Qual o seu fluxo de leitura de newsletters?

Ninguém consegue ficar em dia com a leitura das newsletters que assina, né? Mesmo assim, a gente insiste, cria umas gambiarras, dá um jeito que acompanhar pelo menos as favoritas.

Numa tentativa de melhorar os nossos fluxos de leitura de newsletters, pergunto: qual o seu?

Você concentra as leituras num dia só? Num horário, todo dia? Usa o aplicativo de e-mail mesmo ou manda para outro lugar? Tem newsletters que lê sempre e outras que só lê algumas? Enfim, acho que podem sair boas ideias aqui.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

29 comentários

  1. Eu assino o Stoop e usou ele dentro do Rambox. Fica como uma aba específica para leitura de newsletter. Meu problema é que assinei tantas, que estou afundado em emails…

  2. O que dá certo para mim é assinar poucas.
    Estou inscrito de fato em só duas: uma diária (Matinal, de notícias locais), que sempre passo os olhos e abro algum link mais interessante, entre o estacionamento e o escritório, no celular. E uma semanal (Agência Infra), que chega sempre domingo de manhã e é um horário perfeito dentro do ócio para dar uma lida e se aprofundar em algum link se for o caso. Se eu deixo acumular mais de uma edição, excluo a antiga sem dó.

    Tem mais outras que chegam mas é só preguiça de cancelar e só considero como spam mesmo.

  3. Para fúria do Ghedin, eu coloco tudo no Feedly. Leio em sprints quando tenho mais tempo, e gosto de ter no Feedly porque também consigo GRIFAR as newsletters (sim eu gosto desse esquema de grifar e sinto falta até de poder colocar anotações). Tenho uma pasta específica onde concentro todas as newsletters.

  4. Tenho uma aba no gmail só para newsletters, vai acumulando lá até eu ler nos finais de semana ou quando tenho uma folguinha no trabalho.

  5. toda e qualquer newsletter eu crio um filtro pra ler, arquivar e encaminhar pro meu rss (não encaminho direto pq o serviço pode parar de funcionar ou eu possa querer responder a newsletter).

    daí no aplicativo de rss fica mais fácil, se eu vejo que é curta eu leio no trabalho mesmo, mas se for longa eu leio em casa, e se o assunto não for de muito interesse eu marco como lida e ela some, o máximo que acumula é uma ou duas pro fds, pois às vezes a rotina não deixa eu ler com calma.

  6. Assino apenas as do Manual e de um criador de conteúdo chamado Craig Mod (craigmod.com). As do Manual eu geralmente leio no final de semana ou ao final do dia se tiver uns minutos sobrando.

    As do Craig são geralmente mais longas e eu vou acumulando para ler quando estou com tempo / vontade. Boa parte delas não requerem uma leitura imediata, embora eu sempre abra para ver se ele não tá lançando alguma newsletter pop-up.

  7. Na medida do possível, assino via RSS. Leio quando dá na telha, me permitindo não prestar atenção no que não estou a fim. De vez em quando mando alguns itens do agregador de notícias para o Pocket, para ler sabe-se lá quando.

  8. Assino poucas, mas leio todas.
    Leio pelo e-mail mesmo, sem nenhum filtro, assim que chegam ou que eu chego no computador. Não vejo e-mails no celular.
    Normalmente leio as do fim de semana (não abro o computador no fim de semana também) na segunda de manhã (inclusive as do MdU e cia), antes de começar a trabalhar. Durante a semana, normalmente recebo a Atalhos por volta das 11 da manhã (daqui de PT) e aproveito para fazer uma pausa rápida no trabalho. Depois do almoço eu costumo voltar para o PC, ver os novos memes do ahnegao, e quando acaba, vou ler a do Meio. Quando termino, tá na hora de voltar a trabalhar, e o sono de depois do almoço já passou!

    Na volta das férias, eu normalmente arquivo as newsletters do meio, pq deixam de fazer sentido. Leio só as últimas duas ou três, conforme o interesse!

    Uso a filosofia do 0 inbox, e isso ajuda muito. Se eu não li a newsletter “a tempo”, eu arquivo e pronto.

    1. eu faço muito uso do inbox zero, peguei esse hábito na época do…inbox do google, aí depois de ler arquivo tudo, dá uma sensação boa ao ver a caixa limpa

  9. Filtro todas para uma pasta newsletters, e mais ou menos a cada 3 ou 4 dias eu pego uma meia hora pra ler o que acumulou.
    Costuma ser suficiente porque devo receber umas 2 por dia no máximo.

  10. As diárias de notícias (Meio, Nexo, The Brief) eu normalmente só leio em zig zag, salvo alguma pauta que me interessa muito.

    Por ter que escrever a Shumian, as de China são as que eu mais me mantenho em dia (mas tem algumas mais longas de análise que vou enrolando…)

    E as semanais ou com frequência menos que diárias eu costumo abrir pra ver o tamanho e decidir se leio ali ou depois. Normalmente tiro um tempo pra tentar ler essas grandes durante as manhãs. Também são leitura de metrô.

  11. Eu separei uma pasta para as newsletters e, para as publicações diárias, criei uma rotina de leitura baseada nos horários que os e-mails chegam (geralmente pela manhã e depois do almoço). As newsletters semanais eu deixo acumular e, geralmente, abro nos momentos de ócio da rotina ou finais de semana. Não é o tipo de coisa que eu deixo acumular, até porque não assino muitas publicações e gosto ver minha caixa de entrada vazia.

  12. Faço a leitura geralmente pela manhã, num processo de filtragem bem leitura dinâmica, dando pouquíssima atenção ao que tá escrito e mais para entender o assunto abordado. Nessa vou arquivando o que já percebo que não me interessa. Por exemplo, falou de Elon Musk, chatGPT ou Google, pulo os parágrafos porque o mesmo tópico será abordado em outros tantos e-mails – fora as outras plataformas, que também terão conteúdo em cima. Depois abro o Readwise Reader e faço outra filtragem do que me interessa lendo o título, excerto, veículo e tempo de leitura.

    Enfim, me debruço sobre os artigos restantes com atenção e faço a leitura pelo Reader a fim de destacar trechos e fazer minhas anotações que sincronizam com minha conta no Roam Research. Dependendo da leitura, invoco o Ghostreader para gerar um resumo.

    Essa rotina não dá conta de processar todas as leituras e eu costumava ficar muito ansioso com isso. Mas recentemente percebi que as vezes vale a pena deixar acumular alguns dias de leitura e fazer o filtro uma única vez e não pensar muito sobre dispensar a leitura ou não. Pois simplesmente nunca vale a pena perder tempo decidindo manter uma leitura e passar dias sem ler, simplesmente arquivo e foda-se. A ansiedade agradece.

    Tenho 3 tipos de categorias de newsletter em geral: 1. Tecnologia, 2. Comunicação, 3. Jornal, 4. Escrita/Escritores. Para os 3 primeiros o filtro funciona e o Mailbrew é uma mão na roda para ter uma visão geral do último dia nessas categorias (inclusive, pensando nesse momento que preciso adicionar o Órbita ao Mailbrew igual faço com o Hacker News). Para o último, separo alguma hora de atenção para focar nesse tipo de leitura que tem acontecido muito via substack – já que eles tem dominado essa categoria.

      1. Acho que o volume de e-mails é pior do que o tanto de aplicativos, que na verdade não são muitos (email, reader e substack), mas bem que eu queria concentrar tudo apenas em um, no Reader. Acho que dá pra chegar lá mas teria que aos poucos reconfigurar os filtros e pastas do e-mail e garantir que o Reader está recebendo tudo – o que me dá no saco só de pensar em compilar e reassinar as mesmas newsletters com o e-mail do Reader que é feio e nada amigável.

  13. Não vejo como algo importante a ponto de ter que me organizar, vejo o ‘Assunto’ a abro se me interessar, o resto eu arquivo. Simples.

  14. Eu escrevo duas newsletters, três na verdade e devo assinar umas 50 (nunca contei haha). Ultimamente tô tentando cria o hábito de ler sempre que sento no computador as news do dia anterior, dai seleciono os links que me interessaram pra ler e reenviar nas minhas news.

    Minhas news acabam sendo uma forma que encontrei de me obrigar a lews as newsletters que assino, hehe.

  15. Só assino feeds, nenhuma newsletter (nem do manual, dsclp ghedin, não é você, sou eu). Aí os feeds eu leio os mais curtos, descarto os que não me interessam e guardo os longos pra ler com calma depois. As vezes o feedly é mais rápido e some com eles antes do momento oportuno e me dou por vencido

    1. Na mesma linha, tenho tentado acompanhar o Feeder no Android para ver algumas notícias (Tá cadastrado Fapesp, BBC Brasil, Manual do Usuário e um que esqueci). Não tenho RSS no PC, e não costumo assinar newsletter por trauma (ansiedade como dito pelo Eliel).

      Então o fluxo das leituras diárias no meu caso é:
      – Primeira página dos sites (Manual, UOL, G1)
      – Feeder (quando pego o celular).
      – Linha local (aberta) da Ursal e Bolha (comunidades Mastodon) – sim, elas tem algumas coisas que dá para pinçar e até uma ou outra notícia legal que algum dos membros mandam.
      – Linha de leitura em uma instância Nitter (parei com a PussTheCat, agora estou na Fly.Dev .

      Me devo acompanhar a Interfaces.News, mas como geralmente muitas vezes o Henrique e Samir trazem coisas que são lançamentos ou algo relacionado a pauta da semana, então acabo pulando – até porque na verdade geralmente vai a newsletter deles primeiro, depois eles mandam no site uns dias depois.

  16. Essa é fácil! Eu acumulo tudo até ficar insustentável, aí dou Archive pra me sentir melhor 🥲

    Brincadeiras a parte, tento ler de manhã ou depois do almoço. Mas tá difícil. Vou tentar jogar no leitor de RSS pra ver se ajuda a criar o hábito.

  17. Vou ficar atento com os comentários porque eu não me organizo hahaha. Quando vou ver, já dá tudo “vencido”. Como eu não pago o feed.ly, não coloco nada de news lá, ia ajudar.

    Aceito dicas! Uso gmail para umas e hotmail para outras.

    1. Uma dica que me ajudou bastante foi criar filtros para direcionar as newsletters a uma pasta/rótulo específico dentro do e-mail, tirando elas da caixa de entrada.

      Expliquei como faço neste vídeo. Funciona com qualquer e-mail que suporte filtros (acho que todos?).

      1. Opa, é uma boa mesmo. Não tinha pensado por esse lado. Vou ver o vídeo e aplicar. Valeu!