Eu ainda não sou um grande adepto da assinatura de newsletters porque me dá faniquito a ideia de receber ainda mais e-mails, mesmo que sejam com conteúdos do meu interesse.
Pra quem assina múltiplas newsletters, a minha pergunta é: como vocês administram o consumo de tudo isso, sem que as newsletters passem a virar paisagem/acúmulo de mais coisas que a gente cataloga mentalmente como “qualquer hora eu leio”?
Pois é Marcus, usei um e-mail pessoal que recebo poucas mensagens, organizei tudo por filtros, mas nem assim me adaptei às newsletters. Tem coisas que funcionam pra gente, outras não.
Não administro pra ser sincera rs Eu tento normalmente ler todas no mesmo dia que chegam, mas se não conseguir acaba acumulando mesmo.
Faço o mesmo que muita gente comentou aqui. Criei um e-mail só pra isso e organizo tudo por filtros (como o Ghedin explicou uma vez).
Mas essa onda do Substack bagunçou legal, às vezes leio no app e não no e-mail, ou ao contrário, confusão. O que mais me incomoda é o modelo de financiamento. Poderia ser como o Medium, você paga um assinatura fixa que libera todo o conteúdo, ao invés de pagar por cada uma das news, que o valor multiplica.
Não administro, hehehe. Assino poucas newsletter só. Diária só a meio. Tem uma de uma amiga que é algo mais para os amigos próximos, a do manual e acho que é só.
Tento não me cobrar muito a ler elas. Todas são de assuntos que tenho interesse, porém, nem sempre tenho interesse em abrir todas no momento que surge tempo, então em períodos curtos marco todas como não lidas e espero as próximas.
Atualmente, utilizo o leitor de RSS Feeder.co para reunir todas as leituras.
Além de organizar fontes RSS, ele gera um e-mail para me inscrever em newsletters, que são enviadas diretamente para o leitor (além de permitir acompanhar coisas como Google alerts, Google news, Reddit, etc).
Além disso, houve um upgrade no plano gratuito recentemente: tiraram anúncios e subiram o n° de feeds que você pode assinar, de 60 para 200.
Depois do Feeder, deixo apenas alguma newsletters mais importante ir para meu e-mail. As restantes, desinscrevi meu e-mail e redirecionei para o Feeder.
Eu tenho há muito tempo duas contas de e-mail. Uma pra coisas mais “sérias” – contas, e-mails de bancos, lojas, etc. E uma pra newsletters e logins em sites que não tem nenhum tipo de pagamento envolvido ou algo assim. Acho o ideal pra dividir os assuntos. Eu amo newsletters mas se recebesse tudo junto me irritaria com a quantidade de coisas em uma caixa de entrada só.
Me desfiz de todas as newsletters pq no fim das contas era mais uma coisa pra gerenciar
RSS usando o Reeder no macOs/ iOS.
Eu utilizo um filtro do gmail pra sumir da caixa de entrada e fica numa pastinha la. Criei o costume de todo dia começo o dia tomando um café e lendo umas newsletters, mas quando por um motivo ou outro acabo acumulando várias, faço como o Ghedin e vou lá e marco tudo como lido.
Faço praticamente igual o Bruno aqui em cima. Com um passo extra de procastinação, que é abrir algum link que esteja na newsletter e me interesse e colocá-lo no “assistir mais tarde” do youtube (se for vídeo) ou no Pocket (se for texto) para não consumí-lo mais tarde.
Tenho porém as newsletters que leio sempre, como os links o Ghedin, o preview do fim de semana do Trivela e os lançamentos de filmes da semana do Filmelier.
Eu comecei a encaminhar as newsletters pro meu leitor de RSS – alguns oferecem um endereço de email onde qualquer coisa enviada para direto no seu feed RSS. Assim fica tudo num local de leitura unificado e de lá posso ler, marcar como lido ou tacar pra um “Ler Mais Tarde”.
opa, eu faço uso da mesma estratégia
Opa, qual leitor de RSS vcs usam ?
Yakread tem sido maravilhoso aqui, e você ainda consegue usar um email @yakread.com pra se subscrever.
Eu evitaria usar o e-mail do aplicativo/serviço de RSS porque… né, e se ele acaba ou você deixa de usá-lo?
Alguém deu a dica de inscrever-se na newsletter usando seu e-mail e criar um filtro de encaminhamento, dentro do e-mail, para o do serviço (do Yakread, no caso). Parece-me o melhor dos dois mundos.
uso o Miniflux, mas pra receber as newsletter eu uso meu e-mail normal e depois crio um filtro que encaminha automaticamente pro rss criado no “kill the newsletter”
Eu sento o dedo no “Marca tudo como lido” de tempos em tempos. Muitas das newsletters que recebo são diárias, de notícias — depois de alguns dias, elas “perecem” e nem faz mais sentido ler.
Outra estratégia que uso é usar um filtro para tirar as newsletters da caixa de entrada. Explico neste vídeo.
Fiquei pensando que devia ser muito trabalho pra catalogar uma a uma, mas descobri que a busca “newsletter” no gmail traz basicamente tudo. acho que vai ser um filto primordial de agora em diante.
Eu uso esse mesmo filtro que o Ghedin explica no vídeo, antes mesmo dele compartilhar. Não me incomoda o fato de chegar mais e-mails, pois eu uso o serviço unroll. Nele eu aglutino os e-mails e recebo apenas um resumo diário, e nesse resumo eu decido em qual clicar para abrir. Os e-mails que considero mais importantes não vão para o unroll, mas os que são de empresas geralmente vão todos pra lá.
Olha, eu desaconselho o uso do Unroll. Ele repassa dados das suas mensagens a terceiros — é o modelo de negócio deles.