O próprio post se contradiz com o título ao listar os modelos de notebooks “fanless” (refrigeração passiva, silenciosos). São pouquíssimos e os únicos decentes, os caríssimos da Apple.
Como alguém sensível a barulhos e que há uma década não lida com isso (MacBooks; pulei a fase crítica dos chips Intel pré-M1), queria perguntar a quem usa outras marcas como está esse problema.
O autor do texto reclama que até para marcar uma consulta em um site a ventoinha do seu notebook enlouquece e faz barulho. É tão ruim assim? Alguém tem tido uma boa experiência sonora (leia-se: silenciosa) com outros notebooks fora os citados acima (MacBooks, Chromebooks e aquele ThinkPad com chip da Qualcomm)?
18 comentários
Meu computador de casa é um Macbook air de 2015. Se não está calor, pra maioria das funções é bem tranquilo. Eu só uso pra navegar praticamente, então nem dá nada. Qdo ele era novo eu fazia coisas tipo jogar civ nele, aí dava uma forçada. Mas uma coisa q eu noto é q sites de loja ligam a ventoinha dele loucamente. Como millennial (rs), eu gosto de computador pra fazer compras, então é um inferno se abro umas tabs pra comparar produtos. Acho curioso q sites de loja tem tantas coisas extras rodando no background pra dar esse efeito. (claro q não é super alto, mas o suficiente pra incomodar e dar uma sensação ruim de usando o computador no limite).
Meu computador do trabalho é um think pad T15. Ele é bem pior q o TP anterior q eu tinha, um X1 Yoga, mas a empresa exige o refresh dps de uns 3 anos. Eu acho estranho q a ventoinha liga msm fazendo funçoes simples, mas pelo menos é bem silenciosa, eu só ouço qdo não tem mais barulho nenhum. (vou tentar usar a dica de desligar TurboBoost)
Uma coisa que faço em todos os computadores com chips Intel que passam na minha mão é desligar o TurboBoost. Tivemos uma compra recente no meu trabalho de uns 25 laptops Dell XPS. Eles são bem fininhos e quase todo mundo reclamou que esquentavam demais. Segundo os usuários desligar o TurboBoost fez diferença na temperatura sem afetar o desempenho, o que faz sentido já que é um i7 da 13ª geração e eles usam basicamente navegadores de internet, leitores PDF e suítes escritório.
Pois é, adoraria comprar um notebook sem ventoinha, mas aqui no Brasil isso significa deixar um rim com a Apple pra usar um SO que não gosto.
Pior que esses dias estava pensando se dava pra montar um desktop silencioso, até comecei a pesquisar se existiam peças a venda e em que pé estavam as distros Linux desktop com suporte a processadores Arm
Tudo pareceu falácia e exagero.
Tá, ainda tem notebooks por aí que parecem turbinas(principalmente os gamers). Mas esses Ultrabooks e outros notebooks atuais são bem silenciosos em tarefas corriqueiras.
Certamente pra carga intensa, vai haver uso acelerado da ventoinha, e consequentemente barulho(software mal otimizado tbm influencia muito, ex: a porcaria do MS Teams). Mas nada como há 5-8 anos.
MacBooks Mx sem ventoinha são ótimos pra coisa corriqueira, nenhuma novidade mas se vc abusar um pouco da máquina, vai ter termal throttling.
Aqui em casa temos dois MacBooks Air, um M1 (meu) e outro mais antigo, com chip Intel, da companheira. Ela usa o Teams e Chrome e, com alguma frequência, do nada as ventoinhas disparam e ficam bem audíveis. O que quero dizer é que, se acontece com esses MacBook Intel, provavelmente acontece com de outras marcas, e que “coisa corriqueira” não significa “coisa leve” nesse mundo de apps Electron que nos força a rodar 3, 4 instâncias do Chromium ao mesmo tempo.
Aliás, se o Air M1 fez thermal throttling alguma coisa, não percebi 👀
Que geração é esse Intel?
A AMD avançou muito em eficiência energética a partir das série 7000, e a Intel, na última geração também.
Agora, comprar com um Intel de, sei lá, sexta geração é errado. Minha esposa também tem um antigo MacBook Pro com um Intel de quinta geração, que agora está aposentado, e aquilo é um forno, aquece um horror e é barulhento.
Meu Ryzen 7 7840U é bastante frio, trabalha normalmente a cerca de 30 graus Celsius (no inverno as vezes nem chega a isso), com minhas aplicações todas abertas. Muito raramente a ventoinha liga, e quando liga, só ouço se virar o aparelho de cabeça para baixo e chegar bem perto. Mesmo assim a temperatura fica em cerca de 30 graus.
Só ouço ela quando estou jogando, mas como ficou concentrado no jogo, nem ligo para ela. E mesmo assim não é nem perto do antigo MacBook Pro da minha esposa.
Ah, Fedora 42 aqui.
No Windows não sei como se comporta. Nunca usei nele.
É o último Air com chip Intel, pré-M1 (coitada 🥲). Pelo que pesquisei aqui, o chip é um Core i5 de 8ª geração, família Amber Lake Y (I5-8210Y).
Sim, eu sei. Como falei, o próprio Teams é horrível em qualquer plataforma q seja e exige muito do computador, negócio muito mal feito.
Vc sabe a geração desse Intel do MBA dela?
Pq realmente isso mudou bastante, como vc pode ter visto nos relatos do pessoal abaixo.
Principalmente nessas novas linhas da Intel/AMD.
Sobre thermal throttling no MBA Mx, depende muito do que vc tá fazendo. Existe algumas gambiarras conhecidas pra melhorar esse problema. Há muitos vídeos mostrando como fazer. Ao meu ver, quem recorre a essas gambiarras, comprou o modelo errado, sinceramente. Melhor pular pra um MBP msm.🤷♂️
Tenho um ThinkPad Z13 Gen 2 com um processador Ryzen 7 7840U. Ele é bem silencioso e a ventoinha está quase 100% do tempo desligada. Apenas no verão que ela chega a ligar, quando temos temperaturas de 30 graus para cima, e mesmo assim não é audível.
Para eu ouvir o barulho dela somente quando estou jogando algo, e mesmo assim eu acho ele um aparelho silencioso.
Eu tenho um velho ideapad s400u e na única vez que instalei windows nele a ventoinha ficou trabalhando forte mesmo com ele ocioso…. Aí voltei pro Linux e ele ficou silencioso novamente hahaha.
Agora nos últimos anos ele tava lento e barulhento, afinal não é mais a web leve de 10 anos atrás. Está de lado e no início do mês montei um Ryzen 8500g… Tudo silencioso nesse aqui, uma beleza.
Mudei pro Air M1 há 3 anos e tenho comigo que a partir de agora só vou comprar a linha Air da Apple pra não ter nem chance de disparar a ventoinha por algum bug kkkkkkk
Volta ou outra pego notebooks Windows de colegas pra formatar, semana passada foi de um amigo. Notebook premium literalmente tirado da caixa a um dia disparando a ventoinha logo após instalar o Windows, não me vejo mais utilizando coisas assim.
Há algumas iniciativas estranhas que as fabricantes fazem, o canal fstoppers, que virou fanboy de MacBooks, recentemente analisou um notebook gamer de 6 mil dólares com Windows, mesmo sendo x86 nele tem a opção de deixar completamente silencioso literalmente desligando as ventoinhas mas sacrificando o desempenho para isso a ponto de até o navegador ficar travando com uso básico.
Galaxy Book 4 Ultra com chip Core 9 Ultra e RTX 4070 é extremamente silencioso para tarefas do dia a dia. Em exportação de vídeo e trabalhos com IA, que exigem mais, ela é acionada mas ainda assim é bem silenciosa comparado a outros notebooks ate com desempenho inferior.
Tenho um laptop gamer Acer, a ventoinha faz um barulho considerável, mas como sempre uso ele com headset, não é algo que incomoda.
Dell que a firma mandou pro home office, a ventoinha é extremamente silenciosa, só escuto se praticamente colar o ouvido nele.
Tenho um macbook air m3 e o fato dele não emitir nenhum som e não esquentar ainda me deixa meio espantado.
Uso um acer swiftx com 3050ti e processador amd.
Jogando a ventoinha dispara, mas era isso que deveria acontecer, né? Trabalhando poucas vezes me incomodou. Em alguns momentos específicos o teams ou youtube consome muito e me irrita. E por algum motivo, no linux, o foliate também. Acho que esse é o momento mais desconfortável, quando quero apenas ler um ebook e a ventuinha faz barulho. Mas usando o PC “dockado”, com segundo monitor, teclado, etc, raramente o barulho me incomoda. Recomendo muito o modelo para trabalho de design e jogos leves/médios.
Ainda não li o texto e estou respondendo seu levantamento.
Trabalho com um Dell, uso aplicações consideradas pesadas como Civil3d e poucas vezes a ventoinha incomodou.
Tem gente no escritório também que trabalha com modelagens 3d e não temos uma sinfonia.
O laptop gamer do meu irmão a ventoinha fica maluca se estiver na opção de alta performance, se ficar na balanceada a ventoinha não incomoda e funciona muito bem.
Tenho um Thinkpad e um Dell G15 Gamed.
Nunca escutei a ventoinha do Thinkpad (sou programador e uso para trabalho). Já o Dell G15 quando tô jogado parece uma turbina de avião, mas acho que é o objetivo mesmo, até o PlayStation 5 faz barulho também.
Se a disponibilidade é ruim pra ele, quem dirá no Brasil.
Sobre barulho, é falácia – ao menos ao falar dessa forma. Mesmo os com ventoinha são sim silenciosos para operações corriqueiras.
A ventoinha no máximo não é necessariamente tão barulhenta e só vai atingir essa velocidade com carga no processador gerando temperatura alta, e em dias quentes.
Exceto seja algo com os notebooks “gamer”, o que já é um papo bem mais específico.