Como é o seu sistema de backup?

Imagino que a audiência do Manual seja fora da curva e realmente dê atenção a esse assunto. Daí me surgiu a curiosidade: como você faz seu backup? Quais serviços, aplicativos? Como é a rotina?

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

28 comentários

  1. Uso o onedrive (1tb que vem junto do office 365) no computador e para fotos do celular.
    Para os demais dados do celular, icloud 200gb na conta familia.

  2. Plano iCloud de 2tb. Família toda usa iPhone/Mac então simplesmente funciona para todos sem precisarem fazer nada.

    É mais caro? É. Mas funciona que é uma maravilha.

  3. Até 2022 –
    Disco de 1TB fazendo Espelho de um 1TB (Cópia diária)
    HD Externo 1TB (Semanal)
    HD Externo 1TB (Mensal)
    HD Externo 1TB (bi/trimestral), unidade ficava fora de casa, caso (bate na madeira) a minha pegasse fogo.
    Criptografia: VeraCrypt e/ou Cryptomator

    Agora eu uso a Nuvem da Microsoft e faço backup uma vez por mês, por garantia. Volume de dados (650GB)

  4. Faço backup do pc no Backblaze versão pessoal, faço backup das fotos no Mega e usando syncthing no pc. Faço só o básico mesmo, não tenho dinheiro ainda pra melhorar.

  5. Meu documentos, faturas, imposto de renda etc. ficam no Onedrive sincronizado com 2 computadores.

    Fotos no icloud e google photos, embora o google photos esteja quase sendo relegado a segundo plano.

    Além disso, com certa regularidade tendo baixar as fotos e vídeos do celular para o PC e jogá-las, juntamente com os documentos importantes, para o Amazon Glacier Deep Archive. Hoje meus gigabytes custam menos de 2 reais por mês.

    O Glacier Deep Archive demora para retornar e tem cobrança também acima de tantos GB caso precise, mas a ideia é que eu nunca precise pegar os arquivos de lá de volta. A mensalidade vejo como um seguro e o valor a pagar para retornar os arquivos é a franquia caso algo dê merda.

    O segundo PC que sincronizo o onedrive na verdade to vendo se faço dele um servidor. A preocupação é gastar energia demais, pois é um velho AMD FX 8320e.

  6. Backups gerados localmente pra cada tipo de aplicação ou serviço, tem um Duplicati em um Raspberry que faz essa função

    Depois uso o backupsheep.com pra fazer a ponte e levar os dados para dois s3, um deles com versionamento de 30 dias

    O custo final é só dos s3 e são poucos bidens mês

  7. Eu tenho dois HDs externos e todo dia 1 de cada mês copio todos os arquivos da minha pasta raiz para eles. Faço isso meio que “manualmente”. Já me falaram de programas para clonar HD, mas eu fico morrendo de medo de fazer errado e perder tudo.
    Além disso eu tenho uma pasta específica no meu computador que é sincronizada via Nextcloud (servidor Disroot.org). E o backup do meu celular é feito numa conta de ex-aluno da USP (alumni.usp.br), que possui Google Drive infinito.

  8. Comprei um NAS da QNAP. Foi um pouco caro mas não me arrependo. É maravilhoso. Tudo o que faço nos computadores do escritório sincroniza automaticamente com ele. Tenho acesso a tudo por celular. Ele faz histórico de versões, tira snapshots diários e manda para a Backblaze uma vez por dia.

  9. Por aqui faço assim:
    – Backup diário num repositório remoto Borg (no meu caso, uso o Vorta para gerenciar os backups e hospedá-los no BorgBase)
    – Backup semanal em SSD externo usando o Time Machine
    – Backup a cada dois ou três meses em um HD que deixo na casa de outra pessoa, usando o Time Machine

  10. Sou editor de vídeo.
    Única coisa que deixo sempre mesmo é o HD com Time Machine o tempo todo ligado no mac.

    O resto é tudo meio zoneado. Mas tenho um HD externo de 4TB onde jogo alguns projetos já finalizados e pra alguns clientes tenho HD específico de backup pra eles.

    Também tenho algumas coisas de trabalho no Google Drive (pago o plano de 2TB) e minhas fotos vão pro Google Fotos.

    Mas preciso tirar um tempo para gerenciar melhor isso, talvez comprar algum HD externo de alta capacidade pra guardar alguns projetos finalizados.

  11. Sou fotógrafo, então a maior parte dos meus arquivos são fotografias, e recentemente comecei a trabalhar com vídeo.

    – Laptop com 2 SSDs de 1TB e um Sata de 2TB (Unidades C, D e E);
    – HD Externo de 8TB dividido em 3 unidades, M – 1TB, N – 2TB e O – 5TB;
    – SSD externo e portátil de 2TB;
    – HD externo de 1TB

    1. Todas as unidades acima são sincronizadas automaticamente com o Google Drive assim que estão conectadas (no caso dos externos);
    2. Os discos M e N são cópias exatas do D e E feitas automaticamente 2 vezes ao dia usando o software FreeFileSync;
    3. Na unidade O ficam somente trabalhos concluídos de clientes que vez ou outra consulto mas nem precisaria ter guardado;
    4. SSD Portátil são para arquivos em trânsito, quando estou viajando e não posso depender da internet;
    5. HD externo de 1TB é um backup de imagem do sistema, para caso o Windows der problema, faço manualmente 1x por semana;
    6. Minha pasta de usuário do Windows, onde estão os principais arquivos do dia a dia, além de estar no Google Drive, também está no OneDrive.

    Hoje esse é o meu fluxo. Ajuda ter o Google Workspace com armazenamento ilimitado no Drive.

    1. Eu era fotógrafo, é impressionante o estresse que cuidar do acervo dá né?! Certa vez, lá por 2015, perdi tudo o que estava no note (não lembro mais o motivo) e pra ajudar meu HD externo parou de funcionar. Ainda bem que meu sisteminha de backup contava com outro HD externo que atualizava mensalmente e ficava nos meus pais, no final não perdi nada porque os trampos daquele mês estavam no SD Card da câmera.

  12. tenho que dar uma melhorada no meu, mas para arquivos uso o cryptomator no pc e ele salva tudo no onedrive, e para fotos uso o ente.io

  13. 1. Possuo um case SSD com as fotos capturadas diretamente via tether da câmera;
    2. Dois HDs redundantes que armazenam os arquivos do ano atual, de fotos já entregues;
    3. HD externo para Time Machine do conteúdo do Mac;
    4. NAS com fotos pessoais (cópias dos arquivos RAW do HD redundante, cópias das fotos do meu iPhone realizado uma vez por semana), filmes, mp3 e arquivos que não são frequentemente usados (fotos do meu casamento) etc e tal;
    5. HDs externos 2,5″ separados ano a ano com arquivos de trabalho guardados em outro lugar que não o estúdio.

    1. Antigamente eu tinha vários HDs externos menores pra guardar arquivo morto, mas vez ou outra eu precisava consultar e era um saco procurar e ficar esperando HD externo. Decidi pegar um de 8TB e hoje consigo gerenciar melhor. Quando ele não der mais conta vou pra um de 16TB e quando 16TB não for suficiente, vou para um enclosure (uma espécie de NAS sem rede) de 4 ou 5 baias.

      1. Eu acabo fazendo assim porque ele fica indexado no Lightroom e você adesiva o disco. Daí é só pegar o hd certo com a foto correspondente quando precisar. Tenho um pouco de medo de hds grandes para arquivo morto. Se ele der pau você acaba perdendo muita coisa de uma vez. Eu deixo um de 8tb no dia a dia e separo em hds de 1-2tb para arquivar.

        O lance do NAS acaba sendo mais caro, mas ele tem outros usos também, como servidor de mídia, torrent, rodar programas via docker etc e a comodidade de você ter acesso aos seus arquivos em qualquer lugar do mundo.

  14. Duas nuvens específicas para fotos.
    Duas nuvens para arquivos em geral.
    3 armazenamentos externos.

  15. No Mac, o TimeMachine; no Windows, o AOMEI Backupper Pro. Os dados ficam armazenamos num HD externo. A frequência é semanal.

  16. Infelizmente ainda não dou a devida atenção a isso. Estou querendo dar uma limpa tanto na nuvem quanto nos meus arquivos locais e implementar uma rotina de backup no que de fato importa.

  17. 1. Fotos e videos pessoais onedrive. Não é backup, mas para perder coisa aqui é MUITO, MUITO difícil na real…. arquivos sempre 100% no disco para pegar no proximo backup…

    2. Veeam backup mantem imagens total das minhas maquinas e servidor

    4. O problema real é filme. Gosto, coleciono, e cada 2160p chega facilmente em 50G de espaço. Esse tenho em um monte de disco bom colados tudo junto com Drivebender (da época que era barato, 10 dólares paguei…) e para backup uso discos descartados de clientes – sabe aqueles “toca fora”, tem badblock e pode morrer portanto não use em produção? Passa pra min! Faço backup nesses 2x por ano (manual) e guardo! Se precisar e perder 1 ou 2 discos desses tenho apenas de baixar novamente, nada demais. Ótimos discos para uso assim, tenho a anos e apenas tive de descartar 1 ou 2.

  18. O meu é assim:

    • A base é o computador, com dados sincronizados com a nuvem pelo iCloud.
    • Tenho um pendrive de larga capacidade, qualidade e meio que usado só para isso. Uma vez por semana, em geral no domingo, rodo um script simples baseado num comando do rsync para atualizar o backup, criptografado com o Cryptomator.
    • Dia sim, dia não (quando lembro, na real), atualizo um backup em outra nuvem, numa conta gratuita do Dropbox, usando o rclone — neste caso, usando a criptografia do próprio rclone.

    E… é isso. O iCloud é a primeira frente, me permite ter todos os meus arquivos onde quiser (embora não os mantenha no celular) e restaurá-los rapidamente quando formato um dispositivo ou troco.

    O pendrive é aquele backup “se a casa pegar fogo”, que carrego sempre comigo.

    E o Dropbox é a última barreira, se tudo der errado.

    (Descrevi esse sistema neste post. A única mudança que fiz foi trocar o Backblaze B2 pelo Dropbox e o VeraCrypt pelo Cryptomator. É mais simples e gosto de “ver” onde estão os arquivos; no B2 eles ficam em buckets e o que eu havia configurado usava criptografia da Backblaze… sei lá, parecia mais complexo.)

      1. Meu backup é apenas o dropbox, felizmente não trabalho com muito arquivo pesado, e tudo que é importante cabe numa conta legado com 20gb, daquela época em que você ganhava bastante espaço convidando os amiguinhos.

        1. 20GB eu faço em uma sessão fotográfica de 1 hora haha. Meu volume total de arquivos hoje, nuvem + local tá dando quase 30TB. Lógico que boa parte é material de clientes que eu preciso ter. Meu mesmo deve ter uns 6TB.

      2. Sim, tenho ~3 GB de arquivos e minha conta legada do Dropbox tem 30 GB gratuitos.

        Não coloco fotos ali. As fotos (~60 GB) ficam salvas no iCloud e, uma vez por mês, atualizo um backup delas num HD externo.

        1. Bacana! Minha conta do Dropbox está esquecida desde 2014. Fui ver agora e vi que ela tem 15GB disponíveis. Nem sei se consigo aproveitar pra algo. Hoje eu uso Google Drive (workspace) e o OneDrive de 1TB devido ao Office.

          1. eu acho o dropbox bem confiável, então lá ficam documentos, contas importantes, planos, alguns mementos e só. Minhas fotos ficam na conta google. Nada que ocupe muito espaço também. Mas de fato, é impossível pra um fotógrafo sobreviver com poucos gb.