas (troubleshooting). Se antes achávamos em fóruns e redes sociais que ficavam nas primeiras páginas dos resultados, hoje alguns sites criam páginas com uma resolução genérica do problema e fazem de tudo para estar em pelo menos 10 páginas de pesquisa – muitas vezes sites que vendem softwares que prometem resolver tal problema (alguns casos é golpe).

      1. Ou quando buscamos algo como “consertar motor de partida uno”, aí aparece junto uma dezena de links de lojas oferecendo motor de partida! Tudo orgânico (uso adblock). Em alguns casos to precisando ir pra segunda página de resultados! Eu não fazia isso muito tempo atrás. Kkkkk

        1. Tou vendo se começo a usar o DuckDuckGo.

          Eu preciso é depois revisar a instância Bolha pois eu vi um post lá que o cara viu um buscador que faz a busca em todos os buscadores, e é open source além de trabalhar em sistemas de instâncias que nem o nitter.