Esse video descreve o que eu passo.
Meu dilema atual: Tenho um Tranya T3-R de 2017 ou 2018 (por uns 20 ou 25 dolares…) que adoro, mas tá velho demais e a bateria já era. Fone MUITO bom. Gostei da marca… comprei um T10 deles, que em comparação é um lixo. Tentei então um Sony simples, Wi-C100, que novamente deixou a desejar.
Não é que “dei sorte no primeiro”, esse Tranya T3-R substituiu bem um Sony Bluetooth Sbh-80 (esse era espetacular, mais caro, e estragou). Agora porém tudo que estou pegando é lixo e estou ficando com medo. Escuto meus colegas comprando fones de $150/250 e pelo que testo parece tudo mediocre.
Como se compra fonde de ouvido? Qual dicas que vocês usam?
Não vou comprar um fone de $1000 pois, além do preço absurdo, estou ciente que estou pagando muito mais para um otimo marketing de um hardware igual a outros dependendo da marca. Mas igual ao que? (lembro que foi assim que cheguei na Tranya lá atras, era maquina chinesa bem nova)
E o pior que fone não é “escuta e ve se gosta” pois, além de ser praticamente impossível o ato de “escutar antes de comprar” muitas vezes precisamos de uns dias para perceber a qualidade sonora (fato triste: o fone que der som mais alto tende a parecer “melhor”, como humanos temos esse preconceito)
Existe alguma dica?
Dica de fonte de informação sobre áudio (principalmente fones de ouvido), sem dúvida na minha opinião é o Mind The Headphone. Vídeos de qualidade e opinião muito bem embasada.
Minha experiência: eu já tive 2 fones da QCY, mas a vida útil deles não é das mais longas e o som é, digamos, razoável… Depois de assistir alguns vídeos (Mind The Headphone) e conhecer mais a fundo as diferenças construtivas entre os fones, optei por um “híbrido” (Drivers Dinâmicos + Armadura Balanceada), o KZ ZSN-Pro X, que para minha demanda é espetacular!
Ele é um fone com fio, mas a KZ tem uma opção de módulo bluetooth, que converte praticamente qualquer modelo deles em um fone TWS de qualidade. Esse é o fone In-Ear que uso para atividades físicas ao ar livre, pela praticidade e mobilidade, já há uns 2 anos.
Quando estou no computador uso um Koss portaPro, mas aí é outro estilo de fone e como entendi que sua pergunta foi sobre fones in-ear, paro por aqui mesmo.
Não conheço os fones que você mencionou. Mas se quer fones que realmente tenham qualidade de áudio, pegue Sennheisers da linha HD de 15/20 anos atrás. Consegue com preços bons e entregam áudio de altíssima qualidade, mas lembre que a origem do áudio precisa ter qualidade também.
Só tenho uma palavra para você, e nem é uma palavra: AKG.
Achei um AKG em um brechó e realmente é um fone maravilhoso. Pena que o que comprei tava com a espuma zoada (depois vejo como substituir). E creio que a pessoa se desfez por causa justamente não só da espuma mas do engate (era padrão P1 – o engate minusculo – e não o P2 – normal para celulares).
o último que comprei foi um Edifier 820NB. fui nesse modelo por indicações no Mind the Headphone e outros canais, fazendo uma média dos comentários, mas dando peso maior a ele pela especialidade em equipamentos sonoros.
mas o resumo é que fones com áudio ótimo – pra percepção de audiófilos – são cabeados. os bluetooth “bons” são caros e o restante é uma briga de facão, hehehe.
Thiago Kittler?
De Porto Alegre?!!
Eu devia te conhecer, não? … vou marcar no meu “to do” quando conhecer pessoas se tornar uma prioridade… :)
de Gravataí, na verdade, André.
mas parte da família [com o mesmo sobrenome, mas com a qual tive contatos esporádicos] é da capital, sim. tu deve fazer parte dela, hehe.
Sem fio: QCY
Com fio: KZ
Veja vídeos sobre ambos no mind the headphone.
Muito interessante esses QCY, e tem na ali.
https://www.head-fi.org/showcase/qcy-t13-bluetooth-5-1-ipx5-waterproof-stereo-earphones-in-ear-built-in-mic-headset.25566/reviews
Valeu! Acho que é o que procuro, apenas isolar em qual.
Vou catar os videos.
Edit: pegando o lançamento qcy ht07. Peitasso FTW \o/
Eu gosto da opinião do Wade do Dankpods, pois ele é meio que direto no assunto – fones antigos de fato muitas vezes são melhores e até baratos em relação a fones novos. Fora que é difícil achar “o perfeito”. Pelo que entendo, bons fones tem uma alta impedância, pois permite escutar quase toda a faixa de ondas sonoras. Quanto menor a impedância, menor a clareza (é o que entendo quando vejo os testes do Dankpods).
Não tem como, o ideal é realmente “escutar”, provar o fone antes de comprar. Talvez ver com amigos os modelos que eles usam e experimentar o deles um pouco. E como já dito, pegar canais que testam fones (sinceramente não acompanho o Mind the Headphone, mas vamos ver se largo deste preconceito).
Uma opção extra é ver o mercado de usados para ver se acha um igual ao que você usava. Pode ser que dê sorte e consiga um que te atenda. :)
Cara, visita o canal @MINDTHEHEADPHONE, tem muita informação sobre o que vc quer.
Pois é, dica de fone eu sempre costumo pegar lá – em toda descrição de vídeo tem um link pra planilha de recomendações e ele também tem alguns vídeos de recomendações separados por valor (por exemplo, melhores fones até X reais).
Ai é questão de ver qual tipo de fone você quer, talvez pesquisar reviews de pessoas diferentes pra ter outras visões e tal. Acho que o mais fácil é primeiro ver quanto você quer gastar e qual modelo de fone você gosta!
Reforço a dica de consultar o Mind the Headphone.
tks e tks!
Não conhecia.