Como se forçar a ter um novo hábito?

Pessoal vocês tem algum segredo para ter um hábito novo?
Eu tinha como meta ler 12 anos esse livro e ter o hobby de desenhar.
Acabou que até agora não iniciei nenhum dos dois Parece que não tenho tempo, mas acho que posso estar mais procrastinando que qualquer coisa. Como fazer para criar e manter um hábito novo, ao mesmo tempo que tenho que trabalhar e estudar pra me manter atualizado no trabalho?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

10 comentários

  1. Cara, eu descobri na vida adulta o famigerado TDAH. Por conta dele, mesmo após a medicação, sempre tive dificuldades em cultivar hábitos, justamente pela dificuldade de me concentrar.

    Durante toda minha vida eu meio que fazia muitas coisas e era ruim em todas. Recentemente, minha terapeuta sugeriu a abordagem dos “mini-hábitos”:
    https://www.youtube.com/watch?v=j12jHsNxAqU

    O conceito é o de basicamente colocar metas ridículas nos hábitos que você quer desenvolver. Exemplo: quero ler 30 páginas por dia. Então começa lendo um parágrafo, uma frase. Algo que seja tão simples que você não tem como não fazer.

    Não funcionou comigo, mas o conceito corajosamente simples de fazer algo, independentemente de metas, eu guardei e uso até hoje.

    1. Eu tava pensando aqui se eu teria TDAH, mas sempre tentei evitar o rótulo.

      Preciso é voltar a fazer terapia, faz 2/3 anos que parei (não ia compensar e o dinheiro não tem rendido). Penso em falar com meu antigo terapeuta antes para “acertar ponteiros” e ver o melhor caminho dado que não tenho dinheiro (voltar a terapia em clinica escola ou procurar na rede do Sus.)

  2. Seguindo as palavras do Alberth e do pgmota: se pergunte se é isso realmente o que você quer fazer ou não. Forçar-se a criar um hábito não vai lhe dar o prazer de curtir o que deseja, seja ler, jogar, se divertir, etc…

    Tirando os hábitos essenciais (se hidratar principalmente), o que talvez você deseja é ter um hobby como você põe no segundo parágrafo.

    Meu hobby maior é pegar um transporte público e andar sem rumo, só que sem dinheiro ultimamente e depois de uma coisa que ocorreu ano passado, meio que desanimei.

    Tem uma hora também que a gente cansa das coisas, desanima. E ok, é da vida. A gente leva como dá e as vezes o problema maior é ficar “sem fazer nada” (ou repetir tarefas entediantes) e com isso bate o tédio e nos perguntamos o porquê de não fazer algo diferente.

    E é como o pgmota também põe e estou em uma situação parecida: as vezes a gente se acomoda e procrastina mesmo, talvez porque a gente no fundo (perdão a generalização) sente que não adianta fazer muita coisa também. Muitas de nossas atividades depende de fatores exteriores, e tem vezes que abrimos a janela (ou vemos o jornal) e desanimamos – o trânsito, o caos, a ausência de estar confortável nas ruas, ou até traumas que levamos em situações. Se nossa situação inicial é confortável, nos acomodamos para evitar males maiores. O risco maior é o tédio neste caso.

    Não se force. Apenas curta o que quer fazer, o resto é consequência. Se quer ler um livro, começa a ler e depois desanima, talvez o livro não seja do seu gosto. E ok. Se quer desenhar, talvez você ainda não achou o tema que lhe agrade ao desenhar.

    Uma coisa sobre desenhos: me lembro de quando criança eu gostar de desenhar carros, caminhões e ônibus. Só que eu era muito travado em duas dimensões, não tinha paciência de aprender a desenhar em perspectiva 3D (lembro-me de levar muita broca da professora, diga-se). Deixei de lado com o tempo.

  3. Ah, talvez eu tenha me expressado mal. Eu tiro coisas boas do Daylio. O que me frustrou foi a abordagem de registrar um punhado de tarefas. Isso não fez muita diferença, foi isso que não me ajudou.

    A depender do hábito, eu consigo aderir a ele com alguma facilidade. E, nesse sentido, apps como o Daylio (qualquer um de registro de hábitos, ou de sequências) ajudam um bocado. O próprio uso do Daylio é um hábito que precisa ser forjado, e estou nessa, tocando em bolinhas de humor e marcando atividades diariamente, há mais de dois anos, sem falhar.

    1. Esse é um bom ponto… Eu tenho usado o daylio todos os dias desde o dia 01/01, e notei que a maioria das vezes só registro as mesmas coisas mesmo, pq no dia a dia não acontece muita coisa diferente pra registrar, mas mesmo assim registro…
      Por exemplo, eu anotava todo dia que comia comida caseira, mas eu só como em casa, então não faz sentido nisso. Aí pensei em usar isso quando comesse na casa de outra pessoa…
      Mas no fim sei lá, a rotina diária não tem mta coisa diferente de um dia pro outro mesmo…

  4. Você precisa entender que você só vai criar hábitos que você tenha o mínimo de prazer fazendo. Já pensou na hipótese de que você não gosta de ler? Pode ser. Pode ser também que você está querendo ler livros que não gosta. Eu mesmo só comecei a ler livros aos 16 anos com os livros do Dan Brown, até então nunca tinha lido nada. Hoje eu leio de história e filosofia a marketing e publicidade, passando por fantasia e algumas biografias.

    Minha sugestão é: Leia algo que você realmente goste, um livro de fantasia talvez, o código da vinci, um livro de alguma banda ou artista que você gosta (recomendo o Scar Tissue do Anthony Kiedis dos Chili Peppers). Depois de ler vários livros leves e prazerosos, você tenta algo mais técnico. Ah, ler no começo da manhã assim que acordar ou antes de dormir também é bom, principalmente nas noites de insônia.

  5. Olha, tem algumas técnicas que podem ajudar: parear esse hábito novo com um já construído (desenhar logo depois de estudar pro trabalho, por exemplo), definir um horário e cumprir com ele, registrar o progresso numa agenda ou algo assim…

    De qualquer jeito, o hábito vai se construir depois de algumas repetições, então tudo que favoreça a repetição pode te ajudar

  6. Para mim, acompanhar a formação do hábito é o que mais faz diferença. No caso, usando um aplicativo qualquer que permita isso. Pode ser o Daylio, que comentei na sexta (embora a versão gratuita só deixe acompanhar um objetivo), ou qualquer outro (há uma infinidade de apps de hábitos por aí; um que achei ontem, e que me parece legal, é o Onrise, gratuito para iOS).

    Você já usa um aplicativo do tipo?

    1. Pois então o pior é que já uso o Daylio 😅
      Inclusive até paguei o premium, pq achei bacana o app e não tão caro…
      Mas to usando mais pra trackear meu dia a dia.
      Coloquei alguns objetivos lá, mas dia após dia, eu não cumpro, só vou deixando os lembretes de lado…
      Eu definitivamente preciso mais de disciplina do que ferramenta 🫠

      1. Não sei se o Daylio tem isso, mas uma coisa que pode ajudar é ativar notificações ao longo do dia. Servem como lembretes mesmo de que você deveria estar fazendo/ter feito aquilo.