Comprei um Pacote do Hurb: é melhor cancelar ou esperar?

Pois é, fui mais uma vítima do golpe do Hurb. No meu caso, a viagem é apenas para 2025, comprei bem recentemente, uns dias antes de ter estourado toda essa situação da empresa — foi um misto de impulso para aproveitar o preço e não ter pesquisado a situação dela no momento (afinal de contas a Hurb tá aí há vários anos no mercado né, nunca tinha dado nada, nem pensei em pesquisar na hora).

Desde então, venho acompanhando o desenrolar dos fatos da empresa. Ontem, a empresa cumpriu o prazo da Senacom comprovando que tinha condições de honrar os pacotes (evitando assim que as vendas fossem bloqueadas) [1] e diz que pretende honrar as viagens marcadas esse ano, não cogitando entrar em recuperação judicial [2].

Ainda assim, há o medo de não se confirmar nada. A viagem é só para 2025, e as passagens só são emitidas 45 dias antes (isso se o dia escolhido não for recusado pela Hurb). Fora o estresse que poderia ser só para confirmar as passagens, coisa que quem está perto de viajar está enfrentando. Para o bem ou para o mal, 2 anos é um período muito grande onde tudo pode acontecer.

A opção de cancelar vem batendo forte, a taxa de cancelamento é de 20% (ou seja, devolve 80%), mas ainda fica a sensação de “ter sido roubado”. Além disso, se de repente a empresa consegue se recuperar (ou no mínimo, cumprir os pacotes já comprados), ficaria a sensação de ter perdido uma boa oportunidade (o pacote estava num preço ótimo).

Desde então estou nesse dilema. Alguém também está nessa situação? O que vocês fariam/sugeririam?

[1] https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fblogs%2Fcapital%2Fpost%2F2023%2F05%2Fsencon-inataura-inquerito-administrativo-e-da-mais-20-dias-pro-hurb-se-defender.ghtml

[2] https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/05/09/hurb-hotel-urbano-crise-recuperacao-judicial.htm

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

59 comentários

  1. Estou na mesma situação, comprei pacote em janeiro/23 e estou pagando a parcela 07, e agora cancelo ou pago?, meus dois filho são advogados e um deles é especialista em direito do consumidor e falaram que melhor terminar de pagar e se a Hurb não cumprir se eu optar por cancelar, irei fazer pelo Jec, juizados de pequenas causa e não permitir o desconto dos 20%, por más praticas comerciais comerciais por parte da Hurb e pedir indenização, vejam é um risco, mas fazer oque, faz parte.

  2. Então eu tbm estou esperando a crédito de que vou viajar, mês que vem agosto eles vão né comunicar o dia , voo e hotel,tenho duas viagens pra fazer com eles, ,já n passaram que em data agendada por ele em agosto estou esperando confiante que vou viajar

  3. Cara, cancelei 2 pacotes depois do HURB não cumprir com as viagens. Entretanto após aguardar os 60 dias úteis não recebi o reembolso e após quase 10 dias após o prazo entrando em contato todo dia com os consultores, ainda não recebi nenhum retorno do motivo e nem de quando será feito o reembolso.

    Pior de tudo, tenho mais 2 viagens pagas e mais uma pagando.

  4. Oii. Eu no mesmo dilema. Continuo pagando ou não. Minha viagem tbm é pra 2025 já paguei 6 parcelas de 11.

  5. Estou na mesma situação, comprei para 2025, às bate aquela angústia,
    Queria tanto conhecer o país que fiz o pacote
    Mas não posso perder a esperança

  6. Estou passando pela mesma situação, comprei 2 pacotes para esse ano que ainda não marcaram nada e tenho 3 pacotes já pago para 2024 e não sei o que fazer , se espero ou cancelo

  7. Estou na situação semelhante, sendo que o meu pacote é para setembro 2023. Mas se vc cancelar, tbm não vai receber o estorno. Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come!

    1. Pois é, mesmo com algumas ações do Hurb e o governo ameaçando a empresa com processos, multas e até suspensão de vendas, ainda aparece essas situações. O Hurb deveria se esforçar ao máximo para evitar novos problemas, mas não é o que está acontecendo.

      O fato da viagem ser apenas em 2025 me deixa mais “tranquilo”, dá tempo de cancelar o pacote e não estarei mais pagando parcelas no cartão.

      1. Pois é, estou na mesma situação e com a mesma dúvida. Comprei mais de um pacote pra 2024 e 2025, estou pagando parcelado e na dúvida se devo cancelar ou se sigo pagando e espero pra ver se as viagens saem. Até agora sigo pagando, mas estou realmente com bastante medo de perder tudo que já paguei. Tu já tomou uma decisão?

        1. Estou na mesma situação, o que fazer. Brasil tinha entrar obrigada a pagar de qualquer jeito, vendendo patrimônio, fiscalizar ação deles, bloquear bens, sei la

  8. Eu to nessa também, mas com uma observação MUITO importante e que muda um bocado meu comportamento nessa situação: antes desses problemas estourarem, eu tinha um pacote pro México que usaria no ano passado… E no ano passado o México fez a maluca com vistos brasileiros, e precisamos cancelar a viagem pq seria impossível conseguirmos os novos vistos a tempo.
    O prazo de devolução era de 60 dias.
    Eles devolveram QUATRO MESES DEPOIS.

    Se no meio do ano passado eles já tavam enrolando assim, agora que deve ter um zilhão de gente cancelando… Ou eles quebram de vez, ou eles conseguem honrar as viagens.
    Então eu preferi manter meu pacote de 2025 e vamos ver a M* que dá ¯\_(ツ)_/¯

    1. Pois é, esse prazo para devolução/reembolso é que acaba desanimando mais ainda. Tem outras pessoas aqui no comentário relatando 7 a 8 meses de espera. E isso sem falar nos 20% de multa…

      Me pergunto se tem algo no CDC ou se cabe processo por eles demorarem mais do que os 60 dias que eles prometem para reembolso.

  9. Oi, estou com o mesmo problema comprei para2025 estou pagando e m sei oq faço se paro o contínuo, medo de pagar e perder devido ser para fora do país.. n sei oq faço.

  10. To com uma marcada para setembro desse ano e pro ano que vem…
    Apesar do receio não vou cancelar não, nessa hora tenho fé e seja o que Deus quiser, se sair no preju isso não vai me matar…
    Mas no fim tenho certeza que vai dar certo.

    1. Estou com o mesmo sentimento. Tenho um pacote para 2024 e outro para 2025. Continuo pagando. Agora irei para Porto de Galinhas. Caso dê tudo certo, reforço os pacotes e dou retorno.

    2. Eu tbm acredito que vai dar certo, ano passado fiz uma viagem para o nordeste com eles e foi muito bom um sucesso e por isso além de comprar mas viagens, recomendei pra amigos e que está nessa Expectativa

  11. Eu viajei com eles 3 vezes no ano passado – setembro e outubro, e tudo correu perfeitamente bem. Comprei outras viagens para 2024 e 2025. Vou na fé!

  12. Eu sou pobre.
    Mas 1000 ou 2000 reais de perdas não vao me deixar mais pobre
    Portanto, eu arriscaria e manteria (adiando)

    Eu ja viajei duas vezes sem problemas pela HURB (foz do iguaçu e maceio)
    E tenho duas outras compradas, que eu comprei ano passado pra ser usado esse ano. Mas eu mesmo adiei as viagens (antes dessa confusao toda), porque eu to duro e pra viajar tem que ta com dinheiro (uma de 9 dias pra PE/PB/RN e outra de 4 dias pra Foz)

  13. Bom dia
    Estou no mesmo dilema tenho viagem para agosto lençóis maranhense, não sei se espero ou cancelo posso perder uma grande chance.
    Vou esperar mais um pouco para ver no que vai dar.

  14. Bom dia. Vc pagará 20 por cento do Valor que vc já pagou. Eu cancelei !.tinha comprado no Cartão em 12 vezes e só paguei 2. Achei melhor não arriscar!. Boa sorte.

    1. Eu também paguei no cartão. Paguei poucas parcelas, porém a multa é do valor todo da compra.

    2. no caso por estar pagando no cartão o seu banco estornou? ou vcs vão ficar dependendo da hurb tb?

  15. Esperar infelizmente.
    E pela situação atual, pedem 60 dias para devolver o valor -20%. Mas tenho visto caso de gente esperando 7, 8 meses e nada de cair na conta.

  16. Esperar infelizmente.
    E pela situação atual, pedem 60 dias para devolver o valor -20%. Mas tenho visto caso de gente esperando 7 meses e nada de cair na conta.

  17. Meu caso foi parecido, comprei o pacote em fevereiro achando que tava tudo perfeito pelo histórico da empresa e vídeos no YouTube, depois disso começou a surgir várias reclamações, já me senti enganado, sabia da multa, e achei melhor esperar para ver oq ia acontecer, semana passada tomei a decisão de cancelar antes que a situação piore, pois querendo ou não a reputação da empresa está manchada, achei melhor desistir agora e perder 20% antes que a empresa quebre de vez e não tenha condições de arcar com as devoluções assim evitando entrar com processo que pode durar anos. Aprendi que melhor pagar caro em algo do que cair nessa lábia desses golpistas, fora que a reação do CEO foi deplorável, foi uma das coisas que me fez tomar a atitude de cancelar. Nunca mais faço negócios com essa empresa.

  18. Sugiro aguardar.
    Eu também tenho 2 pacotes: um para 2023 e outro ano que vem.
    Vou aguardar, pensando que será um bom negócio, e que as viagem correrão sem problemas.
    O tempo dirá se eu estiver certo, ou não. ☺️

  19. Se o valor não te faria ficar depressivo pela perda, eu apostaria.
    Também tô com uma compra assim para Março/24 na 123, que pode muito bem tropeçar ali na frente.
    Ida e volta pra duas pessoas ficou por R$500, quando o normal é no mínimo R$3.000.
    No ato da compra o pensamento foi: se funcionar, faço novas viagens. Se não funcionar, paguei relativamente pouco pelo aprendizado, e mesmo assim ainda creio que consiga algum reembolso.

    1. O problema neste tipo de aposta é pensar que está em vantagem e ignorando o custo real – um dos primeiros comentários abaixo conta sobre.

      Não nego que fiz algo parecido no passado – consegui juntar duas promoções de avião e fiz uma viagem ao preço do de ônibus. Mas depois vi que esta porta se fechou e rápido.

      Ver o preço médio normal ofertado e calcular ajuda a pensar se realmente compensa ou não quando pegamos ofertas baratas demais.

      Lembrando também da época dos descontos tipo peixe Urbano.

  20. Cai fora. Viajar eh caro mas não impossivel: ganhando eu e esposa menos de 5k juntos estou dando essa dica da Roma agora mesmo no Airbnb, resolvi descansar um pouco.
    Paga mais nas passagens e bola plano para 3 ou 4 anos que tem como fazer sem stress. Pega direto da companhia aérea e todos os imprevistos serão cobertos.

  21. Não foi na hurb mas contando como pessoas são enganadas.

    Um colega (que já não falo mais com ele pois virou bolsonarista) tinha acabado de noivar e resolveu comprar um imóvel na planta. Falei para ele “olha, consulta um advogado antes pois tem muita pegadinha neste tipo de coisa.

    Viu um imóvel da Brookfield e começou a pagar. Depois me relatou que tinha parcelas atrasadas e que estava pagando ainda as parcelas da primeira parcela. Nisso falei “viu que te falei sobre pegadinhas?”

    Ele’ foi negociando para pegar o dinheiro de volta. No começo a espeCÚladora imobiliária queria 50% retido. E eu falando pro meu colega “cara, procura um advogado, melhor”. E foi negociando, negociando, sozinho mesmo… Creio que ele pegou de volta de 70 a 80% do que pagou. Com o dinheiro pagou o casamento. Mas bem, acho que ele perdeu uns 2 a 4 mil reais de tudo que ele pagou.

    Não tem como, sempre que ver uma “oferta tentadora”, é ler as letrinhas miúdas e/ou procurar alguém que entende – advogado, especialista na área do que vai comprar, etc…

    1. A pegadinha foi que ele ficou inadimplente e não conseguiu sair do negócio? Não duvido de que a construtora tenha feito um contrato zoado, mas atrasar parcelas é pedir para sair no prejuízo, sempre.

      1. digo, que ele pensou estar fazendo um bom negócio e não leu sobre ou consultou alguém que já havia adquirido algo com a empresa antes. Me lembro que na época até tinha puxado no reclame aqui e a empresa constava reclamações de propaganda enganosa – creio que por causa do parcelamento da primeira parcela.

        Não ficou inadimplente mas perdeu dinheiro por causa dos 20%

        1. Toda compra deste tipo tem multa de cancelamento. Seu amigo não caiu em pegadinhas, ele comprou algo e não conseguiu arcar com a dívida que assumiu. Eu também já financiei casa e sei que a entrada normalmente tem balões. Muita gente acha que vai conseguir arcar com eles e no fim acaba inadimplente. Não é culpa da construtora.

          No caso da Hurb, não foi uma pegadinha. Eu também comprei um pacote para a Alemanha para o fim desse ano e não há nada de errado com o meu contrato. O erro não está na minha compra, o erro está na empresa em realizar as vendas sabendo que não conseguiria cumprir. Eu não vou cancelar o meu pacote, mas tenho receio sim do que possa acontecer. Só que aqui ninguém caiu em pegadinha de contrato da Hurb. Existem contratos bem feitos e eles podem ser contestados na justiça, caso a empresa não cumpra com sua parte.

          1. Existem contratos bem feitos e eles podem ser contestados na justiça, caso a empresa não cumpra com sua parte.

            O que mais pega é isso aqui. A última agora (além do novo CEO ter renunciado e o antigo – que xingou os clientes – ter voltado; link) é a empresa estar cancelando viagens (passagens e hospedagens) já confirmadas e com bilhetes já emitidos para as próximas semanas (link).

            Com isso, tá bem claro que a empresa não tá cumprindo com a parte dela, e não quero pagar (além do que já estou pagando) pra ver isso acontecer comigo.

    2. Então, no meu caso eu li o regulamento da oferta desde o início. Já estava ciente dessa “multa” de cancelamento de 20%. Mas é aquela coisa, ninguém compra com o objetivo de cancelar depois.

      O meu erro foi ter confiado no histórico da empresa, ela já tava aí de pé há vários anos, pensei que não havia nenhuma polêmica. Poderia sim, ter ido atrás das reclamações, mas como falei, foi meio que no impulso também.

      Sobre o imóvel, eu gostaria de pensar que não cairia nesse mesmo golpe. A ordem de grandeza de investimento é bem maior, exigindo mais planejamento financeiro, o que evitaria agir “por impulso”. Além disso, há muitos outros passos a serem seguidos além de simplesmente fazer uma compra pela internet. Eu por exemplo, faria questão de visitar o local do imóvel, falar com um corretor, ver questões de contrato, cotar financiamento com outros bancos… Em algum passo aí provavelmente iria buscar um advogado, o que diminuiria bastante as chances de cair num golpe.

      1. Peço desculpas pela comparação. Tipo usei como ilustração de como o mercado se aproveita muito de brechas de atenção para ganhar dinheiro, inclusive de formas de cativar como se a pessoa tivesse pagando menos por algo que vale bem mais.

        Aí a gente lê o comentário como o do Arthur lá embaixo e entende melhor a mecânica.

        Quando o Buser veio ao Brasil, achei interessante e pensei em usa-lo, mas depois de relatos sobre problemas de usuários e colaboradores, desde então fiquei relutante. Tento sempre ficar atento ao “preço médio” e desconfiar de descontos muito altos. As vezes dou sorte, mas são poucas.

        Para viajar mesmo prefiro planejar e me atentar a pesquisar preços de passagens. Como poucas vezes viajei para algo além de coisas familares, raro eu pensar em hospedagem.

        1. Pode ser sorte minha? Talvez, mas viajei com minha esposa cerca de 3 vezes ida e volta pela Buser e não tive nenhum problemas, a última foi para Paraty RJ por um ótimo preço.
          Em uma delas, era para um novo roteiro SP/Sorocaba pela Buser, sendo que a volta seria grátis e realmente foi grátis, o preço era bem inferior em relação a outras empresas tradicionais que operam nesse roteiro e a viagem foi tranquilo, o ônibus um pouco velhinho sim, mas o motorista dirigiu bem, respeitou perfeitamente os horários e paradas informadas.

          1. O Ghedin já relatou uma experiência dele por aqui e já vi de amigos e parentes experiências positivas.

            No entanto, o Buser tem a premissa de compra por antecedência, o que não é do meu feitio. Entendo esta mecânica e ok.

            O ponto foram os problemas políticos da Buser e a cláusula de não criticar a empresa (por incrível que pareça existe uma). Isso me fez ficar cismado com a mesma.

  22. Viajei pelo Hurb ano passado, antes da crise, e já teve stress. Atrasaram na emissão de passagens e do hotel, que só ocorreu depois que fui ao consumidor.gov e reclame aqui. Também tive problema quando cheguei no hotel (deveria ser quarto duplo, mas a reserva do Hurb era um com apenas uma cama), acabei pagando a diferença lá. Como foi inacreditavelmente barato, achei que valeu a pena, mas não compraria mais nem indicaria a ninguém. Nesse caso, considerando as notícias da saúde da empresa e a paunocuzisse do CEO que parece desdenhar dos clientes a toda hora, acho que pegaria os 80%.

    1. Totalmente fora do tópico: embora utilize, nunca tinha visto escrito esse belo exemplo da adaptação da língua portuguesa: paunocuzisse
      Acho que vale um post só pra enriquecer esse tipo de vocabulário. 😂

  23. Não sei nem como isso é uma dúvida…
    Torça pra receber os 80% e seja feliz.
    Melhor perder 20% do que 100% + dor de cabeça até 2025.

  24. Eu cancelaria, melhor um prejuízo agora do que um stress e prejuízo em 2025, não consigo enxergar um futuro muito brilhante para eles

  25. Já deu 7 dias da compra? você tem direito ao cancelamento pelo código de defesa do consumidor.

    1. Sim, já faz mais de 7 dias. A política de cancelamento deles se baseia justamente nisso: até 7 dias, devolve 100% do valor, depois dos 7 dias, devolve 80%.

  26. Vou falar pela experiência que tive com a Hurb, mas no hotel que trabalhava. Pegue o que tem disponível e saia fora! Passei por muitas situações difíceis com ela no tempo em que “tudo era flores” . Era recepcionista e vou te dizer que é um parto negociar com eles. Várias vezes tive de ligar para hóspedes e tentar acalmá-los por conta de dificuldades que eles enfrentavam por causa da plataforma. E mesmo assim, a empresa ficavam extremamente irritada, por não ser a nossa responsabilidade mediar isso. É complicado! Infelizmente, esse valor de 20% já é deles, mas não assumiria a responsabilidade de deixar o restante por lá.

    1. Eu já tive uns probleminhas com o Hurb quando pedi uma troca de quarto com uma boa antecedência, concordando mais de uma vez em pagar as taxas extras pra isso, e eles simplesmente nunca respondiam, ou enrolavam, e cheguei no hotel sem nada ter sido feito ¯\_(ツ)_/¯

      Portanto, fiquei curioso: quais situações você já passou por causa da Hurb? Com o que eles se irritavam?

  27. Cancele, embora a compra pelo impulso seja sua… a empresa possui uma tendência em não cumprir a viagem como você elencou em fontes de notícias. Se no futuro você entrasse na justiça e fosse ganho, nada garante mesmo que receba. É realmente a realidade do Brasil. Recomendo que cancele e pega por enquanto o que consegue receber, onde é 80% do valor.
    É melhor a sensação de ser roubado que é roubado