O link leva ao passo a passo para o Moto G7 Play. Imagino que seja o mesmo procedimento em qualquer celular/tablet suportado.
Acabei de atualizar o que tenho aqui, do Android 12 (LineageOS 19.1) para o 13 (20), e… foi mais simples do que eu imaginava? E bem rápido, também.
Na ignorância, imaginava que a atualização entre grandes versões fosse um processo chato, demorado e suscetível a erros. Posso estar enganado, afinal é um celular de testes, sem coisas do Google e com poucos aplicativos e arquivos, mas a primeira impressão foi ótima. A única diferença de atualizar um Android do Google ou iOS é que você precisa baixar o instalador e “iniciar” a instalação manualmente. Fora isso, é tudo automatizado.
Eu guardei vários artigos sobre o Lineage porque quero dar sobrevida a celulares e tablets que tenho aqui encostados, mas ainda não me animei. Funciona?
Não fiz testes aprofundados porque é um celular reserva e fiquei com preguiça/receio de mover meu SIM card para lá, mas, à primeira vista, tudo parece funcionar direitinho.
Uma coisa legal é que dá para instalar o Android sem as coisas do Google, aí instala o microG para “simular” as APIs do Google e… “boom”, o celular fica bem mais ágil e parece menos pesado que com a ROM nativa (nesse caso, a da Motorola).
Se estiver receosa, o Universal Android Debloater é uma alternativa legal e menos arriscada. A grande desvantagem é que, nesse caso, você continuará com a ROM da fabricante, o que, para aparelhos antigos, significa que estará sem atualizações de segurança.
Eu uso o Lineage na versão microg e os aplicativos que dependem das apis do google funcionam muito bem, inclusive de bancos. Só o FGTS da caixa que não aceita de forma alguma, mesmo se estivesse com a play store instalada. Eu estou muito satisfeito.
Uso o Lineage na versão microG há uns quatro meses. Funciona tudo tranquilo (tem um sumário aqui → https://sol2070.in/2023/01/Celular-livre-de-big-techs).
Mas neste fim-de-semana a loja Aurora (a versão privada da Play Store) quebrou. Parece que o Google está bloqueando as contas Google tipo “burner” usadas pela Aurora para que seja possível usar a Play Store sem conta Google, garantindo privacidade. (tem uma discussão aqui → https://gitlab.com/AuroraOSS/AuroraStore/-/issues/912).
É possível contornar isso baixando e atualizando apps via apkmirror.com, por exemplo.
Ou então usar a Play Store padrão com conta Google, apesar de que isso derrota um objetivo principal do Lineage, liberdade e privacidade em relação a big techs.
Ahh, então é por isso que a Aurora Store não passa da tela inicial.
Que treta. Ficarei atento aqui.
Logo depois desse comentário que postei, os devs fizeram um ajuste e voltou a funcionar. Hoje, parece que quebrou de novo.
Funciona e funciona muito bem. Inclusive aparelhos que não são mais suportados pela comunidade “oficial” é dada a continuidade por voluntários fora do projeto. Consegui utilizar um aparelho relativamente antigo com recursos modernos por meio do antigo Cyanogenmod e posteriormente seu sucessor LineageOS. Me lembro de conseguir manter em uso um Moto G1 e um Galaxy S4 mini ambos com versões atualizadas do Android. Claro que tem alguns problemas, mas mínimos comparado com o legado das versões padrão de fábrica desses aparelhos.