Pessoal. Há tempos a região que moro aqui no sul de minas sofre por depender de uma viação intermunicipal chamada Gardênia. Eu moro em uma cidade pequena e boa parte da população trabalha na cidade vizinha mas não podem depender da viação pois praticamente todas as viagens atrasam em meia hora, as vezes uma ou até duas horas de atraso. Algumas vezes o ônibus quebra e simplesmente não aparece.
Já tive colegas que faziam faculdade a noite e pelo ônibus não aparecer perderam apresentações de seminário e eu mesmo já cheguei a chegar em casa as 23:00 porque o ônibus das 17:10 resolveu não vir. Além de uma vez que passei uma viagem de 2 horas no ônibus com o som agudo da campainha tocando sem parar porque estava quebrado e simplesmente a campainha não desativava.
Quem já convive a tempos com a Gardênia aqui na região já criou ranço e eu gostaria de perguntar aqui se existe algum espaço público pra reclamar e ver se tem como trocar ela.
Aqui na minha cidade Mogi das Cruzes, a alguns anos atras a finada EROLES era uma transportadora de referencia. Ja chegou a ser uma das maiores do Brasil e dominava as concessoes locais, municipais e intermunicipais.
Ficou nos fins dos dias sobrevivendo do nome, mas deixando a populaçao a mingua nos pontos. O Jornal local que ajudou na mobilizaçao mesmo.
Somando aqui as sugestões:
– como o Ghedin colocou, o Procon é uma das formas.
– como o Vinícius e o Léo colocaram, com a ANTT.
Só que ambos os caminhos são um pouco mais longos (creio eu)
Não sei onde você mora, mas tipo, tem que ver a qual nivel de fiscalização o ônibus que usa está.
se é nacional (tipo, você mora em um município em um estado e vai para um município em fronteira estadual), é ANTT como já citado
se é entre municípios no mesmo estado, é relacionado a secretaria de transportes estadual, este que geralmente tem uma autarquia de controle de transporte público (no estado de são paulo temos a ARTESP para regiões fora do escopo metropolitano e EMTU para regiões metropolitanas. em alguns estados tais autarquias são o DER ou DETER).
A idéia do Ghedin de espalhar em jornal local é boa também. Sugiro que seja acompanhada por uma reclamação a algum vereador ou deputado de sua confiança. Procurar sites de transporte como o Diário do Transporte pode também complementar a denúncia.
Ponto extra: procure em redes sociais se há grupos que reclamam do transporte local e participe. junte provas e mande a um político de confiança, assim ele provoca a secretária de transportes, que cobra a empresa.
Rapaz, o nivel no Reclame Aqui…
https://www.reclameaqui.com.br/empresa/expresso-gardenia/
E aparentemente a empresa está em uma situação péssima, em recuperação judicial.
teria que ver se há empresas que vão pegar a licença de operação no lugar.
https://blogdomadeira.com.br/cotidiano/boca-no-trombone/2022/07/12/mais-uma-vez-leitores-do-blog-reclamam-da-empresa-gardenia/
Gabriel, você também pode reclamar na Agência Nacional de Transportes Terrestres.
https://www.gov.br/antt/pt-br/canais-atendimento/fale-conosco
Na verdade o caminho é na Ouvidoria da ANTT, pelo telefone 166, whatsapp, email ou até mesmo carta (!):
https://portal.antt.gov.br/ouvidoria
Também é possível reclamar pelo consumidor.gov.br, caso a empresa prestadora dos serviços tenha aderido à plataforma:
https://www.consumidor.gov.br/
Sim Vinicius. São os mesmos contatos que postei, descritos em outra página.
Opa, verdade, desculpe. Eu tinha aberto o Manual mais cedo na rede do trabalho e não me pergunte porquê o link aparecia como quebrado. Aí fui no da ouvidoria (que já fiz reclamação no passado). Mas abri agora no celular e foi normal rs
Mistérios da rede. Vai que sei chefe não quer que ninguém reclame hahaha (eu já tive um assim).
Sobre a ANTT:
https://twitter.com/afs_andrada/status/1633465780695334913?s=61&t=BVbjMaDZt6PNUGLbO4NRoA
Por isso que falei que o melhor caminho é direto as secretárias ou a parlamentares. Só que a situação de transporte no BR tá tão chata que desanima
É uma relação de consumo, logo você pode acionar o Procon da sua cidade.
Outro caminho, não público, mas que pode surtir efeito, é tentar chamar a atenção de jornais locais para o problema. Eles fazem um estardalhaço (jornal local, amo) e no mínimo expõe a empresa.