Quem diz é o Wall Street Journal, de acordo com documentos internos da Apple obtidos pela publicação. Parece ser um “Day One nativo” e que se aproveita dos dados que o iOS já coleta de qualquer forma. Concorrência forte para o Day One — e, provavelmente, mais um bom app nativo para quem usa o iOS.
Já tentei usar aplicativos de diário antes mas nunca deu muito certo. Acho que é porque não tenho saco de escrever muito no celular, e de noite acabo não mexendo muito no PC, então não é conveniente pegar ele pra escrever também. Se a Apple conseguir fazer ele ser legal através de dados que já tem (fotos/mensagens/dados do app Saúde/localização), talvez seja interessante!
Mas espero que tenha versão pra Mac
Eu também. Baixei vários apps no estilo de “diário”, e não consegui me adaptar.
Eu até queria criar um diário de memórias, mas… Não consegui, nem no Notion, Keep e Notas do iOS.
Se Apple lançar isso, vamos ver se consigo me adaptar.
E eu renovei meu DayOne esses dias! Depois de umas semanas pensando se valia a pena ou não 🤣
O que o Dayone faz que qualquer app de notas não faz?
A primeira diferença é que ele é criptografado de ponta a ponta. Existem alguns que oferecem esse recurso, mas é algo raro.
Ele tem uma série de facilidades e detalhes que, embora não seja essenciais, são bem legais. Alguns exemplos:
Eu uso para lembretes curtos — lugares legais, fotos, passeios, momentos que gostaria de relembrar no futuro. Em paralelo, também mantenho um diário mais tradicional, em que escrevo semanalmente, em um
*.txt
mesmo criptografado com o Cryptomator.Se o Day One não fosse tão salgado (a assinatura), acho que usaria só ele. A minha conta é uma legada, só para iOS, de quando eles migraram do modelo de compra única para assinaturas. Escrever entradas longas no celular é puxado.
Vários app de notas já tem criptografia de ponta a ponta. Por tanto, não vejo como um diferencial.
De resto vc pareceu apenas justificar o seu uso.
Por fim, o que me preocupa nisso é que a pessoa fica presa ao serviço. A pessoa literalmente coloca as suas lembranças e registros em um serviço que ainda cobra por isso.
Não me parece prudente e nem inteligente.
No caso da Apple vai ser pior pq vai prender no tal ecossistema.
E quanto ao app em si, o Journey me parece bem melhor.
Se for olhar bem a fundo todo app é uma versão menos poderosa e mais especializada de uma planilha ou um bloco de notas. Então não acho que esses apps façam algo único e que não pode ser replicado em outro lugar. No caso de um diário, a experiência de uso é importante, já que a moral de um diário é justamente melhorar o bem-estar (e coisas bonitas/fluídas agradam nosso cérebro).
Sobre estar preso em um serviço, tem alguns que oferecem uma maneira de exportar os dados de alguma maneira, mas não sei se é o caso do DayOne
O Day One permite exportar em diferentes formatos, de JSON a PDF, passando por texto puro. Ele até transforma seu diário em um livro, já diagramado e tal.