escolha um único filme para indicar

Já que Barbie e Oppenheimer estão brigando lá no tópico ao lado*, vamos com uma proposta diferente.

Responda a este tópico com um único filme que você gostaria de indicar pra todo mundo assistir. Você até pode falar sobre o filme na resposta à sua resposta, mas as respostas principais devem conter apenas o título do filme (na língua original e em português também, por favor, se preferirem usar a língua original, ou apenas em português).

Pode ser o filme preferido, pode ser um filme que cativou vocês em algum momento ou pode até ser aqueles guilty pleasures horrorosos aos quais vocês sempre voltam (como Eurotrip)

*spoiler: Barbie vence. Sempre. :)

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

97 comentários

  1. Verão de 42
    vi na TV, acho que ainda preto e branco, quando menino.
    nunca mais esqueci…
    ninguém conhece o filme, mas a trilha sonora 11 de cada 10 pessoas conhecem

  2. The Blues Brothers, ou Os irmãos cara-de-pau. (1980) O filme que definiu minha predileção pelo Blues.

    1. Grande filme, pela música mas também pelo roteiro e pela sintonia da dupla Aykroyd/Belushi.

  3. Cidade de Deus (2002) dirigido por Fernando Meirelles, codirigido por Kátia Lund e estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino e Alice Braga.

    1. Para mim todo Top 5 de melhores filmes de super-herói da história precisa ter esse. Eu até colocaria no 1 pra mim, O MELHOR filme da categoria, mas outros podem discutir se o Superman 1 do Reeves, Logan, Batman the dark night ou outro merece o ouro.
      É uma carta de amor aos super-heróis das eras de ouro e prata, um festival de nostalgia e retrô futurismo, uma paródia de várias coisas disso, todos os personagens são fantásticos e bem desenvolvidos, a trama é muito bem costurada , cenas de ação impactantes, é uma animação lindíssima com trocentos ambientes (ilha tropical, metrópole, casa suburbana, lava, etc) e efeitos, e:
      ALERTA SPOILER
      Tem muitos elementos que saem do padrão de filme de super-herói e são refrescantes até hoje surpreendentemente (os heróis caem por causa de processos civis, vilão efetivamente matou dezenas de heróis, os bandidos atiram pra matar e inclusive crianças, etc).

  4. Ninguém colocou o Andrey Tarkovski?

    Солярис (Solaris). URSS, 1972.

    E quem puder/achar, leiam o livro do Stanisław Lem que foi a base do filme.

      1. É lento mesmo. Ainda mais com a nossa mente atual. Mas se eu consegui vencer o Kubrick e o 2001 (esse ano ainda!) você conegue ver Solaris =D

        O livro é mais corrido.

    1. É porque é chato 😒! Quem assiste até o fim, como eu, merece o troféu ‘Saco de Ouro’.

      1. Eu também acho chato, mas acho que tem que assistir porque é muito bem feito. É como os filmes do Kubrick, dormi em todos, sempre. Mas aos poucos consegui vencê-los. Minha útima vitória foi 2001.

    1. eu adoro aquela entrevista com algum dos produtores falando sobre como eles foram recusados pela disney: “sério que vocês vieram até DISNEY sugerir um filme em que o protagonista quase trepa com a mãe!!!????”

      1. Estou aqui rindo a toa. Pensando bem, foi quase isso mesmo.
        Não assisti este documentário. Parece interessante. Qual o nome?

  5. O Pagador de Promessas(1962).

    Me chamou a atenção que de 35 comentários nenhum tinha uma obra brasileira.
    Fica a dica para conhecer uma das obra-primas do nosso cinema nacional.

  6. Under the Blossoming Cherry Trees ‘1975 (‘桜の森の満開の下’, ‘Sob as Cerejeiras em Flor’)
    Dir.: Masahiro Shinoda

    1. Sei que é um baita cliché, mas é difícil superar o impacto causado pela obra de Tolkien com a adaptação do Peter Jackson. Indicaria a trilogia, é lógico, mas como no tópico pede para citar apenas um, O Retorno do Rei é o mais emocionante.

  7. [PT-BR] O Lamento
    [KOR] Gokseong

    Um terror coreano que passei dias pensando sobre após o fim do filme. Assista de preferência sem saber nada da história. Vale cada segundo.

      1. Na época não pode concorrer nas premiações do mainstream, hoje seria só Polêmico. Filme inesquecível

        1. não sabia disso

          mas qual a controvérsia? apesar do tema pesado, não tem nada de muito polêmico (a não ser, é claro, para a direita dos eua)

          1. e o final sempre me quebra, apesar do efeito catártico bem conservador de um ponto de vista formal

      1. Ops. Ou não ainda…
        Sofia Coppola’s Oscar-winning drama Lost in Translation (2003) is finally getting a 4k Blu-ray release. The film, starring Bill Murray and Scarlett Johansson, is expected to arrive on UHD BD late 2023.

        “As coisas boas vêm para aqueles que esperam”….

    1. Eu tava vindo aqui indicar algum da Angès Varda, já que você o fez, vou aproveitar e colocar um filme brasileiro.

      Mas como esse filme é bom. O encanto pela personagem principal é inevitável, e sua transformação nessas 2 horas é muito bem construído. O filmetinho que tem com o Godard e a Anna Karina no meio é a cereja no bolo.

      Vou roubar mesmo e indicar um doc. da diretora que me encantou demais: Salut les Cubains (Saudações, Cubanos!), disponível no Mubi. Só veja

      1. nossa, esse documentário é perfeito

        o fato de ser baseado apenas em fotografias — e mesmo assim estar repleto de movimento — é maravilhoso

    1. Recomendo assitirem sem saber nada do filme, no máximo saber que é um suspense. Para aqueles que não gostam de suspense.

  8. Interestelar, disponível para aluguel nos mais diversos streamings, ou incluso na assinatura Amazon Prime Video e HBO Max.

      1. Desculpa, respondi o seu ao invés de comentar lá em cima 🤦‍♂️

        Mas aproveitando, ADORO sua recomendação!