O contraponto do título é que alguns especialista dizem que apesar das propostas da carta serem mal-informadas, o cerne da preocupação é justificável.
O contraponto do título é que alguns especialista dizem que apesar das propostas da carta serem mal-informadas, o cerne da preocupação é justificável.
já tinha cantado essa bola no outro post relacionado a esse assunto
acho muito difícil que o especialistas em IA (especialistas mesmo, de verdade) assinem esse tipo de coisa, é dar tiro no pé
O signatário mais eloquente é o Elon Musk. Bom lembrar que Musk fazia parte da OpenAI antes de resolver sair e levar um dos engenheiros da empresa pra Tesla. Porque ele resolveu sair? Porque o fundadores se recusaram a entregar o controle total da empresa a ele (estavam certos, muito certos).
No meio disso tudo a OpenAI mudou o sei projeto de processamento de linguagem para os “transformadores”, criados pelo time de IA do Google, em conjunto criou uma organização com fins lucrativos para levantar dinheiro e continuar funcionando (fato interessante: o CEO, que sempre foi rico, não colocou dinheiro pessoal na empresa porque acreditava na ideia, segundo dizem). Pouco tempo depois a Microsoft deu um aporte bilionário na OpenAI e forneceu estrutura e dinheiro para eles manterem a pesquisa.
Pula pra 2022/2023 e vemos todas as empresas correndo atrás do GPT-3.5 e do GPT-4 e do próprio BING que integrou esses (sem falar no Copilot X). O Bard do Google não funciona nada bem (talvez pela trava geográfica de sempre). O Elon pretende criar uma IA própria e, inclusive, fechou os acessos da OpenAI aos dados do Twitter.
Juntando as duas coisas: nada melhor do que 6 meses de freeze pro Musk e pro Google tentarem tirar a vantagem competitiva da MS/OpenAI e lançarem opções próprias.
Business as usual.
Isso, depois que reparei que tava mais era com cheiro dos “atrasados” pedindo um tempo para alcançar os líderes de mercado
Exato. E um ponto que vale saber é que a Future of Life Institute, que fez a carta, é financiada pelo Musk Institute. Não sou daqueles teoristas da conspiração que adora falar sobre “interesses” e etc, mas… tem isso.