Me chamou a atenção a reportagem do portal Baguete que relata que no Rio Grande do Sul ladrões aprenderam a desbloquear aparelhos protegidos por senha e reconhecimento facial, embora não haja nenhuma comprovação ou evidencia real disso.
Daí, faço o questionamento, isso é realmente possível? Existe alguma brecha de segurança descoberta recentemente?
Depois de ver algo nesse sentido acontecendo no RJ, comecei a pagar o Kaspersky para bloquear a Play Store, os aplicativos de nuvem e e-mail e também do banco. Pelo preço (R$60/ano) ainda tem gerenciador de senhas, VPN e rastreamento do celular.
É um saco desbloquear toda vez que preciso mas hoje em dia o celular não é nem o menor dos problemas em caso de furto/roubo
Deixe -me ver se entendi. Você paga um anti virus para bloquear a Play Store?
Isso! Uma das funções do Kaspersky é simplesmente colocar uma senha de entrada em cada aplicativo
Acho que no IOS tem uma função nativa mas no Android não. O que é muito ruim pq o acesso ao meu e-mail, drive e app de bancos fica livre caso meu celular seja furtado da maneira que a matéria sugeriu que normalmente acontece
Não encontrei outra solução também pra isso além do Kaspersy
Nos celulares da Samsung (não sei se outros androids tb tem isso), tem uma função de PASTA SEGURA. Você pode colocar os apps que você quer ali, e essa pasta só acessada com uma nova senha que você define.
Essa pasta inclusive você pode mudar o ícone e o nome para parecer um app normal na sua tela.
Existem alguns softwares e dispositivos que são capazes de burlar o bloqueio, principalmente através de falhas de segurança do sistema. Alguns são usados até pela polícia, como o GrayKey (que se não me engano já saiu de linha). Mas é um eterno jogo de gato e rato, pois à medida que essas vulnerabilidades são corrigidas, as empresas que desenvolvem essas ferramentas correm pra encontrar outras. Pode ser que as gangues em SP e POA usem técnicas menos sofisticadas também (nos EUA é comum que o ladrão observe o dono digitar o PIN antes de roubar), mas a possibilidade de invadir o aparelho existe.
Talvez o próprio documentário responda isso?
O que sei que ocorre, no iPhone, pelo menos, é o uso da senha de desbloqueio do celular. Com ela, você consegue registrar novas biometrias e até trocar a senha da Conta Apple/Apple ID. Se alguém levar o iPhone com essa senha, é meio que game over — ainda que existam umas barreiras extras, como definir uma senha do Tempo de Uso e restringir as alterações da conta e de códigos (de desbloqueio) por ali.