Um post recente aqui fala da decadência da Philips, que fez eu pensar…. até um tempo atras eu confiava nessa marca. Esperava produtos de qualidade e compraria deles sem medo.
Sei que tudo da problema, e sei que a internet é um otimo lugar para chorões portanto se eu procurar “marca x presta” certamente o resultado é não (ou, como um conhecido disse, “depois de pesquisar a conclusão é que não devo comprar nenhuma marca, e aliás não nunca mais comprar nada na vida”).
Alguma marca que você compram, que na hora do desempate faz a diferença ou simplesmente prefere pagar pouco mais caro por ela?
Minha experiencia com Samsung é podre, essa marca eu simplesmente não quero mais comprar e fim.
No outro lado tenho afinidade por Panasonic. Pessoalmente nunca me estressei com seus produtos e até aqui é a marca que tento selecionar quando existe opção, estou disposto a pagar mais por ela.
Tramontina e Companhia das Letras.
Mozilla.
Apple para MacBook e iPhone. Minhas experiências com Windows (Acer) e Android (Samsung) foram aquém das expectativas.
Na pandemia algumas coisas aqui em casa trabalharam muito e tem meu respeito:
– Maquina lava e seca da Samsung
– Maquina lava louça da Electrolux
– Geladeira da Electrolux
Minha maquina lava e seca da Samsung: acho que segundo ano queimou a placa principal (troquei). Pouco depois queimou o cirquito de secagem (troquei) (dica: nunca use sabão em pó, apenas concentrado. Eu não sabia disso…).
Atualmente ele está queimado o display (não preciso mesmo, portanto não troquei) e quando está lavando ela pausa e apita, umas 2 ou 3x por lavagem (sem display não sei o erro) onde apenas dou play e ela segue lavando.
Que zica! É como Guedin falou, filtrar pelas nossas compras pessoas varia muito.
Eu até fui olhar aqui e comprei a minha em 2017, tá fazendo 5 anos já e ta perfeita.
Não sabia do sabão em pó, mas nunca usei também. Outro dia eu até fui olhar pra que servia cada um dos reservatórios e descobri que tava fazendo errado haha. Aquele segundo além do amaciante é só pra quando usa o modo de dupla lavagem, sempre achei que era pro alvejante.
A Lava Louça da Electrolux eu tive um problema no motor nos primeiros 6 meses, vieram trocar sem custo, parecia ser um defeito de fabrica, porque depois de 4 anos ta de boas ainda.
Sua lava e seca é com porta frontal? Acho que nem pode usar sabão em pó nessas.
A minha é da LG, vai para o sexto ano e continua funcionando bem.
Sim, apenas não sabia. A quinada do circuito de secagem foi devido a isso (esse porém é barato e fácil de trocar).
Com o dominio de peças e componente vindas da china, infelizmente nao confio mais em nenhuma marca. Varios produtos eletronicos e eletrodomesticos na minha casa ja apagaram nas primeiras semanas de uso. Mas a LG ainda supera o nivel, mesmo dando um ultimo voto de confiança, nao adiantou.
É complicado, já tive vários problemas com a LG, mas sigo comprando pelo custo/benefício.
Para periféricos eu gosto muito da Logitech, sempre me entregou qualidade e nunca tive problemas com produtos deles.
PS: Sempre confundi muito Philco com Philips
Em 2023 não existe mais hegemonia de marcas quando se trata de qualidade, vai muito da sorte e da marca oferecer suporte em sua cidade. Já tive experiências ruins com brastemp e boas com electrolux. Já tive experiências ruins com Apple e boas com Samsung. É uma eterna loteria. Agora há alguns tipos de produtos que existem marcas mais experientes e confiáveis. Exemplo: TV (LG e Samsung), Notebook (Dell e Apple) e etc. Mas sempre será uma loteria.
Acho que o que mais faz diferença não é qualidade em si (todo tipo de aparelho eletrônico de qualquer marca vai dar problema de vez em quando), mas sim como elas resolvem esses problemas. É fácil acionar garantia? Trocam por um produto novo? Esse tipo de coisa.
Felizmente tenho sorte com hardware, e o único que lembro que deu problema foi a TV da Samsung (com aquele problema crônico reportado aqui mesmo no Manual). Ocorreu já fora da garantia e é caro de arrumar… então acabei evitando comprar uma TV da mesma marca, ainda mais sabendo que é um problema bem comum e a grande maioria das pessoas não consegue uma solução também…
engraçado. antes de chegar no fim do seu post eu já estava pensando: confio total em panasonic.
eis que somos 2 então
Confio na Apple por conta da promessa de privacidade (e das controversas limitações do sistema, que fazem mais pela segurança do que menos). E no geral pelas boas experiências trabalhando com macbook há muuitos anos.
Fora essa, nenhuma outra marca me vem a mente. E pior, quando quero comprar algo é sempre um inferno conseguir opiniões honestas na internet (maldita época dos “influencers”).
Pensando mais um pouco notei que no meu dia a dia tenho algumas preferências de marcas de serviços, como supermercado. Prefiro pagar mais e saber que não vou passar raiva pra fazer as compras.
Confiava na Samsung para eletrodomésticos, mas agora que minhas duas TVs Samsung tiveram aquele problema já mencionado pelo Ghedin aqui no Manual, nunca mais vou comprar nada dessa marca.
Muito difícil julgar uma marca dessa maneira, teria que avaliar produto por produto, custo/benefício e, mesmo assim, podem ter pequenos lotes com defeito, ou ainda pessoas que fazem mal uso do produto, não lê o manual e reclama que o produto não atende quando é a pessoa que não soube utilizar de maneira adequada, compra o modelo errado e cria expectativas que não são atendidas daquele modelo, enfim, a resposta não é simples.
Complicado porque muitos produtos meio que são white label. Acho que lembro se ler uma vez que quase todos os microondas do mundo são feitos pela mesma empresa.
Mas enfim, tenho o contrário, empresas que não compro de jeito nenhum. De cabeça agora cito a multilaser
Não acho que valha muito essa perspectiva, especialmente quando se fala de conglomerados, como são os casos da Phillips e Samsung que você citou.
As qualidades e defeitos de uma lavadora pouco a ver com a televisão, se é que tem alguma relação relevante, pensando na qualidade do produto. Fora isso, algumas coisas mudam muito, os smartphones da Samsung de 10 anos atrás não tem nada a ver com os atuais por exemplo.
Eu tento avaliar por produtos mesmo, incluindo de marcas que tive experiências ruins no passado se forem poucas as opções.
É difícil dizer porque nossas experiências individuais são muito limitadas e os relatos coletivos são incompletos — alguém que se dá mal com um produto faz mais barulho do que 100 pessoas que compraram a mesma coisa e tiveram uma experiência boa.
Existem alguns mecanismos para mitigar esse problema, como aquelas pesquisas de satisfação, mas falhar é humano e mesmo as melhores empresas do mundo terão um percentual de falhas e se você calhar de estar nele, todos aqueles muitos relatos de bons serviços/produtos não valerão de nada, né.